[Guia] Como preparar o e-commerce para o Dia dos Pais
O calendário de datas comerciais de destaque é repleto de oportunidades de vender mais — de se diferenciar da concorrência. De olho no segundo semestre, preparamos este conteúdo para te ensinar como preparar o e-commerce para o Dia dos Pais deste ano!
A importante data cai sempre no segundo domingo do mês de agosto. No caso de 2024, dia 11. Naturalmente, o comércio aproveita os 40 dias de antecedência para impulsionar suas vendas durante o mês de julho e no início de agosto.
Em 2023, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) registrou um crescimento de 2,3% no varejo entre os dias 7 e 13 de agosto, que antecederam o Dia dos Pais na ocasião.
Entretanto, o e-commerce teve uma média ainda mais alta que o segmento presencial: o aumento foi de 6,3% para as vendas on-line.
Os dados mostram que há potencial para aproveitar o embalo do período e aumentar as vendas. Mas antes, aprenda como melhorar a experiência do e-commerce para a época.
Afinal, é preciso criar campanhas de nicho para o Dia dos Pais, promovê-las com inteligência e preparar seus principais canais de vendas para atingir os objetivos.
Vamos falar mais sobre isso?
Continue a leitura para saber como preparar o seu e-commerce para o Dia dos Pais deste ano!
Como preparar o e-commerce para o Dia dos Pais?
A melhor preparação para o Dia dos Pais envolve, acima de tudo, planejamento. O processo começa com meses de antecedência, uma vez que datas comemorativas importantes para o e-commerce se repetem todo ano.
Por isso, é fundamental que lojas virtuais contem com um calendário pronto para mirar nas épocas mais relevantes ao seu segmento de mercado.
Se o Dia dos Pais combina com o público-alvo da sua marca, confira 4 dicas para se preparar para o período!
- Faça um planejamento de vendas para o Dia dos Pais
- Escolha os canais certos para divulgar as campanhas
- Crie uma seção especial no site
- Pense na experiência de pagamento no e-commerce
Aprofunde-se em cada uma delas e aprenda como preparar o seu e-commerce para o Dia dos Pais!
1. Faça um planejamento de vendas para o Dia dos Pais
Este é o momento de mapear o catálogo de produtos do e-commerce e entender quais opções fazem sentido como presentes para o Dia dos Pais.
Em lojas virtuais que vendem camisas de futebol ou produtos para barbear, por exemplo, o processo é ainda mais simples, uma vez que o próprio core business já se conecta com o público-alvo.
Faça também um benchmarking com os dados dos anos anteriores para planejar a estratégia com mais assertividade e aprender com erros e acertos do passado. Dessa forma, é mais fácil definir um plano de ação e a força de vendas ideal para o período.
Afinal, nestes momentos, a gestão de estoque é diferente da que acontece no cotidiano — uma vez que não podem faltar produtos para os clientes.
Por fim, invista em infraestrutura para assegurar o atendimento aos clientes e a capacidade de acessos no site para absorver a alta demanda..
2. Defina promoções e saiba divulgá-las
Depois de uma profunda pesquisa de mercado e de já conhecer o público-alvo, defina quais produtos entram em condições promocionais para divulgação.
Escolha os canais certos — como e-mail marketing, redes sociais e impulsionamento de anúncios pagos — para efetivamente se comunicar com sua audiência.
Destaque, de forma clara e efetiva, a urgência e a importância de presentear o pai na data, e que o seu produto é a escolha perfeita.
Já entre as promoções, medidas tradicionais fazem uma diferença e tanto, como:
- frete grátis;
- desconto progressivo ao comprar mais peças;
- kits promocionais;
- cupons exclusivos para o Dia dos Pais.
3. Crie uma seção especial no site
Criar um banner de destaque na homepage do site que direcione o consumidor para as ofertas também é uma excelente ideia.
Assim, o cliente fica ciente das promoções e navega em um ambiente exclusivo com os itens em desconto.
Nesta seção especial, o consumidor se sente mais confiante para fazer a escolha para o Dia dos Pais, pois encontra todas as opções e condições de forma clara e em um só lugar.
4. Pense na experiência de pagamento no e-commerce
Oferecer uma experiência de pagamento simples, rápida e segura é essencial para melhorar a experiência do e-commerce no Dia dos Pais.
Para você ter uma ideia, 87% dos consumidores expressam frustração quanto aos meios de pagamento em lojas virtuais, segundo a True Layer.
Neste contexto, facilitar o processo de pagamento sem perder a credibilidade é importante para diminuir as taxas de abandono de carrinho e a fuga de consumidores para o concorrente.
Portanto, não meça esforços para manter a experiência do cliente em alta desde a seleção dos produtos até a efetivação do pagamento no checkout.
Como melhorar a experiência do e-commerce para o Dia dos Pais?
Para lidar com a alta demanda do período e oferecer uma experiência de checkout sem ruídos, invista na ferramenta de pagamentos certa para o seu e-commerce no Dia dos Pais.
O Zoop Payments oferece um jornada de pagamento rápida, segura e objetiva para os consumidores da sua marca. Além disso, garante acesso a diversas opções para fechar negócio da forma que lhe for mais conveniente, como::
- boleto de pagamento;
- cartão de crédito e débito;
- Pix;
- carteiras digitais.
Converse com um de nossos especialistas e saiba como preparar e-commerce para o Dia dos Pais com o apoio da Zoop! Dê um Zoop no seu negócio!
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