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    negócios

    O que é o comércio unificado e por que vale a pena adotar?

    02 de setembro de 2025
    Por Redação
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    Descobrir o que é o comércio unificado pode mudar os resultados do seu negócio. Afinal, a estratégia unifica todos os canais da sua empresa, e não apenas os de venda física e digital. Significa que atendimento, pagamento, logística, produção são centralizados em um mesmo sistema.

    O objetivo é entregar aos gestores uma visão de 360 graus e, assim, melhorar o gerenciamento e as tomadas de decisão. Porém, esse não é o limite!

    Um dos pontos positivos é que quem vende e quem compra se beneficia das vantagens do comércio unificado — uma jornada de compra mais fluida e livre de gargalos, por exemplo, facilita a rotina dos clientes e evita que o negócio perca vendas.

    Achou interessante e quer entender melhor? Então, siga a leitura e confira o que é o comércio unificado, os benefícios, como funciona e a diferença para o conceito omnichannel.

    O que é o comércio unificado?

    O comércio unificado, ou unified commerce, é uma estratégia de centralização de todos os canais e processos de uma empresa, tanto online quanto offline. Vendas, pagamentos, atendimento ao cliente, marketing, redes sociais, back-office, gestão de estoque e logística são alguns exemplos de áreas abrangidas. 

    O unified commerce tem como características:

    • centralização de dados;
    • experiência do cliente;
    • visão unificada do negócio e da jornada de compra.

    Dessa forma, constrói-se um fluxo operacional muito mais fluido em toda a empresa, e não apenas da área de vendas. Por exemplo, o time comercial tem acesso rápido às campanhas que o setor de marketing preparou para o próximo mês. Assim, consegue se preparar para atender à demanda.

    Paralelamente, o departamento de estoque avalia se é preciso fabricar mais itens e transmite a informação à produção. O financeiro, por sua vez, tem a chance de prever o faturamento com mais assertividade.

    Esta é apenas uma amostra do que é comércio unificado. Contudo, não mostra todo o potencial da estratégia. Para entender melhor, você precisa conhecer também as vantagens. 

    Por esse motivo, listamos as principais no próximo tópico. Antes, fique com esta dica de leitura: “Unified Commerce: por que é considerado o futuro do varejo?

    Quais as vantagens do comércio unificado?

    Estas são algumas das principais vantagens do comércio unificado para a sua empresa:

    • aumento da eficiência operacional;
    • melhora da experiência do cliente (o que aumenta as chances de conversão);
    • geração de dados para embasar decisões;
    • obtenção de insights em tempo real;
    • eliminação de gargalos no fluxo de venda;
    • redução de custos operacionais;
    • aprimoramento da gestão logística e de estoque.

    Já para os seus clientes, há estas vantagens:

    • possibilidade de migrar entre diferentes canais de compra sem comprometer o fluxo de aquisição;
    • acesso aos mesmos produtos sem diferença de preços nos meios on e offline;
    • diferentes opções de recebimento e retirada de produtos, como Click & Collect e locker de autoatendimento;
    • flexibilidade para troca ou devolução por qualquer canal de venda;
    • atendimento personalizado a partir do histórico de compras e interação.

    Dica! Não deixe de conferir: “O que é unified commerce? Qual sua relação com os meios de pagamento?

    Como funciona o comércio unificado?

    Agora que você sabe o que é o comércio unificado e quais são as principais vantagens, resta entender o funcionamento, na prática.

    O comércio unificado funciona como uma estratégia de centralização, na qual os gestores e seus times acompanham e administram todos os canais da empresa a partir de um único sistema. 

    A formação da infraestrutura do unified commerce parte da integração de diferentes softwares e tecnologias, como:

    • CRM (Customer Relationship Management): sistema de gerenciamento de informações dos clientes que inclui histórico de compras e ajuda a personalizar a experiência;
    • ERP (Enterprise Resource Planning): ferramenta de gestão interna que abrange vários departamentos, como estoques, finanças, vendas e marketing;
    • plataforma de pagamentos omnichannel: essencial para o recebimento de valores de diferentes canais e para garantir checkouts seguros e rápidos;
    • sistema de gestão de estoque: para controle automático da entrada e saída de mercadorias e realização de conferências e inventários;
    • soluções logísticas: tecnologia para definição de rotas e acompanhamento em tempo real de envio dos produtos aos clientes.

    Com recursos como esses, constrói-se um ecossistema único, com a interligação de todas as operações, processos, atividades e fluxos do negócio e uma visão amplificada de diferentes momentos e situações online e offline. 

    Assim, fica muito mais fácil:

    • reconhecer pontos positivos e negativos;
    • identificar oportunidades de melhoria;
    • compartilhar informações entre as áreas;
    • adequar planejamentos;
    • gerar relatórios com detalhamento de dados.

    Quais as diferenças entre comércio unificado e omnichannel?

    Em um primeiro momento, os conceitos parecem iguais. Porém, há diferenças entre comércio unificado e omnichannel significativas. Veja:

    • foco:
      • comércio unificado: visa o equilíbrio entre a experiência do cliente e o aumento da eficiência operacional;
      • omnichannel: estratégia direcionada para aprimorar a jornada de compra do cliente;
    • integração de dados:
      • comércio unificado: todos centralizados em uma única plataforma;
      • omnichannel: integração possível, porém, frequentemente se gerencia os dados por sistemas separados;
    • gestão operacional:
      • comércio unificado: convergência de todos os processos e operações da empresa;
      • omnichannel: foca nas atividades e transações que afetam a experiência do cliente;
    • plataforma:
      • comércio unificado: única, por meio da qual gestores e times administram todos os canais, processos e operações;
      • omnichannel: não raro, exige o uso de mais de um sistema simultaneamente;
    • abrangência:
      • comércio unificado: inclui todas as operações e departamentos do negócio;
      • omnichannel: foca nos canais de vendas e marketing.

    Ficou claro o que é o comércio unificado e a diferença para a construção de um modelo de negócio omnichannel? Como você percebeu, o unified commerce é muito mais amplo e, por esse motivo, é benéfico para a empresa e seus clientes. Desse modo, todos ganham!

    Se você gostou deste artigo, compartilhe nas suas redes sociais e divida o que aprendeu com seus seguidores. Quer aprender mais sobre o que é o comércio unificado? Então leia “Unified commerce é o futuro do varejo? Upgrade do omnichannel

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