Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    mercado

    Edutech: como criar soluções de crédito personalizadas? 2 formas!

    08 de março de 2023
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    Existem, basicamente, duas formas distintas de uma edutech trabalhar com soluções de crédito, que são: a criação de um sistema de cobrança denominado crédito recorrente, e a oferta de crédito empresarial para seus parceiros de negócio.

    Isso mesmo! Caso você ainda não saiba, uma startup edutech pode atuar como instituição financeira sem precisar se tornar uma — e esse mesmo princípio se estende para outras empresas, dos mais variados segmentos.

    Tanto uma solução de crédito quanto a outra é possível de se tornar realidade ao firmar parceria com uma fintech as a service.

    Uma fintech as a service é uma fintech que oferece a tecnologia necessária para que outras fintechs, startups e negócios dos mais variados segmentos possam criar e oferecer os seus próprios meios de pagamento.

    Tudo isso acontece sem que o contratante precise se desviar do seu core business, se preocupar com questões regulatórias típicas do setor financeiro, ou com o desenvolvimento e testes dos produtos e/ou serviços que serão criados.

    Tem uma edutech e quer saber, em detalhes, como isso funciona? Então siga a leitura deste artigo e confira!

    Quais soluções de crédito podem ser oferecidas por uma edutech?

    Como dissemos logo na abertura deste artigo, a princípio, existem duas soluções de créditos que podem ser oferecidas por uma edutech — ou edtech, como também pode ser chamada — que são:

    • crédito recorrente;
    • crédito empresarial.

    Crédito recorrente

    O crédito recorrente é um modelo de cobrança automática e periódica, cujo valor da contratação dos serviços é debitado diretamente na fatura do cartão de crédito do cliente.

    Essa é uma opção de pagamento bastante vantajosa para as edutech, principalmente para aquelas que trabalham no formato “as a service” ou de clube de assinatura.

    Sobre isso, vale destacar o apontado no relatório “Mapeamento Edtech 2022”, realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), com a Deloitte e a AWS Edstart.

    O levantamento revelou que existem 813 edutechs no Brasil, as quais atuam sob os seguintes modelos de negócio:

    • SaaS (Software as a Service): 42%;
    • venda direta: 22%;
    • clube de assinatura recorrente: 17%;
    • marketplace: 6%;
    • licenciamento: 4%;
    • consumer: 3%;
    • taxa sobre transações: 3%;
    • API (Application Programming Interface) 2%;
    • hardware: 1%;
    • venda de dados: 1%.

    Principais vantagens do crédito recorrente

    Entre as vantagens que essas startups podem ter ao disponibilizarem para seus clientes uma solução de pagamento recorrente como essa, estão:

    • redução da taxa de inadimplência: visto que a cobrança é automática;
    • aumento da taxa de fidelização: graças à comodidade e praticidade que esse meio de pagamento oferece;
    • melhora da experiência do cliente: o que ajuda a elevar o seu nível de satisfação, se tornando mais um motivo de retenção;
    • previsibilidade de faturamento: já que a cobrança só é suspensa quando o contrato é finalizado.

     

    Dica! Não deixe de ler este artigo: “Assinatura recorrente: por que é vista como o futuro da personalização das soluções de pagamento?

    Crédito empresarial

    Dependendo do porte e do modelo de negócio, uma edutech também pode oferecer crédito empresarial para os seus parceiros de negócio.

    Mas, afinal, o que é crédito empresarial? Trata-se de um tipo de empréstimo oferecido entre empresas

    Ou seja, neste caso, a edtech ofereceria essa facilidade para as companhias que usufruem dos seus produtos e serviços e que, por algum motivo, precisam de capital para injetar em seus negócios.

    Essa forma de atuação pode ser bastante promissora para as startups de educação, especialmente se considerarmos outro dado apontado pelo relatório da Abstartups.

    De acordo com o levantamento, 70% das edtechs criam soluções voltadas para outras empresas. Isso quer dizer que a maioria atua no mercado B2B. Isso leva ao entendimento de que há campo para explorar nesse setor no que se refere à oferta de crédito empresarial.

    Principais vantagens do crédito empresarial

    No que se refere às vantagens de trabalhar dessa maneira, entre as que podem ser obtidas pelas edutechs estão:

    • definição do próprio limite de crédito empresarial: o que permite personalizar essa oferta de acordo com o perfil do solicitante;
    • conquista de um diferencial competitivo: ao comparar com concorrentes que não atuam dessa forma;
    • aumento do poder de atração e de fidelização: visto à disponibilidade de um recurso financeiro que desperta interesse dos clientes e ajuda a resolver, de maneira mais pontual, as suas dores;
    • geração de uma nova fonte de receita: decorrente da cobrança de juros e taxas sobre o valor emprestado.

    Como uma edutech pode criar uma solução de crédito personalizada?

    Neste ponto do nosso artigo você deve estar se perguntando: “Mas como tornar tudo isso uma realidade na minha edtech?”. A resposta para essa dúvida é o que dissemos lá no início: fechando parceria com uma fintech as a service.

    A Zoop, por exemplo, é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros e pode ajudar a sua empresa tanto com crédito recorrente quanto com crédito empresarial.

    Crédito recorrente pela Zoop

    Pela Zoop, esse meio de pagamento é oferecido pela nossa plataforma de pagamento recorrente, que é uma ferramenta que viabiliza a cobrança e o recebimento de valores períodos.

    Conheça o Zoop Payment, solução que permite a construção de cobranças em cartões de crédito, Pix e boleto diretamente do seu site ou aplicativo móvel, com transações liquidadas diretamente na sua conta, sem custo adicional.

    Crédito empresarial pela Zoop — Em breve!

    Futuramente, a Zoop lançará o Zoop Credit, ferramenta Credit as a Service que possibilitará aos nossos parceiros disponibilizar crédito para o público-alvo de suas empresas, sem que seja preciso se transformarem em uma instituição financeira, 

    Um dos recursos previstos para essa solução é o Zoop Crédito Empresarial, linha de crédito parcelado para pessoas jurídicas voltado para capital de giro, que ajudará seus clientes a solucionarem diferentes necessidades financeiras, a exemplo de aumentar o fluxo de caixa.

    Além dessa solução de crédito, outras com as quais você também poderá trabalhar serão:

    • Zoop Crédito BNPL: linha de crédito no estilo Buy Now, Pay Later, que viabilizará a realização de pagamentos com cartão de crédito sem comprometer o limite desse meio de pagamento;
    • Zoop Crédito Fácil: linha de crédito fumaça que terá como garantia os recebíveis futuros de pagamentos realizados via maquininha de cartão.

     

    Achou tudo isso interessante e quer detalhes de como funciona? Então entre em contato agora com uma dos nossos especialistas!

    Zoop. Tecnologia para os serviços financeiros do futuro.

     

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.