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    Embedded Finance transforma a empresa em um banco. Veja como!

    06 de janeiro de 2024
    Por Redação Zoop
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    Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

    Embedded finance, que, em português, significa finanças incorporadas ou finanças embutidas, consiste na inclusão de produtos e serviços financeiros ao portfólio de empresas que não são nativas desse setor.

    Um dos objetivos desse tipo de solução é entregar uma experiência de compra e pagamento muito mais fluida, otimizada e livre de atritos para os consumidores. 

    Isso acontece porque, incorporando finanças ao que é oferecido por um negócio, o cliente não precisa ter relacionamento com um banco tradicional, por exemplo. Tudo o que ele precisa para o dia a dia financeiro encontra na empresa com a qual já tem contato e confiança.

    Para esse conceito ficar mais claro, pense nas lojas de varejo que entregam para o público-alvo produtos e serviços bancários, tais como conta digital, cartão de crédito, cartão pré-pago, serviço de recarga de celular e outros. Esse mesmo princípio pode ser aplicado ao seu negócio, independentemente do ramo de atuação, por meio do embedded finance.

    E, se você tem dúvidas se esse mercado é realmente promissor, saiba que uma pesquisa da Juniper Research, empresa especializada em consultoria, pesquisa de mercado e business intelligence, revelou que esse setor ultrapassará US$ 138 bilhões em 2026.

    Vale destacar que, em 2021, esse montante era de US$ 43 bilhões e que esse crescimento de mais de 215% foi impulsionado pelo aumento da disponibilidade de APIs para essa solução, fornecidas por fintechs as a service.

    Ou seja, além de trazer muito mais comodidade para seus clientes, aumentar o poder de atração da marca e, ainda, gerar uma receita extra para seu negócio, essa é uma excelente maneira de ajustar a empresa às atuais tendências do mercado financeiro.

    Quer saber como isso é possível e, claro, sem precisar desviar do core business? Basta seguir a leitura deste artigo!

    O que é embedded finance?

    Embedded finance é um conceito no qual empresas que não são nativas do setor financeiro passam a oferecer produtos e serviços dessa área incorporados às suas soluções.

    Um grande diferencial entre essa estratégia e o que é oferecido pelos bancos tradicionais é que tudo é pensado especialmente para um público-alvo em questão — justamente por isso, chama a atenção dos clientes e facilita a adesão às soluções financeiras disponibilizadas.

    Lembra da oferta de finanças embutidas feita pelo varejo que citamos logo na abertura deste artigo? Pois este é um ótimo exemplo de serviços financeiros feitos pontualmente para um determinado perfil de cliente.

    As redes varejistas têm como vantagem sobre as demais instituições bancárias o fato de ter um relacionamento próximo com seus consumidores e conhecer pontualmente suas dores.

    Dessa forma, conseguem criar produtos e serviços financeiros que realmente resolvam essas questões, diferentemente dos bancos que pensam em soluções mais genéricas e não personalizadas, direcionadas para uma massa.

    Estamos usando o varejo como exemplo por ser um dos setores mais conhecidos por trabalhar dessa forma. Mas o embedded finance pode ser implementado por empresas dos mais variados portes e segmentos, tanto do mercado B2C quanto do mercado B2B.

    Um ótimo exemplo dessa atuação é o iFood, que, apesar de ser uma companhia nativa do ramo de delivery, com o suporte da Zoop, criou o chamado Banco dos Restaurantes, disponibilizando para os donos dos estabelecimentos comerciais parceiros uma conta digital completa e direcionada especificamente para esse público. 

    Entenda melhor assistindo a este vídeo:

    Quais as principais características do embedded finance?

    A principal característica do embedded finance, sem dúvidas, é a possibilidade de qualquer empresa incorporar serviços e produtos financeiros ao seu portfólio, sem precisar se tornar uma instituição financeira para isso.

    Na prática, significa que o core business não muda, apenas são acrescentadas soluções bancárias próprias ao leque do que já é ofertado, expandindo a atuação da marca.

    Essa é uma característica que gera um importante diferencial competitivo para o negócio, pois, além de todas as ofertas bancárias levarem o nome da companhia, o fato de tudo ser personalizado para o público-alvo contribui para aumentar o poder de atração e fidelização da empresa.

    Seguindo essa linha de raciocínio, se formos listar as principais características das finanças incorporadas, temos:

    • inclusão de um serviço extra ao portfólio da empresa, o que contribui para gerar uma nova fonte de receita;
    • conquista de um diferencial que destaca a marca dos concorrentes;
    • aumento da aderência dos clientes, considerando que passam a encontrar tudo o que precisam em um único lugar.

    Dica de leitura: “Embedded payment: conceito, aplicação e vantagens para o seu negócio!

    Quais tendências impulsionam o embedded finance? 

    Que tendências e contextos sociais e econômicos têm impulsionado o avanço do embedded finance? Vários são os fatores que estão se manifestando em conjunto e criando a tempestade perfeita para o surgimento desse modelo de finanças.

    Primeiramente, podemos destacar o crescimento das fintechs, que vem facilitando o acesso e inovando processos internos não só de instituições financeiras, mas também de empresas e consumidores de diversos setores.

    Entretanto, vale salientar que a consolidação desses produtos e recursos financeiros inovadores não seria possível sem a crescente flexibilização das novas regulamentações desse ecossistema, que historicamente foram pautadas por estruturas mais rígidas e grandes monopólios.

    O Open Finance, por exemplo, é um exemplo forte dessa nossa regulamentação, uma vez que ele facilita o compartilhamento de dados e informações entre empresas, incentiva a concorrência e, claro, propicia uma adesão mais democrática de pessoas físicas e jurídicas a um mercado financeiro mais digitalizado.

    Por que trabalhar com finanças incorporadas no seu negócio?

    O mercado de serviços financeiros se moderniza mais a cada dia e já é possível dizer que a inclusão de soluções desse tipo é uma das tendências empresariais do momento.

    Fomentado pela tecnologia entregue pelas fintechs as a service, sistemas como o Open Finance tornam esse cenário ainda mais promissor.

    Apenas para deixar esse ponto de vista mais claro, o Open Finance é uma expansão do Open Banking; e esse atual conceito permite o compartilhamento de dados bancários dos clientes de forma muito abrangente, mediante a prévia autorização.

    Trazendo isso para o mundo das finanças embutidas, algumas das oportunidades geradas pelo Open Finance que podem ser aproveitadas pelas empresas são:

    • quebra de barreira para entrada de novos players no mercado de serviços financeiros;
    • acesso facilitado ao histórico bancário do cliente, o que ajuda a oferecer produtos e serviços financeiros ainda mais personalizados;
    • possibilidade de competir de igual para igual com outras instituições financeiras, mantendo o foco no negócio principal.

    Este artigo pode ser interessante para você: “Embedded fintech e embedded finance: diferenças, vantagens, desvantagens e qual a ideal para cada negócio

    Como trazer essa tendência empresarial para seu negócio?

    Para as empresas que desejam começar a embarcar finanças em seus negócios, quais as recomendações? 

    O ideal é contar com o serviço de fintechs que oferecem estruturas já prontas e facilmente implementáveis na estrutura operacional da empresa.

    Dessa forma, por mais que não tenham expertise no segmento, empresas de qualquer ramo conseguem fazer uma transformação digital de serviços financeiros de forma simples, eficiente e fluida, mitigando ao máximo os riscos e ruídos do processo.

    A inclusão das finanças embutidas no sistema de uma empresa é feito por meio de APIs, que são conjuntos de programação que fazem a conexão entre dois sistemas.

    Trata-se de uma ferramenta tecnológica pronta, desenvolvida por uma fintech, que permite a personalização e a parametrização de acordo com as diretrizes e regras do negócio que a está adquirindo.

    A Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, pode ajudar você com isso. 

    Soluções como Zoop Payments e Zoop Banking oferecem, respectivamente, APIs inovadores, simples e eficientes para trazer soluções de pagamento e serviços bancários para seu negócio.

    Tudo é personalizado e voltado para as principais demandas dos clientes nos dias de hoje, como ampla ofertas de meios de pagamento, customização de cobranças, integração omnichannel entre terminais de compra online e offline etc.

    Para saber como, basta entrar em contato agora mesmo com um dos nossos especialistas!

     

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