Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    mercado

    Entenda os impactos do Open Banking para empresas

    11 de julho de 2025
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    O nosso país é uma das maiores referências da América Latina quando o assunto é fintech, e esse cenário deve se confirmar ainda mais nos próximos anos após os positivos impactos do Open Banking, projeto do Banco Central para alavancar a inovação tecnológica no setor financeiro.

    De acordo com o Fintech Report, da Distrito, existem atualmente 1592 fintechs no Brasil. Desse total, 477 (18%) são do mercado de crédito

    O que muda, afinal, para essas startups de serviços financeiros, bancos e cooperativas que oferecem esse tipo de produto aos seus clientes?

    Um dos pontos mais importantes se refere à expectativa de diminuição do custo do crédito.

    O aumento da competitividade entre os participantes indica uma tendência à redução dos valores das taxas e juros cobrados atualmente no mercado.

    Uma vez que o usuário bancário terá mais facilidade de migrar de uma instituição para outra, a diminuição dos custos é fundamental para que a oferta do serviço se torne mais atraente para ele.

    Mas seria apenas esse o ponto de impacto do Open Banking para empresas do ramo de crédito e até de outros setores? 

    Confira o que mais tende a mudar com a chegada do sistema financeiro aberto no Brasil! O conteúdo se divide nos seguintes tópicos:

    • o que é o Open Banking;
    • os possíveis impactos do Open Banking para empresas;
    • oportunidades para empresas com o Open Banking;
    • como utilizar o Open Banking no negócio.

    Boa leitura!

    O que é o Open Banking?

    O Open Banking é um projeto do Banco Central que teve o pontapé inicial em 2021. O objetivo é lançar diretrizes e garantir a infraestrutura necessária para alavancar o ecossistema financeiro brasileiro por meio da tecnologia e da inovação.

    Uma das grandes frentes desse plano foi o Pix, sistema de pagamentos e transferências instantâneas, que revolucionou a forma como pessoas físicas e jurídicas em nosso país lidam com dinheiro.

    Além disso, o objetivo do Open Banking no longo prazo é fomentar um ambiente mais transparente, dinâmico e inovador. 

    O pilar para colocar esse plano em prática é o API (Application Programming Interface) para compartilhamento de dados do histórico e perfil financeiro dos usuários bancários entre as instituições que participam do programa.

    Com a clara autorização dos clientes, fintechs, bancos e empresas do segmento que aderiram ao Open Banking podem consultar dados preciosos, como:

    • dados cadastrais: CPF, endereço, e-mail e telefone;
    • histórico financeiro: pagamentos, transferências, extratos e carteira de investimentos;
    • produtos financeiros: conta corrente, poupança, CDBs, cartão de crédito, seguro e empréstimo.

    A ideia é aproximar ainda mais os clientes das instituições para que eles recebam ofertas ainda mais personalizadas e competitivas.

    O escopo do Open Banking é tão amplo, que o Banco Central decidiu mudar o nome do projeto para Open Finance.

    Quais os possíveis impactos do Open Banking para empresas?

    Segundo dados do Banco Central de abril de 2025, o crédito ampliado ao setor não financeiro totalizou R$18,8 trilhões (156,7% do PIB).

    Com relação ao saldo das operações do mercado de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN), o valor é R$3,7 trilhões em março, o que indica um crescimento de 8,6% em relação aos últimos 12 meses.

    Um dos motivos para o aumento dos números do mercado de crédito é decorrente dos programas de estímulo, especialmente os direcionados às micro e pequenas empresas, por conta da crise econômica decorrente da pandemia.

    Vale destacar também que, ainda segundo o Banco Central, o crédito livre para pessoas físicas cresceu 11,3% no último ano.

    No entanto, ainda que o mercado de crédito esteja aquecido, sabe-se que os juros altos são um dos grandes obstáculos na hora de contratar esse serviço. Porém, com a chegada do Open Banking, a tendência é que esse cenário mude.

    Entenda mais sobre o Open Banking com este vídeo da Zoop:

    4 oportunidades para empresas com o Open Banking 

    Quais são os benefícios do Open Banking para startups e fintechs? Confira:

    • abertura de oportunidade para novos players;
    • redução do spread bancário;
    • aprimoramento do processo de análise de crédito;
    • facilidade para o público avaliar a melhor opção.

    Vamos falar um pouco sobre cada um desses benefícios!

    Abertura de oportunidade para novos players

    O Open Banking chega com a expectativa de facilitar a participação de novos players para a oferta de produtos e serviços financeiros.

    Soluções antes exclusivas dos grandes bancos agora compõem o portfólio de produtos e serviços de empresas de outros segmentos, como varejo e prestação de serviços. O novo cenário colabora, assim, para o fim do monopólio bancário.

    O Open Banking facilita o conhecimento sobre o perfil do consumidor e contribui para que novos players desenvolvam produtos mais pontuais para suprir as necessidades do público.

    No âmbito do mercado de crédito, esse movimento é a chance de as empresas acrescentarem esse serviço ao seu portfólio.

    Não deixe de ler “Banking as a Service vs Open Banking: diferenças e vantagens para o seu negócio

    Uma das principais expectativas é que o compartilhamento de informações bancárias mediante autorização do cliente fomente a competitividade entre os players.

    Com isso, os valores referentes ao fornecimento de crédito tendem a baixar, como forma de tornar o produto mais atrativo.

    Aprimoramento do processo de análise de crédito 

    O Open Banking consiste no compartilhamento de dados bancários mediante prévia autorização do cliente.

    Dessa forma, bancos, fintechs e demais empresas participantes agora acessam mais fácil as informações que precisam para validar a oferta de crédito. Antes, esses dados eram exclusivos da instituição financeira na qual o usuário mantinha relacionamento.

    Vale salientar que não se trata apenas da consulta do cadastro básico do cliente, como o número de contas ativas e o quanto deve a cada instituição.

    No caso, os impactos do Open Banking são nítidos em uma avaliação de risco mais completa e precisa. 

    Agora, as instituições acessam informações diversas, tais como as receitas e despesas do usuário, movimentações financeiras, eventuais investimentos e gastos com cartão de crédito.

    Esse ponto também contribui para a redução de custos, pois, uma vez que a instituição analisa o perfil do cliente de maneira mais precisa, contempla-se os riscos e facilita o controle da inadimplência.

    Dica de leitura: “Regulamentação do Open Banking: quais oportunidades de crescimento gera para a sua empresa?

    Redução do spread bancário

    O spread bancário, diferença entre o valor que o banco/fintech paga por um serviço e quanto cobra do cliente pela mesma solução, também tende a ser um dos impactos do Open Banking.

    A principal razão que leva a essa redução é a geração de competitividade pelo sistema de compartilhamento de dados.

    Com o aumento da disputa pela atenção do cliente, é possível que os participantes reduzam os seus juros e aumentem o volume de operações de empréstimo.

    Como o Open Banking pode ajudar a aumentar a competitividade das empresas? O acesso a dados completos de usuários de diversas instituições financeiras gera insights preciosos para entender o perfil financeiro de cada um deles.

    O resultado? Soluções customizadas, com gestão de risco e perfeitas para resolver as dores do cliente. 

    Facilidade para o público avaliar a melhor opção

    Uma vantagem do Open Banking ao público do mercado de crédito é a facilidade de avaliar qual oferta pode resolver melhor o seu problema.

    O cliente pode migrar livremente entre as instituições e, dessa forma, escolher aquela que mais pontualmente atende às suas necessidades.

    No entanto, destacamos que esse benefício também é bem importante para os bancos, fintechs e demais empresas participantes.

    Afinal, a pesquisa mais profunda e autônoma do usuário bancário dá a ele a chance de conhecer instituições com as quais, até então, não tinha contato devido às antigas limitações impostas.

    Assim, empresas que adentraram há pouco no mercado de crédito têm a oportunidade de apresentar as suas soluções e competir de forma igualitária com bancos e outras instituições mais conceituadas.

    Como utilizar o Open Banking no negócio?

    É importante destacar também que o Open Banking fomenta a criação e a entrega de diferentes produtos e serviços financeiros, e não apenas os relacionados à oferta de crédito.

    Por isso, a sua empresa, ainda que não tenha o seu core business nesse setor, pode se beneficiar muito ao acrescentar essas soluções ao seu portfólio de ofertas.

    Uma das maneiras de desfrutar dessa inovação é com a solução Banking da Zoop. Não importa se a sua empresa é do ramo varejista ou da prestação de serviços, nossa plataforma se adequa perfeitamente à estrutura operacional de qualquer negócio.

    Ofereça soluções financeiras customizadas ao seu perfil de cliente, como conta digital, cartão pré-pago, transferências, pagamentos de contas, saques nas redes Saque e Pague e Banco 24Horas e condições exclusivas de crédito.

    Converse com um dos nossos especialistas agora mesmo para dar um Zoop no seu negócio.

    Encontrou o que você precisava sobre os impactos do Open Banking? Acompanhe as novidades do blog da Zoop para obter mais insights preciosos sobre o universo fintech. Até a próxima!

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.