
Core business: o que é + para que serve + como fazer?

Core business é a atividade base de uma empresa, o produto ou serviço responsável por sua principal fonte de receita e diferenciação no mercado. Trata-se de um conceito essencial para definir a identidade, direcionar estratégias e orientar os investimentos. Por sua aplicação, também influencia o potencial competitivo da companhia.
Para ficar mais fácil entender o que é core business pense na Apple, por exemplo. A gigante da tecnologia tem como negócio principal o desenvolvimento e a comercialização de produtos eletrônicos, como smartphones e computadores. Ao se lembrar da marca, esses itens surgem automaticamente na mente, não é mesmo?
Inclusive, essa percepção do ponto de vista dos clientes é um dos motivos pelos quais é tão importante você entender para que serve o core business e aprender a definir o da sua empresa.
Além disso, a definição clara do seu negócio principal contribui para direcionar esforços, aumentar a eficiência dos processos e distribuir os recursos financeiros de forma estratégica.
Achou interessante? Então, siga a leitura e descubra como determinar o da sua companhia!
O que é core business?
Core business é um termo em inglês que significa negócio principal. Trata-se da atividade primária de uma empresa, a que gera a fonte de receita central do negócio e que pode, ou não, embasar a criação e a oferta de outros produtos e/ou serviços.
Consiste ainda no motivo da existência de uma companhia no mercado, a razão pela qual houve a sua fundação.
No caso, ao criar um negócio, os idealizadores partem da proposta de oferecer ao público-alvo uma determinada solução. É dessa ideia que eles montam todo o planejamento empresarial. Em outras palavras, a partir da definição do negócio principal.
Dica de leitura: O que é gestão de produtos? Entenda a importância e como fazê-la!
O que é core empresarial?
Outro conceito importante para você entender é o que é core empresarial, pois influencia diretamente a missão, visão e valores da sua companhia.
Consiste em um conjunto de competências, recursos e atividades fundamentais que definem a identidade e a proposta de valor de uma empresa.
O core empresarial abrange as principais áreas de atuação e expertise da organização, aquelas essenciais para alcançar os objetivos e destacá-la no mercado.
Por exemplo, em uma empresa de tecnologia, o core empresarial pode incluir inovação em desenvolvimento de software, suporte ao cliente e pesquisas avançadas.
Logo, identificar e fortalecer as atividades centrais contribui para manter a competitividade da companhia e facilitar a adaptação às mudanças do mercado.
Para que serve o core business?
O core business serve para:
- definir a identidade da empresa: estabelece o que a organização representa no mercado;
- orientar estratégias: ajuda na formulação de planos e nas tomadas de decisões mais precisas;
- melhorar o direcionamento de recursos: como investimentos financeiros e esforços humanos para a execução das atividades essenciais;
- aumentar a competitividade: proporciona vantagem sobre concorrentes ao destacar os pontos fortes do negócio, além de solidificar a marca na mente dos clientes em potencial;
- melhorar a eficiência: promove a otimização dos processos relacionados à atividade principal;
- fomentar a inovação: facilita o desenvolvimento de novos produtos/serviços alinhados ou complementares ao negócio principal;
- atrair clientes: ajuda a criar propostas de valor compatíveis com as necessidades e expectativas do público-alvo;
- promover o crescimento sustentável: ao focar em áreas com potencial elevado de retorno financeiro.
Como fazer o core business de uma empresa?
Se você tem dúvidas de como fazer o core business de uma empresa, siga estas etapas:
- identifique a missão: defina o propósito principal do que seu negócio e o que deseja alcançar com os produtos e/ou serviços que pretende comercializar;
- analise o mercado: utilize relatórios de pesquisa como os que as empresas Nielsen, Statista e Euromonitor fornecem, e estude a concorrência para descobrir em quais pontos a sua companhia tem potencial para se destacar;
- avalie competências: identifique as habilidades e recursos únicos que a empresa tem;
- defina produtos e serviços: determine quais soluções se alinham melhor à missão e à expertise do seu negócio;
- estabeleça metas: claras, mensuráveis e relacionadas ao seu negócio principal, pois ajudam a alcançar o propósito que definiu anteriormente;
- alinhe as definições com as equipes: para garantir que todos os colaboradores entendam e compartilhem a visão do core business e trabalhem a favor do alcance das metas;
- monitore resultados: por meio de indicadores de desempenho, como receita total, margem de lucro, crescimento de cliente e taxa de retenção, avalie regularmente o desempenho do negócio principal e ajuste conforme necessário;
- mantenha a flexibilidade perante mudanças: tenha em mente que é importante acompanhar as tendências e demandas do mercado para que a sua empresa não se torne obsoleta.
Dica de leitura: Tendências do varejo: o futuro é a conexão!
Core business: exemplos
No início deste artigo, citamos a Apple como um exemplo de core business, certo? Confira outros que ajudam a entender este conceito:
- Netflix: tem como atividade primária a oferta de streaming de vídeo;
- Amazon: destaca na venda online de produtos;
- Coca-Cola: a essência está na produção e distribuição de bebidas;
- Nike: companhia focada no design e venda de calçados e vestuário esportivos;
- Tesla: especializada na fabricação de veículos elétricos e soluções de energia sustentável.
Essas empresas têm um core business bem definido, que as diferencia no mercado e orienta suas estratégias de crescimento.
Se pensarmos em empreendimentos menores, o negócio principal de um supermercado é a venda de produtos alimentícios e de higiene, o de uma farmácia é a comercialização de medicamentos e o de uma loja de roupas é a venda de vestuário e acessórios.
Como você viu, o core business é essencial para a identidade e o sucesso de uma empresa. Ao definir a atividade principal, os gestores conseguem gerar valor e diferenciar o negócio do mercado.
Com mais foco, também fica mais fácil direcionar estratégias, otimizar recursos e promover a inovação e, por consequência, atrair e reter mais clientes.
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