
Tendências globais do varejo na NRF 2025: insights da diretora comercial da Zoop

Acompanhar as tendências globais do varejo de pertinho na NRF 2025, em Nova Iorque, é com certeza uma experiência transformadora. Eu, Patricia Fischer, diretora comercial da Zoop, fintech do iFood, me sinto honrada em presenciar que a transformação digital no setor está mais forte do que nunca.
E quero que você se prepare para os insights que trarei ao longo do texto. Afinal, não os defino como tendências, mas como pilares fundamentais para as empresas se diferenciarem e se tornarem mais competitivas no ano de 2025.
O foco geral das palestras de grandes especialistas do mercado apontou para a revolução da jornada de compra e da experiência do cliente, com apoio da inteligência artificial (IA), pagamentos digitais e instantâneos, plataformas de crédito digital e sistemas de pagamento integrados. AQUI VAMOS FOCAR MAIS NO NOSSO BUSINESS? OU TRAZEMOS MAIS INSIGHTS?)
E todos esses temas convergem para um único caminho: o uso da tecnologia para as marcas se manterem competitivas no mercado. Quer ver um exemplo? O estudo Meios de Pagamento da Zoop em parceria com a PiniOn, revelou que 77% dos brasileiros usam o Pix. Logo, sua empresa deve se adaptar para oferecer esse meio de pagamento.
Porém, os especialistas não citaram apenas a tecnologia em si, mas como facilita práticas de sucesso. Outros temas recorrentes envolveram personalização em escala, sustentabilidade, renascimento das lojas físicas, IA no Unified Commerce e ações customer centric.
E como a Zoop está à frente de tudo o que rola no universo dos negócios, fiz questão de destacar os pontos que achei mais relevantes para o varejo brasileiro.
Acompanhe!
NRF 2025: 4 tendências globais do varejo
Após sair da NRF Big Show 2025, posso dizer: o futuro do varejo está se desenhando diante dos nossos olhos! Pude vivenciar de perto as inovações que irão impactar o setor no próximo ano.
Transformação digital: o protagonismo da IA com foco no cliente
O que mais me chamou a atenção foi a revolução da jornada de compra no varejo. As palestras dos grandes especialistas foram inspiradoras.
Uma vez que, o foco não é mais estar presente em vários canais, mas estar onde o cliente está e garantir uma experiência fluida entre os meios.
Já o Omnichannel que coloca o cliente no centro, mostra lojas físicas sendo vistas e usadas como hubs de experiência, não apenas de venda mas tb para fortalecer a conexão emocional com os consumidores. Lojas tendência devem criar experiências que combinem autenticidade, inovação sendo um diferencial para conquistar lealdade e se destacar em um mercado competitivo.
Em diversas palestras ficou claro que a tecnologia sempre evoluindo, torna a IA uma grande facilitadora para execução da estratégia nas empresas.
Falou-se muito sobre o equilíbrio entre tecnologia e toque humano, aliado a estratégias locais e globais e como a IA e as tensões geopolíticas influenciam o comércio global.
Global x local: a adaptação das inovações
Outro tema presente na NRF 2025 foi a convergência das inovações globais com as necessidades locais: “as marcas globais estão começando a personalizar suas estratégias para refletir as características regionais”.
E esse processo é fundamental para o Brasil, onde as soluções precisam ser adaptadas à realidade local e às mais variadas culturas. As tecnologias precisam se conectar às particularidades de cada região para que o varejo brasileiro continue competitivo.
Omnichannel, Unified Commerce e Sustentabilidade
A integração de canais, o famoso omnichannel, foi abordada de forma intensa. Porém, de forma diferente e com olho no futuro. Afinal, sua evolução é o Unified Commerce.
Para os palestrantes, “se você não está resolvendo um problema real de uma pessoa, não está gerando valor”.
E é exatamente o que o Unified Commerce deve ser: uma solução prática e personalizada para o cliente e que proporcione a centralização de dados e integração entre os setores para o varejista ter uma visão completa do negócio.
Além disso, o tema sustentabilidade ganhou destaque, com empresas cada vez mais pressionadas a adotarem práticas que beneficiem tanto os consumidores quanto o meio ambiente.
Como adaptar as tendências para o varejo no Brasil?
Saí da NRF com a certeza de que, para o varejo brasileiro, a inovação é fundamental, mas a adaptação é a chave. Como ficou claro, “não existe uma única solução universal, mas sim uma adaptação às necessidades do mercado local”.
E a Zoop está aqui para ajudar os varejistas a adotarem essas inovações de forma acessível e estratégica. O futuro já chegou, e estamos prontos para caminhar juntos rumo a um mercado de pagamentos mais conectado e eficiente.
Para garantir que o Brasil se mantenha competitivo no cenário global, realizamos a 3ª edição do Zoop Payments Leadership em São Paulo e reunimos nossos parceiros e clientes.
Nessa edição, abordamos as tendências e insights da última NRF e discutimos como adaptar essas inovações para a nossa realidade.
Confira as minhas principais dicas.
Inteligência Artificial (IA) não é só tendência
A IA é uma ferramenta poderosa que pode transformar processos, melhorar a experiência do cliente e garantir que sua empresa se mantenha relevante;
IA + Humanização para a experiência do cliente
Ao usá-la em conjunto com o trabalho humano, a IA não só facilita, mas potencializa a personalização em larga escala. O segredo está em criar uma experiência que mescle tecnologia e toque humano para oferecer uma jornada única e verdadeira para o consumidor.
IA para engajamento é sobre conectar
A geração Z e Alpha estão à frente, e suas decisões de compra são muito mais conscientes e emocionais. A IA pode ajudar a construir autenticidade, criar conexões genuínas e, claro, engajar essas gerações de maneira mais eficaz. Estamos falando de um novo tipo de relação, em que a experiência de compra vai muito além da transação.
Lojas físicas como experiências imersivas
O conceito de loja física vai se transformar e deixará de ser apenas um de venda para se tornar um hub de experiências, em que a conexão emocional com o cliente será mais importante que o produto em si. E a tecnologia pode ser uma aliada para tornar essa experiência ainda mais marcante.
Voltar ao básico: simples, mas relevante
Às vezes, a inovação mais poderosa é aquela que retorna às raízes. Fazer o básico bem feito nunca sai de moda. Um bom atendimento, um processo eficiente e a entrega de valor real ao cliente continuam a chave do sucesso, mesmo em tempos de tantas inovações.
A Zoop está pronta para apoiar os varejistas brasileiros na implementação dessas tendências, ajudando-os a se adaptar ao novo cenário e a oferecer uma experiência de pagamento mais integrada e eficiente para seus clientes.
Desafios do mercado brasileiro
Durante as palestras no Zoop Payment Leadership, os especialistas destacaram a importância de adaptar as tendências globais à realidade brasileira.
Enfatizaram que, para as empresas brasileiras, a transformação digital deve acontecer não apenas nas operações e tecnologia, mas também no atendimento direto ao cliente.
O conselho principal foi: “Comece agora!”.
O primeiro passo é entender a situação atual do negócio e buscar fornecedores e ferramentas disponíveis no mercado, inclusive para empresas menores. Quem não começar agora, não vai competir.
Quem é Patricia Fischer?
Com mais de 22 anos de experiência profissional lidero a estratégia, gestão comercial e marketing da Zoop, fintech do grupo iFood. Minha trajetória inclui passagens por empresas, como PicPay, Serasa Experian, Claro e Itaú, sempre com foco em crescimento, inovação e experiência do cliente.
Na Zoop, meu papel é expandir nossas soluções de pagamento e ajudar negócios de todos os portes a crescerem com eficiência. Acredito na força dos relacionamentos e na transformação digital como motor do varejo. Com energia, entusiasmo e estratégia, sigo liderando equipes para alcançar novos patamares no mercado de serviços financeiros.
E aí, pronto para evoluir seu negócio? Transforme suas soluções de pagamentos com uma plataforma white-label, 100% personalizável com sua marca e para suas necessidades.
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.