
O que é o comércio unificado e por que vale a pena adotar?

Descobrir o que é o comércio unificado pode mudar os resultados do seu negócio. Afinal, a estratégia unifica todos os canais da sua empresa, e não apenas os de venda física e digital. Significa que atendimento, pagamento, logística, produção são centralizados em um mesmo sistema.
O objetivo é entregar aos gestores uma visão de 360 graus e, assim, melhorar o gerenciamento e as tomadas de decisão. Porém, esse não é o limite!
Um dos pontos positivos é que quem vende e quem compra se beneficia das vantagens do comércio unificado — uma jornada de compra mais fluida e livre de gargalos, por exemplo, facilita a rotina dos clientes e evita que o negócio perca vendas.
Achou interessante e quer entender melhor? Então, siga a leitura e confira o que é o comércio unificado, os benefícios, como funciona e a diferença para o conceito omnichannel.
O que é o comércio unificado?
O comércio unificado, ou unified commerce, é uma estratégia de centralização de todos os canais e processos de uma empresa, tanto online quanto offline. Vendas, pagamentos, atendimento ao cliente, marketing, redes sociais, back-office, gestão de estoque e logística são alguns exemplos de áreas abrangidas.
O unified commerce tem como características:
- centralização de dados;
- experiência do cliente;
- visão unificada do negócio e da jornada de compra.
Dessa forma, constrói-se um fluxo operacional muito mais fluido em toda a empresa, e não apenas da área de vendas. Por exemplo, o time comercial tem acesso rápido às campanhas que o setor de marketing preparou para o próximo mês. Assim, consegue se preparar para atender à demanda.
Paralelamente, o departamento de estoque avalia se é preciso fabricar mais itens e transmite a informação à produção. O financeiro, por sua vez, tem a chance de prever o faturamento com mais assertividade.
Esta é apenas uma amostra do que é comércio unificado. Contudo, não mostra todo o potencial da estratégia. Para entender melhor, você precisa conhecer também as vantagens.
Por esse motivo, listamos as principais no próximo tópico. Antes, fique com esta dica de leitura: “Unified Commerce: por que é considerado o futuro do varejo?”
Quais as vantagens do comércio unificado?
Estas são algumas das principais vantagens do comércio unificado para a sua empresa:
- aumento da eficiência operacional;
- melhora da experiência do cliente (o que aumenta as chances de conversão);
- geração de dados para embasar decisões;
- obtenção de insights em tempo real;
- eliminação de gargalos no fluxo de venda;
- redução de custos operacionais;
- aprimoramento da gestão logística e de estoque.
Já para os seus clientes, há estas vantagens:
- possibilidade de migrar entre diferentes canais de compra sem comprometer o fluxo de aquisição;
- acesso aos mesmos produtos sem diferença de preços nos meios on e offline;
- diferentes opções de recebimento e retirada de produtos, como Click & Collect e locker de autoatendimento;
- flexibilidade para troca ou devolução por qualquer canal de venda;
- atendimento personalizado a partir do histórico de compras e interação.
Dica! Não deixe de conferir: “O que é unified commerce? Qual sua relação com os meios de pagamento?”
Como funciona o comércio unificado?
Agora que você sabe o que é o comércio unificado e quais são as principais vantagens, resta entender o funcionamento, na prática.
O comércio unificado funciona como uma estratégia de centralização, na qual os gestores e seus times acompanham e administram todos os canais da empresa a partir de um único sistema.
A formação da infraestrutura do unified commerce parte da integração de diferentes softwares e tecnologias, como:
- CRM (Customer Relationship Management): sistema de gerenciamento de informações dos clientes que inclui histórico de compras e ajuda a personalizar a experiência;
- ERP (Enterprise Resource Planning): ferramenta de gestão interna que abrange vários departamentos, como estoques, finanças, vendas e marketing;
- plataforma de pagamentos omnichannel: essencial para o recebimento de valores de diferentes canais e para garantir checkouts seguros e rápidos;
- sistema de gestão de estoque: para controle automático da entrada e saída de mercadorias e realização de conferências e inventários;
- soluções logísticas: tecnologia para definição de rotas e acompanhamento em tempo real de envio dos produtos aos clientes.
Com recursos como esses, constrói-se um ecossistema único, com a interligação de todas as operações, processos, atividades e fluxos do negócio e uma visão amplificada de diferentes momentos e situações online e offline.
Assim, fica muito mais fácil:
- reconhecer pontos positivos e negativos;
- identificar oportunidades de melhoria;
- compartilhar informações entre as áreas;
- adequar planejamentos;
- gerar relatórios com detalhamento de dados.
Quais as diferenças entre comércio unificado e omnichannel?
Em um primeiro momento, os conceitos parecem iguais. Porém, há diferenças entre comércio unificado e omnichannel significativas. Veja:
- foco:
- comércio unificado: visa o equilíbrio entre a experiência do cliente e o aumento da eficiência operacional;
- omnichannel: estratégia direcionada para aprimorar a jornada de compra do cliente;
- integração de dados:
- comércio unificado: todos centralizados em uma única plataforma;
- omnichannel: integração possível, porém, frequentemente se gerencia os dados por sistemas separados;
- gestão operacional:
- comércio unificado: convergência de todos os processos e operações da empresa;
- omnichannel: foca nas atividades e transações que afetam a experiência do cliente;
- plataforma:
- comércio unificado: única, por meio da qual gestores e times administram todos os canais, processos e operações;
- omnichannel: não raro, exige o uso de mais de um sistema simultaneamente;
- abrangência:
- comércio unificado: inclui todas as operações e departamentos do negócio;
- omnichannel: foca nos canais de vendas e marketing.
Ficou claro o que é o comércio unificado e a diferença para a construção de um modelo de negócio omnichannel? Como você percebeu, o unified commerce é muito mais amplo e, por esse motivo, é benéfico para a empresa e seus clientes. Desse modo, todos ganham!
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