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    Como criar um site de vendas? Guia definitivo!

    01 de agosto de 2025
    Por Redação
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    Aprender como criar um site de vendas mudará os resultados do seu negócio! Os motivos? Bem, ao ter a sua própria loja virtual, você melhora a experiência de compra dos seus clientes, atinge mais público ao romper barreiras geográficas, fortalece a sua marca e aproveita todo o potencial de um mercado que cresce mais a cada dia.

    Para você ter uma ideia, o e-commerce brasileiro cresceu 10,5% em 2024, em comparação ao ano anterior.

    Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mais de 91,3 milhões de pessoas compraram online nesse período, o que gerou um faturamento de R$ 204,3 bilhões para o setor. Foram quase 415 milhões de pedidos, a um ticket médio de R$ 492,40.

    Para 2025, a projeção da ABComm é um faturamento de quase R$ 235 bilhões, resultado de 436 milhões de pedidos de 94,05 milhões de compradores digitais, e um ticket médio de R$ 539,28. 

    Entende por que você deve aprender tudo sobre um site de vendas, como fazer e o que é necessário para criar um comércio eletrônico de sucesso?

    Então, siga a leitura deste artigo e confira o passo a passo completo de como abrir uma loja virtual!

    O que é um site de vendas?

    Um site de vendas é uma plataforma digital por meio da qual pessoas jurídicas, ou mesmo pessoas físicas, apresentam e vendem produtos e/ou serviços para o público-alvo de suas empresas. Todo o processo acontece na internet, o que dispensa a obrigatoriedade de um espaço físico.

    Ao acessar a loja virtual, o cliente escolhe o que deseja comprar, coloca no carrinho virtual, paga com um meio de pagamento digital e aguarda a entrega conforme as regras de envio do negócio. Tudo online, de onde estiver, a qualquer hora ou dia da semana.

    Entender o que é um site de vendas, como fazer e como funciona, é válido tanto para empreendedores que não necessitam de lojas físicas para o tipo de solução que vendem quanto para aqueles que têm unidades comerciais presenciais, mas querem expandir o alcance de público.

    Por que criar um site de vendas?

    Após descobrir como abrir uma loja virtual e colocar o plano em prática, estas são algumas das vantagens que você notará no seu negócio:

    • disponibilidade de vendas 24 horas por dia, 7 dias da semana;
    • rompimento de barreiras geográficas, com alcance nacional e internacional;
    • redução de custos operacionais, como os voltados para manter uma loja física; 
    • automação do processo de venda;
    • implementação de estratégias de marketing digital;
    • coleta e análise de dados que ajudam a conhecer melhor os clientes e entender suas necessidades;
    • independência de marketplaces e redes sociais;
    • facilidade de escalabilidade;
    • melhora na imagem da marca, com aumento da credibilidade e do profissionalismo.

    Sugestão de leitura para você: “Checkout personalizado: um guia prático para seu e-commerce!

    Como criar um site de vendas? Passo a passo  

    O passo a passo de como criar um site de vendas inclui:

    1. planejamento;
    2. escolha da plataforma;
    3. design do site;
    4. configuração de pagamento e envio;
    5. SEO e marketing.

    Veja, a seguir, os detalhes de cada etapa.

    Passo 1: planejamento

    Não há como fazer sites de vendas sem um bom planejamento. Portanto, nesta primeira etapa, você precisa ponderar sobre uma série de questões, principalmente:

    • definição do seu público-alvo;
    • escolha dos produtos e/ou serviços que venderá pela internet;
    • pontos de diferenciais da sua loja virtual que a destacam das concorrentes;
    • estratégias de vendas;
    • nome do seu comércio eletrônico;
    • processo logístico;
    • políticas de troca e devolução.

    Passo 2: escolha da plataforma

    No segundo passo, você deve escolher uma plataforma para criar a sua loja virtual, que consiste na estrutura digital sobre a qual construirá o seu comércio eletrônico. 

    Conforme o orçamento que tiver disponível e o modelo do seu negócio, há a possibilidade de desenvolver o e-commerce do zero. 

    Porém, se for viável para você, não se preocupe, pois tem como criar um site de vendas grátis, a partir de soluções pré-prontas que permitem customização.

    Para acertar na escolha, considere alguns fatores, como:

    • facilidade de uso;
    • custos e taxas;
    • opções de personalização;
    • suporte;
    • camadas de segurança;
    • integrações disponíveis, principalmente de meios de pagamento.

    Dica de leitura: “White label: adote o pagamento personalizado no e-commerce

    Passo 3: design do site

    É fundamental ter uma loja virtual visualmente bonita, pois as cores, tipografia, imagens e demais elementos de design funcionam como uma vitrine. Assim, a primeira impressão é essencial para chamar a atenção do cliente e despertar seu interesse em explorar todas as páginas.

    Contudo, esse cuidado não basta. Independentemente de desenvolver do zero ou criar um site de vendas grátis, você precisa se atentar a detalhes como:

    • responsividade;
    • entrega de um layout intuitivo;
    • fotos e imagens de alta qualidade;
    • descrições detalhadas das soluções, em linguagem compatível com o público-alvo.

    Pontos assim afetam diretamente a experiência de navegação dos clientes e, por consequência, as tomadas de decisão de compra. 

    Confira também: “Meios de pagamento da Zoop: como melhoram a experiência dos clientes?

    Passo 4: configuração de pagamento e envio

    O quarto passo de como fazer sites de vendas consiste em definir como será o fluxo de pagamento e a dinâmica de envio dos produtos. Inclusive, esses dois pontos funcionam como um diferencial para um comércio eletrônico. 

    Pense que quando o pagamento é prático e seguro, o cliente se sente mais confortável e tem mais chances de voltar à loja virtual para comprar novamente. O envio rápido, por sua vez, aprimora a experiência de compra e fortalece o relacionamento com a marca.

    No que se refere à entrega, ofereça na etapa de checkout o cálculo automático de frete, por exemplo. Além de facilitar o lado do cliente, garante a transparência no processo de venda.

    Quanto ao pagamento, diversifique as opções e trabalhe com os meios de pagamento mais usados no Brasil, que são o Pix, cartão de débito, cartão de crédito, carteira digital e dinheiro (para varejo omnichannel).

    Para facilitar a sua gestão financeira e aumentar a segurança da sua loja e dos seus clientes, use softwares de captura de valores confiáveis, robustos e dinâmicos. 

    Este artigo ajudará você: “Como escolher um sistema de pagamento on-line para sua loja?

    Passo 5: SEO e marketing

    O último passo de como criar um site de vendas inclui abordagens para potencializar o alcance da sua loja virtual e fazê-la chegar a mais pessoas na internet.

    O SEO — sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, que em português significa otimização para motores de busca — consiste em incluir palavras-chave em lugares estratégicos nas páginas do seu negócio.

    A prática ajuda o Google a “indicar” o seu site a pessoas que buscam produtos e/ou serviços como os que você vende.

    Já as estratégias de marketing envolvem ações para atrair, engajar e converter visitantes em clientes. 

    Campanhas de tráfego pago como Google Ads e Facebook Ads, presença ativa nas redes sociais, e-mail marketing e criação de conteúdos relevantes para blogs e vídeos são alguns exemplos. 

    Sobre esse assunto, temos um artigo que ajudará você: “Como otimizar uma estratégia de marketing multinível em 5 dicas”. Não deixe de conferir!

    Como criar uma loja virtual? Dicas extras!

    Como você viu, o passo a passo de como abrir uma loja virtual não é tão complicado quanto parece. O principal é você fazer um bom planejamento e incluir todos os detalhes e particularidades do seu negócio. 

    Ao elaborar cada uma das fases, coloque a experiência do cliente no centro das suas ações, pois de nada adianta um comércio eletrônico visualmente agradável se não for usual e seguro para quem compra.

    Considere todas as etapas, do momento em que a pessoa descobre a sua loja digital na internet até o recebimento da mercadoria no endereço mais conveniente para ela. E atenção especial ao checkout, visto que a hora de pagar é uma das mais sensíveis no comércio eletrônico, inclusive com potencial para fazer o cliente desistir da compra. 

    Nesta parte de como criar um site de vendas, nós ajudamos você. 

    Aproveite que está aqui, no blog da Zoop, e confira estes artigos com dicas incríveis para o seu negócio!

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