
Taxa de cartão de crédito para lojista: como otimizar custos?

A taxa de cartão de crédito para lojista é um percentual que as operadoras de maquininhas e adquirentes (intermediadores) cobram do vendedor sobre cada venda paga por esse meio de pagamento. O custo varia conforme a bandeira do cartão, o tipo de contrato e o prazo de recebimento.
Deixar de aceitar cartão de crédito dos clientes, devido a essa cobrança, não é uma opção. Afinal, trata-se de um dos meios de pagamento que os brasileiros mais usam. Recusá-lo no checkout é o mesmo que dizer não para boas vendas.
Portanto, o ideal é entender quais são e como funcionam as taxas de cartão de crédito para lojistas, a forma de cálculo e as melhores estratégias para reduzir o impacto desse custo.
É sobre esse assunto que falaremos agora. Siga a leitura e confira!
O que é a taxa de cartão de crédito para lojista?
A taxa de cartão de crédito para lojista (MDR) é uma porcentagem que os agentes responsáveis pela transação financeira — operadora da maquininha, bandeira do cartão e banco emissor — cobram sobre cada valor que o vendedor recebe por esse método de pagamento.
MDR é a sigla para o termo em inglês “Merchant Discount Rate” — que na tradução direta para o nosso idioma significa “Taxa de Desconto do Comerciante”. A cobrança tem por objetivo suprir custos relacionados a:
- processamento da transação financeira;
- manutenção das redes de pagamento;
- prevenção a fraudes.
Por esses motivos, apesar de onerosa para o lojista, pagar uma taxa para vender no cartão de crédito é importante, pois é a forma que as empresas de pagamento têm de garantir a segurança nas transações.
Além disso, permite às lojas aceitar um dos meios financeiros mais usados no Brasil. De acordo com a pesquisa da Zoop, em parceria com a PiniOn, o cartão de crédito ocupa o quarto lugar no ranking, com 53% de utilização, atrás apenas do Pix, que conta com 77%.
Confira os principais pontos da pesquisa no artigo “Meios de pagamento mais usados no Brasil”
Qual é a taxa de juros do cartão de crédito e como é o cálculo?
Para entender qual é a taxa de juros do cartão de crédito, o primeiro passo é conhecer as variáveis que compõem a cobrança. Estas são as principais:
- adquirente e subadquirente: empresas financeiras responsáveis por intermediar o pagamento entre as partes envolvidas na transação financeira;
- bandeira do cartão: instituições que licenciam a marca do meio de pagamento e definem regras de segurança e padrões tecnológicos, a exemplo da Visa, Mastercard, Elo e American Express;
- tipo de pagamento: crédito à vista ou parcelado (este costuma ter taxa de juros maior);
- número de parcelas: quantas vezes o cliente pode dividir o valor da compra. Quanto mais extenso o parcelamento, maior a taxa de juros do cartão de crédito;
- prazo de recebimento: período de transferência do valor da venda para a conta do lojista, já descontada a MDR;
- modelo de cartão: se nacional ou internacional (o segundo tende a ter tarifas mais elevadas);
- perfil do lojista: altos volumes de vendas facilitam negociações para redução da taxa de cartão de crédito na maquininha.
Quem vende não precisa calcular a MDR, pois o sistema da instituição financeira realiza a conta automaticamente e repassa o valor já com o desconto.
O importante é ter ciência do percentual da taxa de cartão de crédito para lojista, as variáveis e mensurar quanto a cobrança afeta a margem de lucro do negócio.
Sugestão de leitura para você: “Como criar um cartão de crédito do seu negócio? Dicas úteis!”
Taxas de cartão de crédito para lojistas: a diferença entre as operadoras
As taxas de cartão de crédito para lojistas variam conforme a empresa responsável pelo meio de pagamento. Por esse motivo, antes de firmar o contrato, é crucial fazer uma boa pesquisa de mercado e comparar os valores, a fim de impactar o mínimo possível a lucratividade do negócio.
Na Zoop, por exemplo, o percentual difere entre os planos, os quais criamos para atender necessidades empresariais distintas, garantir eficiência e máxima segurança nas transações.
O plano PRO é ideal para lojistas que preferem receber o pagamento total das vendas imediatamente. Já no plano STANDARD, o repasse do valor segue o fluxo de parcelamento.
Estas são outras variáveis da taxa de cartão de crédito da Zoop:
- modalidade da transação: com cartão presente ou cartão não presente;
- tipo de negócio: a partir da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) do CNPJ principal.
Assista ao vídeo abaixo e entenda melhor!
Qual a influência da maquininha na taxa de cartão de crédito?
A taxa de cartão de crédito na maquininha muda conforme: modelo de cobrança, adquirente, prazo de recebimento dos valores, tipo de cartão e bandeira e formas de pagamento.
Devido a essas variáveis, é fundamental escolher a opção certa para evitar impactos negativos na margem de lucro do negócio.
Estes são os principais critérios a considerar antes de tomar a decisão:
- meios de pagamento que o equipamento aceita;
- bandeiras compatíveis;
- compatibilidade com diferentes tecnologias, principalmente NFC (aproximação);
- suporte e atendimento da adquirente;
- tempo de mercado e expertise;
- facilidade de integração com sistemas de gestão financeira;
- percentual da taxa para vender no cartão de crédito.
Temos um artigo com dicas que ajudarão você. Confira: “Como escolher a melhor maquininha de cartão White Label?”
O estabelecimento pode cobrar a taxa da maquininha do cliente?
Sim, o estabelecimento pode cobrar a taxa da maquininha do cliente, desde que cumpra algumas regras:
- transparência e justificativa: informar ao cliente os motivos do repasse da taxa de cartão de crédito na maquininha;
- diferença de preços: com precificação menor se o consumidor optar por outro método, a exemplo do Pix;
- não incluir outras taxas: como antecipação de recebíveis;
- oferecer outros meios de pagamento: para não obrigar o cliente a pagar com cartão de crédito.
Confira o nosso artigo com a explicação completa: “Posso repassar a taxa da maquininha para o cliente?”
6 dicas para reduzir as taxas de cartão de crédito para lojistas
Agora que você sabe o que é e como funciona a taxa de cartão de crédito para lojista, que tal descobrir como reduzir o impacto dessa cobrança?
Estas são as melhores dicas que temos para você:
- negocie as taxas com a adquirente e use as particularidades da sua empresa como argumento, a exemplo do volume de vendas;
- compare diferentes maquininhas para encontrar a que oferece o melhor custo-benefício;
- use a antecipação de recebíveis só quando necessário, visto que essa prática eleva o valor da taxa para vender no cartão de crédito;
- crie ofertas que induzam os clientes a usarem a função débito ou Pix;
- evite parcelamentos longos sem repassar os custos ao consumidor, pois afetará sua margem de lucro e fluxo de caixa;
- escolha prazos de recebimento mais amplos, sempre que possível.
A taxa de cartão de crédito para lojista é um valor que influencia diretamente a rentabilidade do seu negócio. Por esse motivo, é fundamental que você entenda como a cobrança funciona e a gerencie corretamente, a fim de evitar impacto negativo no seu lucro e, ao mesmo tempo, definir uma estratégia financeira mais eficiente.
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