Crédito recorrente: 5 benefícios que justificam essa oferta!
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!
O crédito recorrente é uma forma de cobrança periódica e automática que acontece diretamente na fatura do cartão de crédito do cliente.
Esse modelo de recebimento de valores é extremamente benéfico para empresas que oferecem serviços contínuos e, por conta disso, precisam cobrar seus usuários regularmente.
Para o conceito sobre pagamento recorrente no cartão de crédito ficar mais claro, considere as cobranças feitas por companhias tais como:
- streamings de música ou filme;
- TV a cabo;
- internet;
- negócios no formato SaaS;
- academias;
- escolas;
- clubes de assinatura, e outros modelos empresariais que cobram mensalidades.
A ideia com esse modelo de recebimento de valores é que a cobrança aconteça automaticamente durante todo o período em que o cliente mantiver contrato ativo com a companhia.
Somente com essa explicação já dá para ter uma boa noção de quais são os benefícios de oferecer crédito recorrente para o seu público, não é mesmo?
Como exemplo, podemos dizer que, do lado dos clientes, a comodidade e a praticidade são as vantagens que mais se destacam.
Já do lado da empresa, a redução da inadimplência e a previsibilidade de faturamento saem na frente.
Quer saber quais são os outros benefícios dessa forma de cobrança e como implementá-la no seu negócio? Basta continuar a leitura deste artigo!
O que é crédito recorrente?
O crédito recorrente é uma forma de cobrança automática na qual o valor do serviço contratado é lançado diretamente na fatura do cartão de crédito do cliente.
Como dissemos logo na abertura deste artigo, essa solução de pagamento é extremamente benéfica para empresas que trabalham com cobranças periódicas, tais como as provenientes de assinaturas e mensalidades.
Com essa solução, negócios desse tipo podem fazer cobranças mensais, bimestrais, semestrais, anuais, ou em outro intervalo mais adequado para a companhia e para os seus consumidores.
Crédito recorrente: como funciona?
O crédito recorrente funciona da seguinte forma: no momento da contratação do serviço, o cliente autoriza que o débito seja feito diretamente na fatura do cartão de crédito que utiliza.
Essa cobrança, por sua vez, continuará acontecendo até ele encerrar, oficialmente, o relacionamento com a empresa — considerando as diretrizes do acordo firmado, geralmente em contrato.
Isso significa que, durante o período estipulado de contratação, o valor pela solução vem na fatura, e ele pode pagá-la da maneira que considerar melhor, por exemplo, quitando o saldo total ou parcial.
Sobre isso, vale destacar que essa escolha em nada interfere no pagamento que a sua empresa receberá pela venda em questão.
O que é cartão recorrente? É o mesmo que crédito recorrente?
Sim, cartão recorrente e crédito recorrente são a mesma forma de cobrança, a qual é feita utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento. Apesar da nomenclatura distinta, ambos têm modos de operação iguais.
Um diferencial que a sua empresa pode ter quanto a isso é oferecer aos seus clientes um cartão private label, que é um cartão que só pode ser usado na rede que o disponibilizou.
Dessa forma, você tem a chance de usufruir de duas abordagens de atração e de retenção de clientes de uma só vez:
- criar e entregar um cartão pensado especialmente para atender às necessidades do seu público-alvo, o que torna a sua marca mais atrativa que as concorrentes;
- trabalhar com a cobrança recorrente, a qual gera diversos benefícios para você e para os consumidores da sua empresa.
Entenda mais sobre isso lendo este artigo: “Cartão de crédito para fidelizar clientes: como utilizar essa estratégia?“
Qual a diferença entre crédito, débito e boleto recorrente?
A diferença entre crédito, débito e boleto recorrente é o meio de pagamento utilizado para a realização da cobrança periódica.
Assim como as cobranças recorrentes podem ser feitas diretamente no cartão de crédito do cliente, elas também podem ser realizadas na conta corrente (débito em conta) ou via boleto bancário.
A escolha de qual desses métodos é mais adequado para a sua empresa depende de fatores como: qual o seu modelo de negócio, e quais são os meios de pagamento preferidos dos seus clientes.
Isso porque, a ideia é entregar opções de pagamento compatíveis com as preferências do seu público-alvo. Desse modo, as chances de conversão aumentam e o risco de perder boas vendas diminui.
Dica! Aproveite que está aqui e leia este artigo: “Quais são os meios de pagamento mais utilizados no Brasil?“
Quais são os benefícios do crédito recorrente para a sua empresa?
Os benefícios do crédito recorrente são muitos, tanto para os clientes quanto para a empresa que trabalha com esse modelo de cobrança.
Entre os principais estão:
- melhora a experiência do cliente;
- aumenta a taxa de fidelização;
- maior previsibilidade de faturamento;
- redução da inadimplência;
- automatiza o processo de cobrança.
Melhora a experiência do cliente
A experiência do cliente é melhorada com o crédito recorrente, visto que não é preciso se lembrar de realizar o pagamento do serviço contratado.
Como a cobrança acontece automaticamente na fatura do cartão, não há como esquecer ou com o que se preocupar.
Além disso, é importante frisar que o pagamento recorrente no cartão de crédito não compromete o limite, permitindo que o cliente continue usando seu cartão para outras compras.
Aproveite e leia também este artigo: “Como melhorar a experiência do cliente? Soluções de pagamento personalizadas podem ser a resposta!“
Aumenta a taxa de fidelização
E justamente por melhorar a experiência do cliente é que há grandes chances de o negócio conseguir elevar a taxa de fidelização.
Devido à comodidade que essa forma de cobrança oferece, o nível de satisfação dos consumidores aumenta, contribuindo para que não queiram migrar para outras companhias.
Maior previsibilidade de faturamento
Considerando também que as cobranças automáticas só encerram quando o cliente finaliza o contrato com a empresa, fica bem mais fácil prever o faturamento, que acaba se tornando recorrente também.
Essa previsibilidade ajuda bastante na gestão financeira do negócio, contribuindo para melhor a organização das finanças, cumprir com os compromissos financeiros e fazer um planejamento mais assertivo.
Redução da inadimplência
As cobranças recorrentes também são ótimas soluções para ajudar um negócio a reduzir a inadimplência, e o motivo é justamente a sua principal característica: o fato de os valores serem lançados automaticamente na fatura do contratante, evitando que esse deixe de pagar por esquecimento ou qualquer outra razão.
Automatiza o processo de cobrança
O lançamento de cobranças recorrentes no cartão de crédito dos consumidores ajuda a automatizar esse processo na empresa, gerando economia de tempo, aumento da produtividade e as chances de erros que tendem a acontecer quando as tarefas são feitas manualmente.
Sugestão! Não deixe de ouvir este episódio do Papo na Nuvem:
Então por que continuar oferecendo o cartão de crédito como meio de pagamento?
O cartão de crédito segue como um dos meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros.
De acordo com o relatório “The Global Payments Report” da Worldpay from FIS, no e-commerce esse método de pagamento ocupa o primeiro lugar entre as ofertas das empresas (45%), assim como nos pontos de venda (35%).
Segundo a Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, no 3° trimestre de 2022, foram transacionados R$ 827 bilhões via cartão de crédito, um aumento de 20% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Em quantidade de transações foram 10 bilhões, o que representa 21% de crescimento também em relação ao ano de 2021.
Aqui, vale lembrar que não oferecer a solução de pagamento preferida dos clientes pode resultar em significativas perdas de vendas.
Conforme apontado no Relatório de Tendências 2022 da Zoop, 80% dos consumidores que não encontraram o meio de pagamento que queriam deixaram de concluir um pedido.
Como oferecer pagamento recorrente no cartão de crédito aos clientes?
Achou a cobrança recorrente via cartão de crédito interessante para o seu negócio, mas não sabe como implementá-la? Sem problemas! Nós diremos como fazer isso.
A melhor forma de trazer esse modelo de recebimento de valores para a sua empresa é por meio de uma plataforma de pagamento recorrente.
Consiste em uma ferramenta que viabiliza o recebimento de valores periódicos dos clientes, a qual pode ser integrada ou não na página de venda da empresa. A Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, oferece essa solução.
Com o Zoop Payments você pode construir soluções de cobrança em cartões de crédito, Pix e boleto diretamente do site ou aplicativo móvel.
Entre agora mesmo com um dos especialistas de Zoop e confira, em detalhes, como essa solução funciona e quanto pode contribuir com a sua empresa!
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.