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    Meios de pagamento: qual é a payment experience na foodtech?

    06 de janeiro de 2024
    Por Redação Zoop
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    Os meios de pagamento oferecidos por uma foodtech podem ser vistos como um importante diferencial competitivo para as empresas desse setor. 

    No entanto, mais do que apenas diversificar os métodos de pagamento disponibilizados, pensar na experiência do cliente é fundamental. E é justamente neste ponto que entra o conceito chamado payment experience.

    Payment experience, que, na tradução para o português, significa “experiência de pagamento”, refere-se à entrega de uma jornada de pagamento com etapas fluidas e, principalmente, seguras.

    A ideia é garantir que o ato de pagar por uma aquisição seja feito de forma simples, intuitiva e rápida, sem que o cliente precise passar por várias fases ou informar muitos dados.

    Mas por quais motivos implementar o conceito payment experience em uma foodtech se tornou interessante? 

    Um dos mais importantes, especialmente quando se fala em vendas online, é que problemas com meios de pagamento estão na lista de situações que levam os consumidores a abandonar seus carrinhos.

    Conforme um levantamento realizado pela companhia Moosend, plataforma de automação de e-mail marketing, 7 a cada 10 checkouts ficam incompletos, ainda que o produto e/ou serviço seja bom.

    Entre as principais causas do abandono do carrinho, relacionadas aos meios de pagamento, estão: 

    • métodos de pagamentos limitados;
    • problemas ao optar por pagamento com cartão de crédito.

    Aqui, já dá para ter uma boa ideia do quanto situações como essas refletem em perda de clientes e de faturamento, além de comprometer a imagem da empresa, concorda?

    A fim de evitar que isso aconteça na sua foodtech, siga a leitura deste artigo e confira a importância de aplicar a payment experience no seu negócio e, claro, como fazer isso.

    Payment experience e tecnologia: qual é a relação?

    Como a tecnologia pode contribuir com o payment experience? Não só em foodtechs como em qualquer ramo de negócio, a inovação tecnológica veio para trazer mais conveniência aos empreendedores e consumidores.

    Em termos de agilidade, processos automatizados tornaram a aprovação de pagamentos digitais ainda mais rápida do que antigamente. Além disso, com métodos como o invisible payment, o checkout é muito mais ágil e intuitivo para o cliente.

    A tecnologia também trouxe mais segurança, como podemos ver na presença de criptografia de ponta a ponta nas principais ferramentas de pagamento online ou offline que surgiram nos últimos anos, assim como nos processos de autenticação em dois fatores.

    Por fim, temos a conveniência, que se manifesta nos diversos meios de pagamento disponíveis em apenas um checkout, a tokenização, o surgimento das carteiras digitais e a possibilidade de usufruir dessas tendências de qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer dispositivo.

    Quais estratégias utilizar para promover a experiência de pagamento em foodtechs?

    Foodtechs são empresas que se baseiam no uso da tecnologia para criar soluções que ajudam a aprimorar o setor alimentício.

    De acordo com o relatório Foodtech Report — da Outcast Ventures, empresa de investimentos especializada em foodtech, em parceria com a Distrito, plataforma de inovação para startups, empresas e investidores —, já existem 337 startups desse modelo no nosso país, divididas da seguinte forma:

    • Super Foods & CPG: companhias que usam a tecnologia para desenvolver novas categorias de alimentos e bebidas — total: 99;
    • Food Delivery & Logistic: serviço de entrega de alimentos diretamente para consumidor final — total 75;
    • Smart Kitchen & Restaurant Tech: soluções voltadas para aprimoramento da gestão dos processos internos das cozinhas — total 58;
    • Farm to table: desenvolvimento de estratégias que reduzem a distância entre produtor e consumidor final — total 40;
    • Food Safety & Traceability: recursos tecnológicos que ajudam a aumentar a vida útil dos alimentos e a identificar quais não estão próprios para consumo — total 29;
    • Consumer Apps & Services: desenvolvimento de apps que facilitam o acesso a informações sobre nutrição, melhores formas de alimentação e afins — total 19;
    • Waste Management: soluções que objetivam a redução de desperdícios de alimentos — total 17.

    Para falarmos sobre a relação entre foodtech e payment experience, usaremos a categoria Food Delivery & Logistic como exemplo. 

    Entregando payment experience em foodtechs

    Considerando que as foodtechs são companhias pautadas em tecnologia, nada mais lógico e esperado do que suas soluções de pagamento terem o mesmo embasamento, concorda?

    No caso de uma empresa de delivery de alimentos, como o iFood, o uso dos pagamentos invisíveis é uma ótima maneira de melhorar a experiência de pagamento dos clientes.

    Os pagamentos invisíveis, ou invisible payments, são aqueles que não requerem nenhuma ação do consumidor para serem concluídos. 

    Resumidamente, o cliente faz o cadastro no aplicativo, insere os dados do seu meio de pagamento preferido e, a partir daí, realiza todas as compras com apenas um clique.

    Essa é uma excelente maneira de melhorar a experiência de pagamento do comprador porque evita que, a cada novo pedido, ele tenha que digitar novamente todos os seus dados de cobrança.

    Aqui, vale destacar que esse é apenas um exemplo de como o conceito de payment experience pode ser aplicado em foodtechs. 

    A oferta de diferentes meios de pagamento — especialmente os mais modernos e inovadores como o Pix no checkout e as carteiras digitais — também fazem parte dessa estratégia.

    Quais os benefícios de planejar o payment experience?

    Com isso, alguns dos benefícios que podem ser colhidos com essa implementação são:

    • redução do tempo gasto pelo cliente na etapa de pagamento;
    • fomento às compras não programadas;
    • atendimento às atuais expectativas dos consumidores;
    • aumento do nível de satisfação dos clientes;
    • elevação do poder de atração e de fidelização da marca. 

     Como podemos ver, as vantagens de planejar o payment experience geram benefícios não só para o cliente, mas também para otimização da gestão financeira de pagamentos das empresas, favorecendo ainda o aumento da fidelização e vendas.

    Dica! Leia este artigo para entender mais sobre esse meio de pagamento: “Invisible payment: por que essa solução ajuda a conversão de vendas?

    Por que entregar boas experiências com meios de pagamento?

    Atualmente, os consumidores estão em busca de boas e satisfatórias experiências em todas as etapas de suas jornadas de compras

    Isso abrange desde o momento em que eles têm o primeiro contato com a marca, passando pela descoberta das soluções que resolverão seus problemas, até chegar na fase do pagamento e da conclusão da aquisição.

    O relatório CX Trends da Zendesk, empresa de CRM voltada para atendimento ao cliente, traz dados que comprovam essa percepção.

    Segundo o levantamento, 60% dos entrevistados afirmam que, agora, têm padrões mais altos de exigência de atendimento ao cliente do que tinham antes da pandemia. 

    Isso reflete também no quanto gastam com as companhias: 98% afirmam que gastarão mais com empresas que oferecem sua opção preferida de atendimento ao cliente (pesquisa Latam).

    Trazendo esse nível de exigência mais elevado aos métodos de pagamento, nosso Relatório de Tendências revelou que 80% dos consumidores que não encontraram o meio de pagamento que queriam deixaram de concluir um pedido.

    Ou seja, focar em payment experience é uma estratégia essencial para:

    • atender às atuais necessidades e preferências dos clientes;
    • atrair e fidelizar compradores;
    • evitar que possíveis clientes migrem para um dos seus concorrentes;
    • não deixar com que boas vendas sejam perdidas por conta dos meios de pagamento;
    • elevar o faturamento.

    Entenda mais sobre como os novos hábitos de consumo têm provocado uma transformação nos meios de pagamento assistindo a este vídeo exclusivo!

    Como promover a payment experience na sua foodtech?

    Firmar parceria com uma fintech as a service (FaaS) é uma das melhores maneiras de implementar o conceito payment experience na sua foodtech.

    Entre os principais motivos, é que as FaaS entregaram a tecnologia necessária para a criação de soluções de pagamento que podem ser personalizadas de acordo com as regras do negócio e preferências do público-alvo.

    Dessa forma, a empresa consegue atender seus clientes de forma muito mais pontual, indo ao encontro do que eles esperam que seja entregue pela marca.

    A Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, pode ajudar você com isso por meio do Zoop Payments.

    O Zoop Payments é uma ferramenta que permite a construção de cobranças em cartões de crédito, Pix e boleto diretamente do site ou aplicativo móvel, com transações liquidadas diretamente na sua conta, sem custo adicional.

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