
Entenda os impactos do Open Banking para empresas

O nosso país é uma das maiores referências da América Latina quando o assunto é fintech, e esse cenário deve se confirmar ainda mais nos próximos anos após os positivos impactos do Open Banking, projeto do Banco Central para alavancar a inovação tecnológica no setor financeiro.
De acordo com o Fintech Report, da Distrito, existem atualmente 1592 fintechs no Brasil. Desse total, 477 (18%) são do mercado de crédito.
O que muda, afinal, para essas startups de serviços financeiros, bancos e cooperativas que oferecem esse tipo de produto aos seus clientes?
Um dos pontos mais importantes se refere à expectativa de diminuição do custo do crédito.
O aumento da competitividade entre os participantes indica uma tendência à redução dos valores das taxas e juros cobrados atualmente no mercado.
Uma vez que o usuário bancário terá mais facilidade de migrar de uma instituição para outra, a diminuição dos custos é fundamental para que a oferta do serviço se torne mais atraente para ele.
Mas seria apenas esse o ponto de impacto do Open Banking para empresas do ramo de crédito e até de outros setores?
Confira o que mais tende a mudar com a chegada do sistema financeiro aberto no Brasil! O conteúdo se divide nos seguintes tópicos:
- o que é o Open Banking;
- os possíveis impactos do Open Banking para empresas;
- oportunidades para empresas com o Open Banking;
- como utilizar o Open Banking no negócio.
Boa leitura!
O que é o Open Banking?
O Open Banking é um projeto do Banco Central que teve o pontapé inicial em 2021. O objetivo é lançar diretrizes e garantir a infraestrutura necessária para alavancar o ecossistema financeiro brasileiro por meio da tecnologia e da inovação.
Uma das grandes frentes desse plano foi o Pix, sistema de pagamentos e transferências instantâneas, que revolucionou a forma como pessoas físicas e jurídicas em nosso país lidam com dinheiro.
Além disso, o objetivo do Open Banking no longo prazo é fomentar um ambiente mais transparente, dinâmico e inovador.
O pilar para colocar esse plano em prática é o API (Application Programming Interface) para compartilhamento de dados do histórico e perfil financeiro dos usuários bancários entre as instituições que participam do programa.
Com a clara autorização dos clientes, fintechs, bancos e empresas do segmento que aderiram ao Open Banking podem consultar dados preciosos, como:
- dados cadastrais: CPF, endereço, e-mail e telefone;
- histórico financeiro: pagamentos, transferências, extratos e carteira de investimentos;
- produtos financeiros: conta corrente, poupança, CDBs, cartão de crédito, seguro e empréstimo.
A ideia é aproximar ainda mais os clientes das instituições para que eles recebam ofertas ainda mais personalizadas e competitivas.
O escopo do Open Banking é tão amplo, que o Banco Central decidiu mudar o nome do projeto para Open Finance.
Quais os possíveis impactos do Open Banking para empresas?
Segundo dados do Banco Central de abril de 2025, o crédito ampliado ao setor não financeiro totalizou R$18,8 trilhões (156,7% do PIB).
Com relação ao saldo das operações do mercado de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN), o valor é R$3,7 trilhões em março, o que indica um crescimento de 8,6% em relação aos últimos 12 meses.
Um dos motivos para o aumento dos números do mercado de crédito é decorrente dos programas de estímulo, especialmente os direcionados às micro e pequenas empresas, por conta da crise econômica decorrente da pandemia.
Vale destacar também que, ainda segundo o Banco Central, o crédito livre para pessoas físicas cresceu 11,3% no último ano.
No entanto, ainda que o mercado de crédito esteja aquecido, sabe-se que os juros altos são um dos grandes obstáculos na hora de contratar esse serviço. Porém, com a chegada do Open Banking, a tendência é que esse cenário mude.
Entenda mais sobre o Open Banking com este vídeo da Zoop:
4 oportunidades para empresas com o Open Banking
Quais são os benefícios do Open Banking para startups e fintechs? Confira:
- abertura de oportunidade para novos players;
- redução do spread bancário;
- aprimoramento do processo de análise de crédito;
- facilidade para o público avaliar a melhor opção.
Vamos falar um pouco sobre cada um desses benefícios!
Abertura de oportunidade para novos players
O Open Banking chega com a expectativa de facilitar a participação de novos players para a oferta de produtos e serviços financeiros.
Soluções antes exclusivas dos grandes bancos agora compõem o portfólio de produtos e serviços de empresas de outros segmentos, como varejo e prestação de serviços. O novo cenário colabora, assim, para o fim do monopólio bancário.
O Open Banking facilita o conhecimento sobre o perfil do consumidor e contribui para que novos players desenvolvam produtos mais pontuais para suprir as necessidades do público.
No âmbito do mercado de crédito, esse movimento é a chance de as empresas acrescentarem esse serviço ao seu portfólio.
Não deixe de ler “Banking as a Service vs Open Banking: diferenças e vantagens para o seu negócio”
Uma das principais expectativas é que o compartilhamento de informações bancárias mediante autorização do cliente fomente a competitividade entre os players.
Com isso, os valores referentes ao fornecimento de crédito tendem a baixar, como forma de tornar o produto mais atrativo.
Aprimoramento do processo de análise de crédito
O Open Banking consiste no compartilhamento de dados bancários mediante prévia autorização do cliente.
Dessa forma, bancos, fintechs e demais empresas participantes agora acessam mais fácil as informações que precisam para validar a oferta de crédito. Antes, esses dados eram exclusivos da instituição financeira na qual o usuário mantinha relacionamento.
Vale salientar que não se trata apenas da consulta do cadastro básico do cliente, como o número de contas ativas e o quanto deve a cada instituição.
No caso, os impactos do Open Banking são nítidos em uma avaliação de risco mais completa e precisa.
Agora, as instituições acessam informações diversas, tais como as receitas e despesas do usuário, movimentações financeiras, eventuais investimentos e gastos com cartão de crédito.
Esse ponto também contribui para a redução de custos, pois, uma vez que a instituição analisa o perfil do cliente de maneira mais precisa, contempla-se os riscos e facilita o controle da inadimplência.
Dica de leitura: “Regulamentação do Open Banking: quais oportunidades de crescimento gera para a sua empresa?”
Redução do spread bancário
O spread bancário, diferença entre o valor que o banco/fintech paga por um serviço e quanto cobra do cliente pela mesma solução, também tende a ser um dos impactos do Open Banking.
A principal razão que leva a essa redução é a geração de competitividade pelo sistema de compartilhamento de dados.
Com o aumento da disputa pela atenção do cliente, é possível que os participantes reduzam os seus juros e aumentem o volume de operações de empréstimo.
Como o Open Banking pode ajudar a aumentar a competitividade das empresas? O acesso a dados completos de usuários de diversas instituições financeiras gera insights preciosos para entender o perfil financeiro de cada um deles.
O resultado? Soluções customizadas, com gestão de risco e perfeitas para resolver as dores do cliente.
Facilidade para o público avaliar a melhor opção
Uma vantagem do Open Banking ao público do mercado de crédito é a facilidade de avaliar qual oferta pode resolver melhor o seu problema.
O cliente pode migrar livremente entre as instituições e, dessa forma, escolher aquela que mais pontualmente atende às suas necessidades.
No entanto, destacamos que esse benefício também é bem importante para os bancos, fintechs e demais empresas participantes.
Afinal, a pesquisa mais profunda e autônoma do usuário bancário dá a ele a chance de conhecer instituições com as quais, até então, não tinha contato devido às antigas limitações impostas.
Assim, empresas que adentraram há pouco no mercado de crédito têm a oportunidade de apresentar as suas soluções e competir de forma igualitária com bancos e outras instituições mais conceituadas.
Como utilizar o Open Banking no negócio?
É importante destacar também que o Open Banking fomenta a criação e a entrega de diferentes produtos e serviços financeiros, e não apenas os relacionados à oferta de crédito.
Por isso, a sua empresa, ainda que não tenha o seu core business nesse setor, pode se beneficiar muito ao acrescentar essas soluções ao seu portfólio de ofertas.
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