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    Varejo phygital: como a tecnologia pode mudar seus negócios?

    12 de abril de 2024
    Por Redação Zoop
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    O varejo phygital é uma forma de venda e interação com o público que mescla estratégias e elementos físicos e digitais. A ideia é melhorar a experiência do cliente em diversos momentos da sua jornada de compra, a partir da mistura entre o presencial e o online.

    Em um primeiro momento, parece que estamos falando do conceito omnichannel, não é mesmo? Porém, o phygital vai muito além. 

    Imagine espelhos inteligentes, nos quais o consumidor pode “provar” uma roupa sem precisar vesti-la. Ou, ainda, acessar soluções com realidade aumentada que levam elementos virtuais para espaços físicos, a exemplo de testar como um sofá ficará na sala antes de comprá-lo no e-commerce.

    Como você deve estar pensando neste momento, recursos como esses melhoram consideravelmente as experiências oferecidas aos clientes, impulsionam as tomadas de decisão e, consequentemente, destacam a empresa e aumentam seu volume de vendas e faturamento.

    Muito interessante, não acha? Então, siga a leitura deste artigo, confira tudo sobre varejo phygital e entenda por quais motivos essa tendência pode mudar seu negócio!

    O que é o varejo phygital?

    O varejo phygital é uma estratégia que nasce da fusão entre o mundo físico e o digital. Um dos objetivos é oferecer experiências integradas aos clientes. Com a ajuda da tecnologia, é possível aprimorar as jornadas de compra e entregar vivências muito mais personalizadas, que ajudam a deixá-los mais satisfeitos.

    A palavra phygital vem da combinação entre o termo em inglês “physical”, que significa físico; e “digital”, que, entre as suas definições, relaciona-se com tecnologia.

    Existem diversos exemplos que podem ser usados para explicar essa tendência, indo dos já conhecidos e amplamente utilizados, até aqueles que estão chegando no varejo aos poucos.

    O QR Code é um deles. No caso, o cliente pode ler esse código de barras com um dispositivo móvel, como um smartphone, para acessar diversas informações sobre o produto, incluindo: material usado para confeccioná-lo, forma de uso e afins.

    Os pagamentos por aproximação também entram nesse conceito e funcionam da mesma maneira: por meio da leitura de um código de barras via dispositivo móvel ou uso de maquininha que lê cartões com tecnologia NFC.

    Dica de leitura para você: “Meios de pagamento: veja as 3 principais tendências para 2024!

    Como funciona o varejo phygital?

    O varejo phygital funciona a partir do uso de recursos e soluções que usam como base tecnológica a inteligência artificial. Essas ferramentas são capazes de interagir com os consumidores de diferentes maneiras e modificar a forma como eles fazem as compras.

    Seguindo com os exemplos dessa tendência, temos:

    • telas interativas instaladas em lojas físicas que podem ser usadas para sugerir itens alinhados como perfil do cliente;
    • aplicativos personalizados conforme as preferências e o histórico de compra de cada consumidor;
    • sensores e câmeras que captam a presença do cliente na loja e, imediatamente, enviam ofertas para seus celulares;
    • chatbots em lojas físicas que “conversam” com as pessoas para tirar suas dúvidas, mostrar promoções ou até processar pagamentos e finalizar a compra, reduzindo as filas.

    Sobre esse último ponto, vale destacarmos uma pesquisa da PwC do Brasil, a qual revelou que 50% dos brasileiros estão interessados em usar chatbots para buscar informações sobre produtos antes de tomar suas decisões de compra — em todo o mundo, esse interesse é de 44%.

    Ainda segundo o levantamento, as pessoas querem interagir com esse tipo de recurso como se fossem assistentes digitais.

    Aproveite e leia também: “Como melhorar a experiência de compras online dos clientes? 9 dicas!

    Quais as principais vantagens do varejo phygital?

    O conceito phygital, aplicado no varejo, traz uma série de vantagens para os lojistas e consumidores. Veja algumas das que mais se destacam:

    1. entrega de uma experiência de compra muito mais completa e personalizada;
    2. facilita a coleta de dados sobre o comportamento dos clientes, que podem ser usados para personalizar as interações;
    3. permite a adaptação mais rápida às mudanças de expectativas, necessidades e preferências dos compradores;
    4. melhora a eficiência e rapidez no atendimento ao cliente, deixando-os mais satisfeitos com a marca;
    5. aumenta a segurança do fluxo de compra, inclusive com soluções de biometria e reconhecimento facial que comprovam a identidade do consumidor.

    Todas essas possibilidades ajudam a destacar a loja dos concorrentes e torná-la mais interessante para o público. Com isso, a tendência é haver aumento no volume de vendas e, por consequência, no faturamento.

    Outros benefícios do phygital no varejo

    Um ponto que vale a pena destacarmos é que o conceito phygital contribui para a entrega de experiências mais imersivas, interativas e alinhadas com o que os clientes esperam que as marcas entreguem a eles.

    A coleta e uso de dados que listamos nas vantagens, por exemplo, ajuda a levar a personalização a outro nível, muito mais profundo e complexo. E isso faz toda a diferença na jornada de compra, nas tomadas de decisão dos consumidores e, também, na receita das empresas.

    Prova disso vem do relatório CX Trends da Zendesk, empresa especializada em software de atendimento ao cliente e CRM de vendas. 

    Segundo mostrado no blog da companhia, 62% dos clientes acham que recomendações personalizadas são melhores que as genéricas, ao passo que outros 60% identificam essas indicações como valiosas.

    Além disso, 70% estão dispostos a gastar um pouco mais em empresas que oferecem experiências fluidas, personalizadas e integradas.

    Qual a diferença entre omnichannel e phygital?

    Assim como comentamos logo na abertura deste artigo, omnichannel e phygital parecem conceitos iguais, mas, na verdade, têm importantes diferenças.

    O omnichannel integra canais físicos e digitais de venda e atendimento para deixar a jornada do cliente mais fluida. Nele, o consumidor pode comprar no site e retirar na loja, começar uma conversa com a marca no chat e finalizar presencialmente, entre diversas outras possibilidades.

    o phygital tem como principal característica trazer a tecnologias e experiências online para o mundo físico, como os espelhos inteligentes e as ferramentas de realidade aumentada que já mencionamos.

    Ambos são importantes e, dentro de suas características, abrangências e formas de uso, contribuem para melhorar a experiência de compra dos clientes e elevar o volume de vendas.

    Por sinal, além do omnichannel e phygital, existe mais um conceito que você precisa conhecer e que tem tudo para mudar o seu negócio: o unified commerce!

    Descubra todos os detalhes sobre ele no artigo: “Unified commerce: por que é considerado o futuro do varejo?

     

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