
O que é cartão private label? 7 vantagens para sua marca!

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Saber o que é cartão private label pode abrir portas para novas oportunidades de vendas e fidelização de clientes. Esse tipo de cartão, exclusivo de uma marca ou rede varejista, oferece benefícios tanto para os consumidores quanto para os lojistas, além de criar um vínculo mais forte entre ambos.
Mas por que esse modelo de pagamento merece sua atenção? Simples: porque atende às preferências dos consumidores, garante mais controle sobre as compras e pode impulsionar os lucros da sua empresa. Afinal, os cartões seguem como um dos métodos de pagamento mais usados no Brasil.
De acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o uso de cartões bateu um recorde histórico em 2024 e ultrapassou R$ 4 trilhões em transações ao longo do ano. Apenas no último trimestre, os brasileiros movimentaram R$ 1,1 trilhão, o que demonstra que, mesmo com novas opções, como o Pix, o cartão ainda domina as compras e o consumo.
E quando o assunto é fidelização, o cartão private label se destaca por ser exclusivo da sua marca, e pode incentivar o cliente a voltar para comprar mais vezes. Quer entender melhor como a solução funciona e como pode impulsionar seu negócio? Então, siga a leitura!
Para começar, vamos entender o que significa private label e depois você estará pronto para saber o que é cartão private label e como o recurso pode beneficiar a sua empresa!
O que significa private label?
Private label refere-se a produtos ou serviços que uma empresa fabrica, porém, a venda ocorre sob a marca de outra. No contexto financeiro, são os cartões de crédito que um negócio emite com sua marca, porém sem a bandeira de um sistema de pagamento global.
Como funciona o private label?
Como vimos, o private label é um modelo de negócios em que uma empresa desenvolve produtos com um fornecedor terceirizado e os vende sob a sua própria marca. Em outras palavras, em vez de criar os produtos do zero, a empresa faz parceria com um fabricante especializado, que cria a solução conforme as especificações que acordaram.
Na prática, essa estratégia permite que o empreendedor ou a empresa tenha um portfólio de produtos próprios sem precisar investir em toda a infraestrutura necessária para produção, assim, pode focar na personalização da marca e na comercialização.
Esse modelo é popular em diversos setores, como alimentos, cosméticos, roupas e até mesmo tecnologia. A principal vantagem do private label é a flexibilidade de criar uma linha de produtos sob uma marca própria, com o controle sobre o marketing, embalagem e preço.
Além disso, permite que as empresas ofereçam produtos exclusivos ao consumidor sem arcar com os custos de fabricação. Dessa forma, conseguem investir mais em branding e estratégias de vendas.
Esse formato de negócios está cada vez mais popular junto aos e-commerces e pequenos negócios. No entanto, o setor financeiro se consolida como um dos mais importantes, especialmente com a implementação de um cartão private label. Vamos entender a seguir do que se trata, acompanhe!
O que é cartão private label?
O cartão private label é um modelo de cartão de crédito com uso restrito aos estabelecimentos de uma rede de lojas. Portanto, trata-se de um meio de pagamento conhecido popularmente como “cartão de crédito da loja”.
Uma das principais formas de uso é para substituir os antigos crediários (carnês), bastante comuns no varejo anos atrás. Por esse motivo, o modelo de cartão não tem vínculo com as tradicionais bandeiras, e não está disponível para uso em outros estabelecimentos além da rede que o disponibilizou.
O que chama atenção no cartão private label é a possibilidade de deixá-lo totalmente personalizado com a identidade visual da marca. Dessa forma, se torna um meio de pagamento exclusivo e atrativo, o que atribui mais confiabilidade e credibilidade junto aos clientes.
Importante diferenciar o conceito de Private Label Rights (PLR), que se refere ao universo do conteúdo digital, no qual uma pessoa compra os direitos para modificar e vender produtos, como cursos e softwares, sob seu próprio nome, como se fosse o criador original.
O que o lojista precisa para implementar imediatamente?
Para oferecer um cartão private label, o lojista deve seguir alguns passos e estratégias, como:
- estabelecer parceria com uma fintech ou instituição financeira que ofereça a tecnologia necessária para a emissão e gestão do cartão;
- definir as regras de crédito, como limites, taxas e benefícios que vai oferecer aos clientes;
- integrar o sistema de pagamentos ao seu e-commerce e às lojas físicas para garantir uma experiência fluida;
- treinar a equipe de vendas, para que todos os colaboradores saibam apresentar as vantagens do cartão e incentivar a adesão dos clientes;
- desenvolver estratégias de marketing, como campanhas promocionais e programas de fidelidade, para estimular o uso do cartão junto ao seu público.
Ao estruturar bem essas etapas, a empresa pode aproveitar todos os benefícios do cartão private label e fortalecer ainda mais o relacionamento com os clientes!
Quais as vantagens do cartão private label para o varejo? Veja as 7 principais
Depois de entender o que é cartão private label, confira as principais vantagens desse meio de pagamento:
- Fidelizar clientes;
- Diminuir custos;
- Fortalecer a marca do seu negócio;
- Elevar o engajamento;
- Aumentar o ticket médio das vendas;
- Otimizar o processo de pagamento;
- Expandir a receita.
Saiba mais!
1. Fidelizar clientes
Como o cartão private label é de uso exclusivo junto às lojas da rede que o ofereceu, a abordagem incentiva a fidelização dos clientes, que dão preferência para fazer suas compras neste local e aproveitar as facilidades do meio de pagamento.
Uma dica para aumentar ainda mais a taxa de fidelização é investir em benefícios exclusivos para quem utilizar o cartão da loja, como prazo extra para começar a pagar, descontos no mês de aniversário e acúmulo de pontos, por exemplo.
2. Diminuir custos
De modo geral, para fazer um cartão private label, o cliente apresenta apenas seus documentos pessoais. Como o crédito é direto com a rede varejista, a empresa pode optar por não fazer análise do histórico bancário do consumidor.
Essa característica também atende à parcela ainda considerável de desbancarizados no Brasil. Segundo dados do Banco Central, mesmo com a redução do percentual de brasileiros nessa situação, estima-se que 18% da população adulta segue sem relacionamento bancário.
3. Fortalecer a marca do seu negócio
Você já sabe que o cartão private label é um método de pagamento que não leva nenhuma bandeira, porém, carrega a identidade visual da marca, certo? Dessa forma, ainda que o cliente não o utilize em outros estabelecimentos, essa opção de pagamento contribui (bastante) para fortalecer o nome da empresa.
Em geral, tal movimento acontece porque os potenciais clientes sabem que determinada rede varejista tem uma oferta de crédito com acesso simplificado, ou seja, uma condição que pode impactar diretamente a decisão de compra.
4. Elevar o engajamento
Uma vez que o consumidor sabe que um varejista disponibiliza crédito de forma facilitada para realizar suas compras, a marca se torna mais atrativa para ele. Logo, se tem mais um ponto positivo dos cartões private label, que é justamente o aumento do engajamento dos clientes.
Saber que pode utilizar o cartão sem restrições, dificuldades ou outros problemas é um forte impulsionador para o consumidor comparecer ao local a fim de verificar ofertas e novidades.
E, por ter tantos benefícios, é bastante comum que ele indique a rede varejista como uma boa opção de compra para amigos e familiares, o que pode levar à expansão da base de clientes da marca.
Ou seja, saber o que é cartão private label consiste em também entender que se trata de um diferencial de mercado importante para tornar a marca mais competitiva.
5. Aumentar o ticket médio das vendas
Quanto mais o cliente sente que uma empresa confia nele, oferece boas condições de pagamento, de parcelamento, entre outras facilidades, mais vezes ele vai querer adquirir produtos dessa marca.
Esse incentivo tem um impacto direto no aumento do ticket médio das vendas. Por exemplo, se o cliente compraria apenas um produto inicialmente, ao ir até a loja e perceber a possibilidade de usar seu cartão de crédito personalizado, ele pode se motivar a adquirir mais itens devido aos benefícios exclusivos que o cartão oferece no estabelecimento.
6. Otimizar o processo de pagamento
Oferecer uma variedade de meios de pagamento é fundamental para atrair um público amplo e atender às preferências dos consumidores. Além de facilitar o processo de compra, essas soluções contribuem diretamente para a agilidade e eficiência na finalização da transação, seja no ambiente online ou físico.
O pagamento com cartão, por exemplo, não só torna a etapa de pagamento mais rápida e prática, como também impulsiona a digitalização das transações financeiras. Assim, reduz a dependência de métodos tradicionais, como dinheiro em espécie, e promove um processo mais seguro.
Para os lojistas, a implementação de soluções de pagamento variadas, que incluem o cartão private label, oferece um controle aprimorado e mais transparência nas operações, ao mesmo tempo em que aumenta a confiança dos clientes nas transações, de modo a minimizar os riscos de fraude e erros.
Quer entender mais sobre a digitalização do dinheiro? Então, confira este episódio do Papo na Nuvem!
7. Expandir a receita
Ao ter um cartão private label de uma marca específica, o consumidor tende a associar suas compras futuras àquela rede, especialmente quando já mantém uma boa relação com o estabelecimento.
Como vimos, o vínculo fortalece a lealdade à marca e faz com que, sempre que surgir uma necessidade dentro daquele segmento, seja naquela loja que o cliente pensará primeiro. O resultado dessa estratégia é um aumento significativo no faturamento da empresa.
Além disso, a marca se beneficia de taxas, juros e anuidades, caso existam, o que pode gerar fontes de receita adicionais. Junto ao aumento do ticket médio, que já mencionamos, o cliente se sentirá motivado a realizar compras com frequência, o que gera um ciclo contínuo de vendas.
No fim das contas, todos ganham: o cliente, que recebe benefícios exclusivos, e a empresa, que vê seu faturamento crescer de forma sólida e recorrente.
Leia também: Soluções para varejo: como o Pix e outros meios de pagamento ajudam a aumentar as vendas?
Quais as diferenças entre o cartão private label e o cartão white label?
As diferenças entre o cartão private label e o cartão white label são importantes para entender as opções de meios de pagamento disponíveis.
O cartão private label, como mencionamos anteriormente, não tem uma bandeira e seu uso é restrito exclusivamente à rede varejista que o emite. Por outro lado, o cartão white label — conhecido também como co-branded ou híbrido — tem uma bandeira, o que permite seu uso em qualquer estabelecimento ou transação comercial, seja online ou física.
Em geral, esse tipo de cartão oferece mais flexibilidade ao consumidor, pois permite o uso em uma vasta gama de pontos de venda.
Apesar das diferenças, ambos têm um ponto em comum, pois carregam o nome da empresa que os oferece, o que aumenta a visibilidade da marca e fortalece sua competitividade no mercado.
Além disso, tanto o cartão private label quanto o white label são personalizáveis, o que é ideal para atender às necessidades específicas do negócio e do perfil do público-alvo, de modo a oferecer uma experiência mais alinhada aos objetivos da marca.
Private label e co-branded: entenda as diferenças entre os cartões!
As principais diferenças entre um cartão private label e co-branded, ou white label, são:
Características | Private Label | Co-branded (White Label) |
---|---|---|
Bandeira | Não tem bandeira | Tem uma bandeira |
Uso | Restrito à rede varejista que emite o cartão | Livre uso em qualquer estabelecimento ou transação |
Personalização | Totalmente personalizado pela empresa | Personalização combinada entre a empresa e a bandeira |
Visibilidade da Marca | Marca do varejista é o principal destaque | Ambas as marcas (varejista e bandeira) ficam em evidência |
Aceitação | Limitada aos estabelecimentos da rede | Ampla aceitação em diversos pontos de venda |
Dica! Saiba mais sobre o conceito white label neste artigo: O que é uma plataforma White Label de pagamentos?
Como oferecer cartão private label?
Achou interessante oferecer um cartão com marca própria? Trata-se de uma opção com fácil implementação no seu negócio, independentemente do segmento, por meio dos serviços que a própria empresa de cartão private label oferece.
Entre as soluções está a plataforma Banking as a Service, que ajuda o seu negócio a disponibilizar não apenas cartão, mas a experiência de um banco digital completa, com produtos e serviços como:
- conta digital;
- Pix;
- TED;
- E muito mais!
Por ser white label, tudo leva a marca da sua empresa! Além disso, é possível reduzir custos com desenvolvimento e você não precisa se preocupar com barreiras regulatórias.
A Zoop ajuda você nessa estratégia, com o Zoop Banking, a solução Banking as a Service por meio da qual você cria, oferece e opera serviços bancários que levam o nome da sua empresa e libertam seu negócio e clientes das regras dos modelos bancários tradicionais.
Agora que você já sabe o que é cartão private label e entendeu suas vantagens, o que acha de conversar com nossos especialistas para saber como implementar na sua empresa?
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