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    Impacto dos meios de pagamento nas vendas: como melhorar?

    10 de julho de 2025
    Por Redação Zoop
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    Se você busca estratégias e novas abordagens para o seu negócio vender mais e crescer, precisa considerar o impacto dos meios de pagamento nas vendas. Afinal, esta é a última etapa da jornada de compra do cliente e qualquer obstáculo ou dificuldade pode levá-lo a desistir da aquisição.

    Para você ter uma ideia de como os meios de pagamento impactam as vendas, uma pesquisa do Opinion Box revelou que 22% dos brasileiros abandonam carrinhos no e-commerce quando o site/app não transmite segurança na hora de pagar a compra.

    Outros 16% desistem quando não encontram o método de pagamento que gostariam de usar, e 10% abdicam da aquisição quando o checkout é longo e exige o preenchimento de muitas informações.

    E mais! 57% dos entrevistados concordam totalmente que quanto mais rápida é a etapa de pagamento no e-commerce, mais chances de conquistá-los. Por outro lado, 31% afirmam que quando desistem na última fase da compra, dificilmente voltam.

    Apesar de os dados apontarem o impacto do comportamento do consumidor nos meios de pagamento em vendas online, dá uma boa noção do que pode acontecer nas transações presenciais.

    Você não quer perder nenhuma oportunidade de vender, certo? Então, siga a leitura deste artigo e confira:

    • o que são meios e formas de pagamento;
    • quais são os meios e as formas de pagamento mais utilizados;
    • as tendências dos meios de pagamento;
    • como analisar o impacto dos meios de pagamento nas vendas;
    • o impacto do comportamento do consumidor nos meios de pagamento;
    • como otimizar o processo de pagamento;
    • vantagens de otimizar meios de pagamento;
    • como os meios de pagamento impactam as vendas.

    O que são meios e formas de pagamento?

    Os meios de pagamento são todas as ferramentas que uma pessoa pode usar para saldar uma aquisição. Já as formas de pagamento se referem à maneira como um produto ou serviço será pago, isto é, a condição. Todavia, no Brasil, é comum o uso dos dois termos como sinônimos. 

    No caso, os meios contam com opções como:

    • cartão de crédito;
    • cartão de débito;
    • Pix;
    • carteira digital.

    Já as formas são:

    • à vista;
    • a prazo;
    • com data futura.

    Estes são alguns exemplos da combinação entre métodos e condições de pagamento:

    • à vista com dinheiro ou Pix;
    • a prazo com cartão de crédito;
    • data futura com boleto bancário ou Buy Now, Pay Later

    Leia também: Formas de pagamento: quais oferecer para seus clientes? 13 opções!

    Quais são os meios e as formas de pagamento mais utilizados?

    Conhecer as preferências dos clientes na hora de pagar é fundamental para amenizar o impacto dos meios de pagamento nas vendas. O motivo é que você saberá exatamente o que oferecer aos seus clientes para evitar que desistam da compra.

    Segundo a Febraban, o mais utilizado em 2023 foi o Pix, com quase 42 bilhões de transações durante o ano e crescimento de 75% na adesão em comparação a 2022.

    As movimentações de valores via sistema de pagamento instantâneo superaram a soma do cartão de crédito, cartão de débito, boleto bancário, cheques, TEC, TED e DOC, que totalizaram quase 39,4 bilhões no mesmo período.

    De acordo com a pesquisa que fizemos em parceria com a PiniOn, o Pix também ocupa o primeiro lugar no ranking dos meios e formas de pagamento mais utilizados entre os brasileiros. 

    Pelo nosso levantamento, temos esta sequência:

    • Pix (77%);
    • cartão de crédito (53%);
    • dinheiro (46%);
    • cartão de débito (37%);
    • carteira digital (24%);
    • Pix parcelado (9%).

    No que se refere à frequência de uso:

    • Pix (63%);
    • cartão de crédito (35%);
    • dinheiro (14%);
    • cartão de débito (14%);
    • carteira digital (7%);
    • Pix parcelado (2%).

    Esses números deixam clara a importância de diversificar os meios de pagamento que sua empresa oferece, como uma estratégia para atender diferentes camadas de consumidores e, assim, não perder nenhuma oportunidade de venda.

    Extra! Conheça o Pix da Zoop, solução de pagamento online e presencial!

    Quais são as tendências dos meios de pagamento?

    Outra ótima maneira de entender e lidar com o impacto dos meios de pagamento nas vendas é conhecer as tendências deste mercado.

    Uma pesquisa da PwC e da consultoria estratégica Strategy& revelou que haverá um aumento de mais de 80% nos volumes de pagamentos virtuais em todo o mundo até 2025. A quantidade de transações chegará a quase 1,9 trilhão por ano e a expectativa é a triplicação deste número até 2030. 

    A América Latina é a quarta região do mundo com crescimento mais expressivo no que se refere ao uso de soluções de pagamento virtuais (55%).

    Entre os países deste território, o Brasil se destaca devido às inovações que o Banco Central traz, principalmente o Pix, que une novas tecnologias e características como interoperabilidade, redução de custos e concorrência aberta.

    Somada à percepção da PwC, vale citarmos a pesquisa que realizamos em parceria com o Instituto Qualibest, a qual mostrou as seguintes tendências dos meios de pagamento:

    1. pagamento por aproximação (no formato Tap to Pay);
    2. cashless economy;
    3. ascensão do Pix.

    Entenda os detalhes no artigo: Meios de pagamento: veja as 3 principais tendências! 

    Como analisar o impacto dos meios de pagamento nas vendas?

    É possível analisar o impacto dos meios de pagamento nas vendas pelos resultados do negócio, em números como:

    • taxa de conversão;
    • valor do ticket médio;
    • percentual de inadimplentes;
    • quantidade de carrinhos abandonados em um determinado período.

    Fatores como poucas opções de métodos e condições de pagamento, checkout com cadastros longos e sensação de insegurança refletem diretamente — e de maneira negativa — a tomada de decisão dos clientes.

    Logo, resultados fora do esperado apontam que os impactos dos meios de pagamento nas vendas da sua empresa são negativos e que é hora de ajustar a sua estratégia.

    Ao diversificar e modernizar os métodos e as formas de pagamento, garantir a segurança e disponibilizar as opções preferidas do seu público-alvo, notará benefícios como:

    • aumento no volume de vendas;
    • crescimento da capacidade de atrair e fidelizar clientes;
    • conquista de novos grupos de consumidores;
    • facilidade de expansão do negócio para novos mercados.

    E o impacto do comportamento do consumidor nos meios de pagamento? 

    Percebe-se o impacto do comportamento do consumidor nos meios de pagamento em dois momentos opostos: quando o seu negócio perde clientes e quando ganha.

    Parece redundante, mas se você avaliar tudo o que dissemos até aqui e as pesquisas que apresentamos, verá que a hora de pagar uma compra é o real momento de decisão do comprador.

    Nesta etapa, de nada adianta as estratégias que adotou anteriormente, como um bom marketing e precificação abaixo da média do mercado. Se o cliente não puder pagar a compra como prefere, não há venda e você perde todo o trabalho anterior. 

    Uma das melhores maneiras de evitar esse tipo de situação é melhorar a sua oferta de métodos e formas de pagamento e deixá-los mais fluidos e otimizados.

    Como otimizar o processo de pagamento? 5 dicas

    Para otimizar o processo de pagamento do seu negócio, você deve:

    1. aprimorar o design e o fluxo do checkout: com a eliminação de etapas desnecessárias e redução de informações obrigatórias;
    2. testar a usabilidade e coleta de feedback do cliente: a fim de identificar pontos de melhoria na última etapa de compra;
    3. utilizar um gateway de pagamento confiável, rápido e seguro: ferramenta que conecta os participantes de uma transação financeira (vendedor, comprador e instituição bancária);
    4. adotar ferramentas de prevenção de fraudes: para aumentar a segurança dos dados e evitar golpes contra a sua empresa e seus clientes;
    5. usar recursos que incentivam novas compras: a exemplo de pagamento com um clique ou recorrente.

    Leia também: Quais são as principais tendências do pagamento recorrente?

    9 vantagens de otimizar meios de pagamento

    Estas são as principais vantagens de otimizar meios de pagamento:

    1. aumento das taxas de conversão e do valor médio do pedido;
    2. redução de atritos no processo de checkout;
    3. diminuição do número de carrinhos abandonados no e-commerce;
    4. melhora da experiência do cliente e estímulo à fidelização;
    5. garantia de conformidade com os padrões de segurança de pagamento;
    6. mitigação de fraudes e golpes financeiros;
    7. facilidade para trabalhar com o conceito omnichannel;
    8. checkouts mais rápidos, dinâmicos e seguros;
    9. conquista de um importante diferencial competitivo.

    A combinação dessas vantagens gera o resultado que você mais espera: um impacto positivo dos meios de pagamento nas vendas, efeito alcançável por meio de uma estratégia que envolve:

    • diversificação;
    • tecnologias modernas
    • garantia de segurança.

    Como os meios de pagamento impactam as vendas? Case Zoop e OLX!

    Os meios de pagamento da OLX contam com a tecnologia da Zoop! A empresa global de comércio eletrônico, líder no mercado de compra e venda online, fechou parceria com a fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, com o objetivo de melhorar e potencializar a jornada de consumo de seus clientes.

    A busca por esse resultado começou na pandemia de Covid-19, quando a OLX percebeu a necessidade de ir além e oferecer soluções de pagamento que se tornassem verdadeiros pilares para propiciar operações de compra e venda mais seguras na plataforma.

    Regina Botter, General Manager na OLX, destacou o posicionamento durante sua participação na primeira edição do Zoop Summit, evento que reuniu alguns dos parceiros da nossa Fintech as a Service, como iFood, Nubank e Itaú.

    A princípio, a OLX construiu um sistema de pagamento internamente. No entanto, percebeu que, com a tecnologia da Zoop, poderia ir muito mais longe e conquistar tempo livre para focar em seu negócio.

    Qual o objetivo da parceria entre OLX e Zoop?

    Desenvolvimento, implementação e entrega de serviços bancários, soluções e meios de pagamento. E tudo com a própria marca!

    Essas são as ofertas que a OLX entrega aos usuários de sua plataforma de compra e venda online com a ajuda da tecnologia da Zoop.

    Um dos principais objetivos da empresa de comércio eletrônico é melhorar a jornada de consumo dos clientes e garantir muito mais fluidez e segurança nos processos. Para tal, considerou a área de pagamento como o principal pilar da estratégia.

    Como mencionado, a necessidade surgiu durante a pandemia, quando o marketplace percebeu que poderia atuar como um fomentador da economia circular e, assim, contribuir para a geração de novas fontes de renda para milhares de brasileiros que sentiram os reflexos negativos daquele período.

    Inclusive, durante o Zoop Summit, Regina Botter destacou: “A mudança acontece quando existe um grande impulso”.

    Dica! Aproveite e confira a participação da OLX em um dos painéis da primeira edição do Zoop Summit!

    Quais são as vantagens de usar a tecnologia da Zoop?

    A parceria entre as duas companhias substitui o sistema que a OLX criou internamente e deu lugar ao ingresso de uma solução que agrega muito mais qualidade aos produtos e serviços financeiros desenvolvidos e entregues aos clientes finais do marketplace.

    Estes foram os principais resultados da empresa de compra e venda online ao usar a tecnologia da Zoop para fornecer meios de pagamento e serviços bancários próprios:

    • automatização e centralização dos processos de pagamento;
    • diminuição do tempo para implementação das soluções;
    • mais fluidez na jornada de consumo dos usuários da plataforma;
    • aumento do nível de segurança dos processos financeiros;
    • elevação da taxa de conversão;
    • ganho de eficiência e velocidade para o desenvolvimento de novos produtos financeiros;
    • garantia de foco no core business da plataforma de venda.

    Somado a estes pontos, o controle e gerenciamento das vendas passaram para um dashboard único. Assim, o marketplace conquistou um processo de conciliação muito mais prático, rápido e preciso.

    Todas as mudanças aconteceram sem que a OLX precisasse se preocupar com as questões regulatórias características do mercado de meios de pagamentos, pois a Zoop também cuidou dessa parte.

    Como criar suas próprias soluções e meios de pagamento com a Zoop? 

    A Zoop oferece a tecnologia financeira necessária para você e seu time criarem e entregarem soluções e meios de pagamento próprios, personalizados conforme as necessidades do público-alvo e regras da empresa. E tudo com a marca da sua empresa!

    Com a nossa solução de pagamento é possível desenvolver jornadas de compra unificadas, consolidar dados de vendas on-line e off-line em um mesmo lugar. Tenha uma visão completa do fluxo de venda da sua companhia e mantenha o cliente no foco da sua operação.

    Já o Zoop Banking fornece a estrutura para a construção de um banco digital completo e liberta você, seus clientes e parceiros das regras dos modelos bancários tradicionais, além de gerar uma nova fonte de receita para o negócio.

    A Zoop é uma Fintech as a Service líder de mercado, com mais de 10 anos de história e mais de 650 parceiros em sua base. Veja nossos números:

    • mais de R$ 35 bilhões movimentados anualmente em banking;
    • mais de 540 marketplaces;
    • mais de 14 milhões de estabelecimentos comerciais;
    • mais de 570 mil contas digitais.

    Faça como OLX, iFood, Nubank, Itaú Shop, Infracommerce, Elo7 e tantas outras companhias: construa soluções, meios de pagamento e serviços bancários com a tecnologia da Zoop e com a sua marca!

    Entre em contato agora e confira como. 

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