
Pix para cobrança recorrente: como implantar na sua empresa?

O Pix para cobrança recorrente é uma forma de recebimento de valores periódicos via sistema de pagamentos instantâneo.
Esse serviço tornou-se obrigatório para as instituições financeiras no dia 28 de outubro de 2024, segundo o portal oficial do Governo Federal, a Agência Brasil. A expectativa já era grande entre lojistas, pois o anúncio do lançamento aconteceu ainda em dezembro de 2023.
Essa é uma oportunidade de ouro não só para empresas do segmento financeiro, mas também para clubes de assinatura e prestadores de serviços modernizarem ainda mais a experiência de compra dos seus consumidores.
Assim como aconteceu com o Pix Saque e o Pix Troco, a nova solução tem tudo para aumentar o volume de vendas de negócios que trabalham com a oferta de soluções recorrentes.
Dentre os empreendimentos que se beneficiam com esse recurso estão os que oferecem serviços por assinatura, como ERP, empresas SaaS, plataformas de streaming de música e de vídeo, além de escolas, academias e afins.
Ao usar o Pix para cobrança recorrente, os clientes ganham em praticidade, agilidade, conveniência e segurança. Já a empresa aprimora o fluxo de caixa e a gestão financeira, uma vez que recebe os valores em menos tempo na conta.
Quer saber mais sobre essa nova forma de cobrança via Pix? Neste conteúdo, você aprende:
- o que são pagamentos recorrentes;
- como funciona o Pix para cobrança recorrente;
- as vantagens do Pix para cobrança recorrente;
- como fazer cobrança recorrente via Pix;
- quais as alternativas ao Pix para cobrança recorrente;
- por que trabalhar com o Pix para cobrança recorrente;
- como usar o Pix para cobrança recorrente;
Siga com a leitura até o fim e tire todas as dúvidas!
O que são pagamentos recorrentes?
Os pagamentos recorrentes são transferências de valores automáticas que ocorrem de forma regular — por exemplo, mensal, trimestral, semestral ou anual — e enquanto houver um contrato de prestação de serviço ou envio de produtos entre empresa e cliente.
Todos os negócios que oferecem entregas contínuas de soluções por assinatura precisam contar com um sistema de cobrança desse formato, para facilitar tanto a rotina dos clientes quanto da própria empresa.
Afinal, a execução automática de pagamentos recorrentes acaba com a necessidade de enviar periodicamente uma nova cobrança para cada pessoa da sua base de cadastro.
Ao efetuar pagamentos em débito em conta, o envio de boletos, as notificações de atraso e as comunicações de confirmação da operação acontecem de forma autônoma por meio de uma plataforma de automação.
Por exemplo, uma vez que os consumidores autorizam o débito em conta dentre as opções disponíveis, a repetição desse processo continua até que eventualmente solicitem sua suspensão do serviço.
Para quem recebe, a redução da inadimplência é uma das principais vantagens da cobrança recorrente. Afinal, como o pagamento é automático, não há como os clientes esquecerem de realizá-lo.
Por sua vez, os consumidores se beneficiam da conveniência, pois não precisam buscar boletos manualmente e nem esquecem de pagar até a data de vencimento. Além da agilidade, também evitam uma série de dores de cabeça, como corte momentâneo dos serviços por causa das dívidas.
Entre os meios de pagamento mais comuns nas cobranças recorrentes, estão:
- débito automático em conta corrente;
- cartão de crédito;
- boleto bancário;
- Pix.
Essa é a nossa deixa para explicá-lo como funciona o Pix para cobrança recorrente e como esse recurso alavanca as vendas do seu negócio. Continue a leitura!
Aproveite para ler também: “Pagamento recorrente: 5 dicas de como montar um plano de assinatura com essa solução“
Como funciona o Pix para cobrança recorrente?
O Pix para cobrança recorrente começou a funcionar em 2024, quando ocorreu a liberação do Banco Central para implementação do recurso. Em outubro do mesmo ano, a instituição financeira máxima de nosso país tornou a operação obrigatória entre as empresas pertencentes ao Open Finance.
Portanto, a partir de agora, quem cobra também fornece ao cliente os dados da operação financeira, como valor, data de vencimento e chave Pix do negócio.
Dessa forma, fica a cargo do usuário cadastrar essas informações no app bancário para ativar o pagamento recorrente no dia acordado com a empresa.
Após a liberação, o banco automaticamente realiza o débito da quantia diretamente na conta do cliente via sistema de transferência instantânea.
Qual a diferença entre Pix para cobrança recorrente e Pix automático?
Há muita confusão entre o Pix para cobrança recorrente e o modelo automático, cujo lançamento ocorre em junho de 2025. Apesar do conceito ser bastante similar, há uma divergência fundamental entre as alternativas: o sujeito que toma a iniciativa para executá-lo.
No Pix para cobrança recorrente, é o cliente quem programa os pagamentos automáticos no próprio app bancário. No caso do Pix automático, esse papel é da própria empresa.
Em suma, essa comodidade depende exclusivamente do consumidor, ou seja, os negócios não têm controle ou poder de gerência nesses casos.
Na prática, as organizações só terão autonomia para disponibilizar e gerir esse modelo de operação em junho de 2025, quando o Bacen (Banco Central do Brasil) lançar o Pix automático.
Portanto, a dinâmica do Pix para pagamento recorrente não é uma solução automatizada. Afinal, as empresas ainda enviam mensalmente o código Pix à sua carteira de clientes. A automação, portanto, é papel do consumidor.
Caso o negócio deseje ter total autonomia sobre a cobrança automatizada, sugerimos a implementação de uma plataforma de pagamentos online com outras soluções, como débito em conta ou cartão de crédito, para facilitar esse processo.
Em todo caso, resta também aguardar o lançamento do Pix automático, que está na iminência de acontecer nos próximos meses.
Dica de leitura: “Plataforma de pagamento recorrente: por que ajuda a aumentar sua receita e como escolher a melhor?”
6 vantagens do Pix para cobrança recorrente
Confira seis vantagens do Pix para cobrança recorrente:
- liberdade de customização do pagamento por parte do cliente;
- crescimento das taxas de adimplência;
- segurança criptográfica e sem necessidade de inserir dados de pagamento;
- otimização do fluxo financeiro, pois a liquidação do Pix é instantânea;
- redução de custos operacionais, pois as tarifas são menores;
- ampliação do alcance para clientes desbancarizados.
Resumidamente, tanto a empresa quanto os clientes se beneficiam de todas as vantagens inerentes ao Pix. Contudo, percebemos como essa opção de pagamento não para de se modernizar e gerar novas soluções para os clientes.
Afinal, agora o consumidor ganha ainda mais autonomia e conveniência para gerir suas finanças de acordo com suas necessidades.
Não deixe de ler: “Assinatura recorrente: por que é vista como o futuro da personalização das soluções de pagamento?“
Como fazer cobrança recorrente via Pix?
Primeiramente, a empresa precisa de uma plataforma de pagamento com estrutura para receber transações via Pix. Quando o cliente recebe os dados da conta do negócio, ele programa o envio dos valores para qualquer dia até a data de vencimento.
Contudo, após o lançamento do Pix automático em 2025, as empresas terão autonomia para automatizar esse tipo de transação e, consequentemente:
- ganhar escalabilidade;
- aprimorar a gestão financeira;
- evitar erros no envio de cobrança para os clientes
Afinal, o gerenciamento de todos os dados da transação é de responsabilidade do negócio. O consumidor apenas autoriza o processamento dos dados para programar as cobranças na data acordada.
Quais as alternativas ao Pix para cobrança recorrente?
Um detalhe bem interessante que você precisa saber é que há outras funcionalidades desse sistema que as empresas podem usar como alternativas ao Pix para cobrança recorrente. Dois ótimos exemplos são o Pix Cobrança e o Pix Agendado, que costumam funcionar bem para fluxos de pagamento desse formato.
A seguir, confira os detalhes de ambas as opções.
Pix Cobrança
O Pix Cobrança, como o próprio nome sugere, é uma solução que permite cobranças com datas futuras. Na prática, essa ferramenta funciona de forma semelhante a um boleto bancário. A principal diferença e vantagem é que quem recebe o valor acessa o dinheiro mais rápido após o pagamento.
Iniciado no 4º trimestre de 2021, algumas das principais funcionalidades do Pix Cobrança já estão concluídas, tais como os pagamentos imediatos e os pagamentos futuros com inclusão de multas, juros, acréscimos ou descontos. Outras ainda seguem na agenda evolutiva do Banco Central.
A cobrança nesse formato é por meio da geração de um QR Code dinâmico, que carrega todas as informações necessárias para a transação financeira, o que inclui dados do recebedor, data de vencimento, valor a ser pago e outras.
Essa pode ser uma boa alternativa para o uso do Pix para cobrança recorrente, visto que possibilita o agendamento prévio de vários pagamentos de uma única vez.
Entenda tudo sobre essa nova função do Pix neste artigo “Pix Cobrança: como funciona e quais as vantagens desse meio de pagamento?”
Pix Agendado
Com oferta obrigatória pelos participantes do sistema de pagamentos instantâneo, isto é, bancos e instituições financeiras, o Pix Agendado está em vigor desde setembro de 2021.
Essa funcionalidade permite que o pagador agende previamente os pagamentos e autorize o débito automático na sua conta para, dessa forma, evitar esquecimentos.
Ao usar essa solução do Pix para cobrança recorrente, a empresa que receberá o valor precisa disponibilizar sua chave ao assinante e solicitar o agendamento dos pagamentos.
Aqui, um ponto negativo dessa alternativa é a necessidade de um controle maior do recebimento dos valores, já que não é automático como os pagamentos via débito em conta.
Porém, essa gestão se assemelha àquela aplicada aos boletos bancários e, como tal, não deixa de ser interessante.
Aproveite e leia também: “Pix Parcelado: confira como funcionará o parcelamento de compras desse sistema e suas vantagens”
Outras soluções de pagamento recorrente
Com o Zoop Payments, por exemplo, sua empresa trabalha com pagamentos recorrentes e, ainda, integra essa funcionalidade diretamente no seu site ou aplicativo, sem taxas extras.
Tudo acontece por meio de APIs que viabilizam a criação de soluções para o gerenciamento de clientes, produtos, meios e formas de pagamento na frequência que seu negócio precisa.
Nossa plataforma te dá completa liberdade para programar cobranças recorrentes via cartão de crédito, débito em conta e envio automático de boletos ou links de pagamento.
Já o Pix da Zoop facilita o recebimento de valores, ao mesmo tempo que aprimora a jornada de compra dos clientes. Sua empresa se beneficia com integração rápida, fluxo financeiro 100% automatizado e transação aprovada em segundos.
Veja este vídeo e entenda mais sobre o Pix da Zoop!
Por que trabalhar com o Pix para cobrança recorrente?
Trabalhar com Pix e todas suas evoluções é mais do que um diferencial competitivo, mas uma necessidade para qualquer empresa que deseja se manter em crescimento no ecossistema de negócios do Brasil.
Nosso sistema de pagamentos instantâneo foi eleito o melhor do mundo na categoria, ao vencer concorrentes de diversos outros bancos centrais ao redor do mundo.
Segundo a matéria publicada no portal Exame, o Pix ganhou a categoria “Inovação de Pagamentos” da premiação Fintech & Regtech Global Awards, que a Central Banking realiza anualmente.
Esse prêmio, por si só, já confere credibilidade à solução e justifica por que é tão importante oferecê-la aos seus clientes.
Além de otimizar o processo de pagamento, as vantagens do Pix que mais se destacam são:
- liberdade para o cliente gerir o pagamento como achar mais conveniente;
- entrega de uma experiência ao consumidor mais otimizada, rápida e segura;
- atendimento de diferentes camadas de clientes;
- geração de novas oportunidades de vendas, programas ou não;
- chances de aumentar o faturamento;
- melhora do fluxo de caixa e da gestão financeira;
- redução de custos operacionais, a exemplo do pagamento de taxas para operadoras de cartão de crédito;
- contribuição com o processo de digitalização do dinheiro.
Como usar o Pix para cobrança recorrente no meu negócio?
Já mostramos como funciona o Pix para cobrança recorrente e como essa solução depende exclusivamente da iniciativa do cliente para executá-la.
Entretanto, tanto essa alternativa quanto o futuro Pix automático não são possíveis se seu negócio não contar com uma infraestrutura que disponibilize operações com sistema de pagamentos instantâneos.
O Pix da Zoop é uma solução completa, presencial e online para recebimento de valores nessa modalidade.
Conte, por exemplo, com serviços de conciliação financeira a partir de um fluxo totalmente automatizado. E o mais interessante: não há mensalidade, nem taxa de integração. Você paga apenas um pequeno valor sobre cada transação.
Confira as principais vantagens do Pix da Zoop:
- integração facilitada nas plataformas de venda e/ou maquininhas;
- possibilidade de atender diversos grupos de clientes, como os que não têm cartão de crédito;
- checkout presencial e virtual otimizado que finaliza as transações em poucos segundos;
- garantia de segurança dos clientes, que não precisam informar dados bancários ao realizar pagamentos;
- otimização do fluxo financeiro, com liberação dos valores no formato D+1, ou seja, um dia após a realização do pagamento;
- emissão de boletos personalizados com QR Code de Pix para diversificar ainda mais as opções do consumidor.
Ficou interessado? Então, não perca mais tempo! Preencha agora mesmo o formulário abaixo para dar um Zoop no seu negócio com as soluções de pagamento mais seguras, completas e convenientes do mercado!
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.