
Como criar um site de vendas? Guia definitivo!

Aprender como criar um site de vendas mudará os resultados do seu negócio! Os motivos? Bem, ao ter a sua própria loja virtual, você melhora a experiência de compra dos seus clientes, atinge mais público ao romper barreiras geográficas, fortalece a sua marca e aproveita todo o potencial de um mercado que cresce mais a cada dia.
Para você ter uma ideia, o e-commerce brasileiro cresceu 10,5% em 2024, em comparação ao ano anterior.
Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mais de 91,3 milhões de pessoas compraram online nesse período, o que gerou um faturamento de R$ 204,3 bilhões para o setor. Foram quase 415 milhões de pedidos, a um ticket médio de R$ 492,40.
Para 2025, a projeção da ABComm é um faturamento de quase R$ 235 bilhões, resultado de 436 milhões de pedidos de 94,05 milhões de compradores digitais, e um ticket médio de R$ 539,28.
Entende por que você deve aprender tudo sobre um site de vendas, como fazer e o que é necessário para criar um comércio eletrônico de sucesso?
Então, siga a leitura deste artigo e confira o passo a passo completo de como abrir uma loja virtual!
O que é um site de vendas?
Um site de vendas é uma plataforma digital por meio da qual pessoas jurídicas, ou mesmo pessoas físicas, apresentam e vendem produtos e/ou serviços para o público-alvo de suas empresas. Todo o processo acontece na internet, o que dispensa a obrigatoriedade de um espaço físico.
Ao acessar a loja virtual, o cliente escolhe o que deseja comprar, coloca no carrinho virtual, paga com um meio de pagamento digital e aguarda a entrega conforme as regras de envio do negócio. Tudo online, de onde estiver, a qualquer hora ou dia da semana.
Entender o que é um site de vendas, como fazer e como funciona, é válido tanto para empreendedores que não necessitam de lojas físicas para o tipo de solução que vendem quanto para aqueles que têm unidades comerciais presenciais, mas querem expandir o alcance de público.
Por que criar um site de vendas?
Após descobrir como abrir uma loja virtual e colocar o plano em prática, estas são algumas das vantagens que você notará no seu negócio:
- disponibilidade de vendas 24 horas por dia, 7 dias da semana;
- rompimento de barreiras geográficas, com alcance nacional e internacional;
- redução de custos operacionais, como os voltados para manter uma loja física;
- automação do processo de venda;
- implementação de estratégias de marketing digital;
- coleta e análise de dados que ajudam a conhecer melhor os clientes e entender suas necessidades;
- independência de marketplaces e redes sociais;
- facilidade de escalabilidade;
- melhora na imagem da marca, com aumento da credibilidade e do profissionalismo.
Sugestão de leitura para você: “Checkout personalizado: um guia prático para seu e-commerce!”
Como criar um site de vendas? Passo a passo
O passo a passo de como criar um site de vendas inclui:
- planejamento;
- escolha da plataforma;
- design do site;
- configuração de pagamento e envio;
- SEO e marketing.
Veja, a seguir, os detalhes de cada etapa.
Passo 1: planejamento
Não há como fazer sites de vendas sem um bom planejamento. Portanto, nesta primeira etapa, você precisa ponderar sobre uma série de questões, principalmente:
- definição do seu público-alvo;
- escolha dos produtos e/ou serviços que venderá pela internet;
- pontos de diferenciais da sua loja virtual que a destacam das concorrentes;
- estratégias de vendas;
- nome do seu comércio eletrônico;
- processo logístico;
- políticas de troca e devolução.
Passo 2: escolha da plataforma
No segundo passo, você deve escolher uma plataforma para criar a sua loja virtual, que consiste na estrutura digital sobre a qual construirá o seu comércio eletrônico.
Conforme o orçamento que tiver disponível e o modelo do seu negócio, há a possibilidade de desenvolver o e-commerce do zero.
Porém, se for viável para você, não se preocupe, pois tem como criar um site de vendas grátis, a partir de soluções pré-prontas que permitem customização.
Para acertar na escolha, considere alguns fatores, como:
- facilidade de uso;
- custos e taxas;
- opções de personalização;
- suporte;
- camadas de segurança;
- integrações disponíveis, principalmente de meios de pagamento.
Dica de leitura: “White label: adote o pagamento personalizado no e-commerce”
Passo 3: design do site
É fundamental ter uma loja virtual visualmente bonita, pois as cores, tipografia, imagens e demais elementos de design funcionam como uma vitrine. Assim, a primeira impressão é essencial para chamar a atenção do cliente e despertar seu interesse em explorar todas as páginas.
Contudo, esse cuidado não basta. Independentemente de desenvolver do zero ou criar um site de vendas grátis, você precisa se atentar a detalhes como:
- responsividade;
- entrega de um layout intuitivo;
- fotos e imagens de alta qualidade;
- descrições detalhadas das soluções, em linguagem compatível com o público-alvo.
Pontos assim afetam diretamente a experiência de navegação dos clientes e, por consequência, as tomadas de decisão de compra.
Confira também: “Meios de pagamento da Zoop: como melhoram a experiência dos clientes?”
Passo 4: configuração de pagamento e envio
O quarto passo de como fazer sites de vendas consiste em definir como será o fluxo de pagamento e a dinâmica de envio dos produtos. Inclusive, esses dois pontos funcionam como um diferencial para um comércio eletrônico.
Pense que quando o pagamento é prático e seguro, o cliente se sente mais confortável e tem mais chances de voltar à loja virtual para comprar novamente. O envio rápido, por sua vez, aprimora a experiência de compra e fortalece o relacionamento com a marca.
No que se refere à entrega, ofereça na etapa de checkout o cálculo automático de frete, por exemplo. Além de facilitar o lado do cliente, garante a transparência no processo de venda.
Quanto ao pagamento, diversifique as opções e trabalhe com os meios de pagamento mais usados no Brasil, que são o Pix, cartão de débito, cartão de crédito, carteira digital e dinheiro (para varejo omnichannel).
Para facilitar a sua gestão financeira e aumentar a segurança da sua loja e dos seus clientes, use softwares de captura de valores confiáveis, robustos e dinâmicos.
Este artigo ajudará você: “Como escolher um sistema de pagamento on-line para sua loja?”
Passo 5: SEO e marketing
O último passo de como criar um site de vendas inclui abordagens para potencializar o alcance da sua loja virtual e fazê-la chegar a mais pessoas na internet.
O SEO — sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, que em português significa otimização para motores de busca — consiste em incluir palavras-chave em lugares estratégicos nas páginas do seu negócio.
A prática ajuda o Google a “indicar” o seu site a pessoas que buscam produtos e/ou serviços como os que você vende.
Já as estratégias de marketing envolvem ações para atrair, engajar e converter visitantes em clientes.
Campanhas de tráfego pago como Google Ads e Facebook Ads, presença ativa nas redes sociais, e-mail marketing e criação de conteúdos relevantes para blogs e vídeos são alguns exemplos.
Sobre esse assunto, temos um artigo que ajudará você: “Como otimizar uma estratégia de marketing multinível em 5 dicas”. Não deixe de conferir!
Como criar uma loja virtual? Dicas extras!
Como você viu, o passo a passo de como abrir uma loja virtual não é tão complicado quanto parece. O principal é você fazer um bom planejamento e incluir todos os detalhes e particularidades do seu negócio.
Ao elaborar cada uma das fases, coloque a experiência do cliente no centro das suas ações, pois de nada adianta um comércio eletrônico visualmente agradável se não for usual e seguro para quem compra.
Considere todas as etapas, do momento em que a pessoa descobre a sua loja digital na internet até o recebimento da mercadoria no endereço mais conveniente para ela. E atenção especial ao checkout, visto que a hora de pagar é uma das mais sensíveis no comércio eletrônico, inclusive com potencial para fazer o cliente desistir da compra.
Nesta parte de como criar um site de vendas, nós ajudamos você.
Aproveite que está aqui, no blog da Zoop, e confira estes artigos com dicas incríveis para o seu negócio!
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