Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    negócios

    Core business: o que é + para que serve + como fazer?

    13 de setembro de 2025
    Por Redação
    Compartilhe
    Imagem

    Core business é a atividade base de uma empresa, o produto ou serviço responsável por sua principal fonte de receita e diferenciação no mercado. Trata-se de um conceito essencial para definir a identidade, direcionar estratégias e orientar os investimentos. Por sua aplicação, também influencia o potencial competitivo da companhia.

    Para ficar mais fácil entender o que é core business pense na Apple, por exemplo. A gigante da tecnologia tem como negócio principal o desenvolvimento e a comercialização de produtos eletrônicos, como smartphones e computadores. Ao se lembrar da marca, esses itens surgem automaticamente na mente, não é mesmo?

    Inclusive, essa percepção do ponto de vista dos clientes é um dos motivos pelos quais é tão importante você entender para que serve o core business e aprender a definir o da sua empresa. 

    Além disso, a definição clara do seu negócio principal contribui para direcionar esforços, aumentar a eficiência dos processos e distribuir os recursos financeiros de forma estratégica.

    Achou interessante? Então, siga a leitura e descubra como determinar o da sua companhia!

    O que é core business?

    Core business é um termo em inglês que significa negócio principal. Trata-se da atividade primária de uma empresa, a que gera a fonte de receita central do negócio e que pode, ou não, embasar a criação e a oferta de outros produtos e/ou serviços.

    Consiste ainda no motivo da existência de uma companhia no mercado, a razão pela qual houve a sua fundação.

    No caso, ao criar um negócio, os idealizadores partem da proposta de oferecer ao público-alvo uma determinada solução. É dessa ideia que eles montam todo o planejamento empresarial. Em outras palavras, a partir da definição do negócio principal.  

    Dica de leitura: O que é gestão de produtos? Entenda a importância e como fazê-la!

    O que é core empresarial?

    Outro conceito importante para você entender é o que é core empresarial, pois influencia diretamente a missão, visão e valores da sua companhia.

    Consiste em um conjunto de competências, recursos e atividades fundamentais que definem a identidade e a proposta de valor de uma empresa. 

    O core empresarial abrange as principais áreas de atuação e expertise da organização, aquelas essenciais para alcançar os objetivos e destacá-la no mercado.

    Por exemplo, em uma empresa de tecnologia, o core empresarial pode incluir inovação em desenvolvimento de software, suporte ao cliente e pesquisas avançadas. 

    Logo, identificar e fortalecer as atividades centrais contribui para manter a competitividade da companhia e facilitar a adaptação às mudanças do mercado.

    Para que serve o core business?

    O core business serve para:

    • definir a identidade da empresa: estabelece o que a organização representa no mercado;
    • orientar estratégias: ajuda na formulação de planos e nas tomadas de decisões mais precisas;
    • melhorar o direcionamento de recursos: como investimentos financeiros e esforços humanos para a execução das atividades essenciais;
    • aumentar a competitividade: proporciona vantagem sobre concorrentes ao destacar os pontos fortes do negócio, além de solidificar a marca na mente dos clientes em potencial;
    • melhorar a eficiência: promove a otimização dos processos relacionados à atividade principal;
    • fomentar a inovação: facilita o desenvolvimento de novos produtos/serviços alinhados ou complementares ao negócio principal;
    • atrair clientes: ajuda a criar propostas de valor compatíveis com as necessidades e expectativas do público-alvo;
    • promover o crescimento sustentável: ao focar em áreas com potencial elevado de retorno financeiro.

    Como fazer o core business de uma empresa?

    Se você tem dúvidas de como fazer o core business de uma empresa, siga estas etapas:

    1. identifique a missão: defina o propósito principal do que seu negócio e o que deseja alcançar com os produtos e/ou serviços que pretende comercializar;
    2. analise o mercado: utilize relatórios de pesquisa como os que as empresas Nielsen, Statista e Euromonitor fornecem, e estude a concorrência para descobrir em quais pontos a sua companhia tem potencial para se destacar;
    3. avalie competências: identifique as habilidades e recursos únicos que a empresa tem;
    4. defina produtos e serviços: determine quais soluções se alinham melhor à missão e à expertise do seu negócio;
    5. estabeleça metas: claras, mensuráveis e relacionadas ao seu negócio principal, pois ajudam a alcançar o propósito que definiu anteriormente;
    6. alinhe as definições com as equipes: para garantir que todos os colaboradores entendam e compartilhem a visão do core business e trabalhem a favor do alcance das metas;
    7. monitore resultados: por meio de indicadores de desempenho, como receita total, margem de lucro, crescimento de cliente e taxa de retenção, avalie regularmente o desempenho do negócio principal e ajuste conforme necessário;
    8. mantenha a flexibilidade perante mudanças: tenha em mente que é importante acompanhar as tendências e demandas do mercado para que a sua empresa não se torne obsoleta.

    Dica de leitura: Tendências do varejo: o futuro é a conexão!

    Core business: exemplos  

    No início deste artigo, citamos a Apple como um exemplo de core business, certo? Confira outros que ajudam a entender este conceito:

    • Netflix: tem como atividade primária a oferta de streaming de vídeo;
    • Amazon: destaca na venda online de produtos;
    • Coca-Cola: a essência está na produção e distribuição de bebidas;
    • Nike: companhia focada no design e venda de calçados e vestuário esportivos;
    • Tesla: especializada na fabricação de veículos elétricos e soluções de energia sustentável.

    Essas empresas têm um core business bem definido, que as diferencia no mercado e orienta suas estratégias de crescimento.

    Se pensarmos em empreendimentos menores, o negócio principal de um supermercado é a venda de produtos alimentícios e de higiene, o de uma farmácia é a comercialização de medicamentos e o de uma loja de roupas é a venda de vestuário e acessórios.

    Como você viu, o core business é essencial para a identidade e o sucesso de uma empresa. Ao definir a atividade principal, os gestores conseguem gerar valor e diferenciar o negócio do mercado. 

    Com mais foco, também fica mais fácil direcionar estratégias, otimizar recursos e promover a inovação e, por consequência, atrair e reter mais clientes. 

    Gostou deste conteúdo? Então, aproveite que está aqui, no blog da Zoop, e confira outros artigos com temas que ajudam no crescimento da sua empresa, como:

    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.