
O que é plataforma de pagamentos online? Veja as vantagens!

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Com o avanço das vendas digitais e a busca por experiências de compra mais ágeis e seguras, contar com soluções para facilitar as transações financeiras deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade.
É nesse cenário que se torna essencial entender o que é uma plataforma de pagamentos online. Afinal, a ferramenta é uma peça-chave para as empresas que desejam otimizar o processo de cobrança e oferecer mais comodidade aos clientes.
Além de tornar o fluxo de recebimentos mais eficiente, a solução centraliza dados, reduz custos operacionais e contribui para a escalabilidade do negócio, seja em vendas diretas ao consumidor ou no mercado B2B.
Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre o que é uma plataforma de pagamentos online e como essa solução pode gerar valor para sua empresa e seus parceiros, continue a leitura e descubra todos os benefícios.
O que é uma plataforma de pagamentos online?
Uma plataforma de pagamentos online é um sistema digital que viabiliza pagamentos pela internet. A ferramenta intermedia transações por diferentes métodos, como cartões de crédito, transferências e carteiras digitais, com foco em segurança, agilidade e facilidade para empresas e clientes.
O recurso inclui ainda produtos e serviços financeiros voltados para o recebimento de valores que os clientes finais pagam e funcionalidades relacionadas à movimentação e gestão financeira de quem vende.
Estes são alguns exemplos do que contém uma plataforma de pagamento online:
- solução para recebimento de quantias por diferentes métodos, como boleto bancário, QR Code dinâmico e estático e Pix;
- boletos bancários;
- pagamentos recorrentes;
- conta digital.
Agora que você já sabe o que é uma plataforma de pagamentos online, confira como a solução funciona na prática.
Como funciona a integração com uma plataforma de pagamentos online?
A integração com plataforma de pagamentos funciona como uma ponte entre o seu sistema (site, app ou sistema de gestão) e os meios de pagamento disponíveis, como Pix, cartão de crédito, boleto e outros. Essa integração ocorre por meio de APIs (interfaces de programação), que permitem automatizar e personalizar todo o processo de cobrança, recebimento e conciliação financeira.
Além disso, com a integração, você consegue:
- oferecer uma experiência de pagamento fluida e segura;
- centralizar dados de transações em um único lugar;
- automatizar etapas operacionais, como split de pagamentos e antecipação de recebíveis;
- acompanhar em tempo real o desempenho das vendas;
- reduzir erros e retrabalho na gestão financeira.
Por que sua empresa precisa de uma plataforma de pagamentos online?
Trabalhar com uma plataforma de pagamentos digitais é interessante porque, a partir do momento em que a sua empresa oferece aos seus parceiros essa solução, soluciona diversas dores que eles têm e ainda gera uma nova fonte de receita para o seu negócio.
A sua companhia, melhor do que qualquer outra, conhece a fundo as necessidades e os problemas que sua audiência enfrenta diariamente e que precisam ser solucionados.
Ao apresentar maneiras pontuais de resolver as questões relacionadas ao recebimento de valores digitais, como a falta de segurança e de escalabilidade, você estreita o relacionamento, entrega produtos mais aderentes e traz o seu parceiro mais perto da sua marca.
Veja o exemplo do iFood. Ainda que não seja uma empresa voltada para o setor de serviços financeiros, com as soluções certas, conseguiu ajudar os parceiros com a logística de entregas quando adotou máquinas de cartão White Label próprias.
No que diz respeito ao sistema de pagamentos online, o iFood ofereceu também uma conta digital para os donos de restaurantes, produto que otimizou o split de pagamento, a conciliação bancária e facilitou a gestão financeira de todos os envolvidos no processo de venda.
Qual a importância dos pagamentos digitais para as empresas?
Os pagamentos digitais têm grande importância para as empresas, pois trazem vantagens diretas para o negócio e vão ao encontro do novo comportamento, necessidades e expectativas dos clientes. O motivo é que esses métodos promovem:
- agilidade e eficiência: aceleram o processo de vendas ao permitir que os clientes realizem pagamentos rapidamente, sem precisar de processos manuais ou esperar por movimentações físicas de dinheiro;
- expansão de mercado: com os pagamentos digitais, as empresas rompem barreiras geográficas e conseguem vender para clientes de diversas partes do país;
- segurança: as plataformas de pagamento online oferecem sistemas de proteção avançados, o que reduz riscos de fraudes e protege tanto quem compra quanto quem vende;
- redução de custos: a automação de transações reduz a necessidade de processos manuais, diminui custos operacionais e aumenta a eficiência administrativa;
- melhor experiência ao cliente: aceitar diversos meios de pagamentos digitais aprimora a jornada de compra e a torna mais conveniente e acessível para o consumidor.
Até aqui, você entendeu o que é plataforma de pagamentos online, como funciona e qual a importância da ferramenta para a rotina empresarial. A seguir, saiba mais sobre as preferências de pagamento dos consumidores brasileiros.
O uso dos pagamentos digitais no Brasil
Segundo dados da Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, as compras remotas com cartões movimentaram R$ 261,8 bilhões no primeiro trimestre de 2025 – 16,2% a mais que o mesmo período de 2024 –, da seguinte forma:
- cartão de crédito: R$ 253,6 bi (+16,6%);
- cartão de débito: R$ 4,1 bi (+16%);
- cartão pré-pago: R$ 4,1 bi (-4,8%).
Os pagamentos recorrentes também tiveram crescimento: 36,3% a mais no final do primeiro trimestre de 2025 e a movimentação de R$ 30,7 bilhões. Vale destacar que, em dois anos, o volume transacionado dessa forma cresceu 90,5%.
Outro meio de pagamento que comprova a predileção dos brasileiros por métodos digitais é o aumento do pagamento por aproximação.
Ainda segundo a Abecs, essa modalidade cresceu 38,6% e movimentou R$ 423,1 bilhões nos três primeiros meses de 2025, pelos seguintes métodos:
- cartão de crédito: R$ 242,3 bi (+42%);
- cartão de débito: R$ 116,6 bi (+43,4%);
- cartão pré-pago: R$ 64,2 bi (+20,5%).
Em quantidade, foram 6,5 bilhões de transações sem contato (+26,5%), o que significa cerca de 3 milhões de pagamentos por aproximação por hora.
Inclusive, 71% dos brasileiros afirmam que preferem pagar dessa forma, 60% a utilizam sempre ou quase sempre, e 88% têm essa predileção por conta da comodidade e rapidez.
Leia também: Tap to Pay: como funciona a parceria entre Zoop e Nubank?
Quais as vantagens de oferecer uma plataforma de pagamentos online para os seus clientes?
Oferecer uma plataforma de pagamentos online para os seus clientes é vantajoso por diversos motivos, principalmente porque:
- Otimiza a gestão financeira da empresa dos seus parceiros;
- Potencializa a lucratividade dos seus clientes;
- Fomenta a transformação digital desses negócios;
- Contribui para o processo de digitalização do dinheiro;
- Gera uma nova fonte de receita para a sua empresa.
Entenda!
Otimiza a gestão financeira da empresa dos seus parceiros
A oferta de uma plataforma de pagamentos online contribui para que os seus parceiros otimizem os processos voltados para a gestão financeira.
Essa melhoria é possível por conta de soluções, como split de pagamento e conciliação bancária, que fazem parte desse serviço.
O split de pagamento — ou split payment — é uma ferramenta que permite a divisão automática dos valores de uma venda entre os envolvidos nesse processo. Por esse motivo, é bastante utilizado em marketplaces para a divisão financeira entre a plataforma e os sellers (vendedores).
Porém, é importante ressaltar que esse recurso não se limita a esse tipo de empresa. Grandes varejistas, franquias, distribuidores, fintechs, por exemplo, também podem se beneficiar com a solução.
Além desse recurso, a plataforma de pagamentos online também pode englobar a conciliação bancária automática, funcionalidade que facilita a conferência das movimentações financeiras de uma empresa.
Ao oferecer aos seus parceiros a otimização desses dois processos, você contribui para que diminuam o tempo das tarefas, assim como os gastos operacionais que as envolvem.
Potencializa a lucratividade dos seus clientes
Uma plataforma digital de pagamentos ajuda a aumentar a lucratividade, visto que a oferta de diferentes meios de pagamento contribui para atender um número maior de clientes e abranger novos grupos de consumidores.
Como a pesquisa da Abecs revelou, atualmente os brasileiros alternam entre os métodos tradicionais (cartões de crédito e de débito) e os mais modernos e atuais (pagamento por aproximação). Inclusive, 33% usam o celular para pagar sem contato.
Preparar os negócios para absorver essa demanda é crucial para não perder nenhuma oportunidade de venda e, por consequência, de faturamento.
Leia também: Futuro dos meios de pagamento: como preparar o seu negócio?
Fomenta a transformação digital desses negócios
Empresas de diferentes setores têm passado por uma importante e significativa transformação digital.
Trata-se do uso de diferentes tecnologias que visam melhorar o desempenho dos negócios e, assim, conquistar resultados melhores.
Nesse trajeto, é possível também melhorar a experiência dos clientes, desburocratizar processos, aumentar a produtividade e tornar o negócio mais competitivo.
No que diz respeito aos meios de pagamento, é fundamental que as organizações se atualizem com a oferta de novas soluções, a fim de que não fiquem em desvantagem perante os seus concorrentes.
Contribui para o processo de digitalização do dinheiro
E por falar em transformação, a digitalização do dinheiro já é uma realidade que facilita as transações comerciais, além de ser mais barata para empresas, clientes e para o governo.
A necessidade de soluções de pagamentos online se torna cada dia mais crescente e foi, inclusive, impulsionada pela pandemia de coronavírus — aqui, vale ressaltar que a própria OMS (Organização Mundial de Saúde) indicou a redução do uso de dinheiro impresso e a preferência por pagamentos por aproximação.
Além disso, a utilização cada dia maior de meios de pagamentos online contribui para que, entre outras vantagens, as companhias consigam:
- reduzir gastos com transporte e segurança de valores;
- otimizar suas gestões financeiras;
- aumentar a produtividade;
- melhorar a experiência de compra de seus clientes.
Leia também: Cashless economy: por que digitalizar o dinheiro é inevitável?
Gera uma nova fonte de receita para a sua empresa
Não apenas os seus parceiros ganham com a oferta dessa ferramenta. Ao disponibilizar uma plataforma de pagamentos online, com soluções pontuais e com a marca da sua empresa, você passa a gerenciar o fluxo financeiro deles.
Essa dinâmica gera uma nova receita para o seu negócio, ainda que o core business não seja voltado para o mercado financeiro.
O motivo é que a sua companhia absorve valores que antes seriam direcionados para bancos e instituições financeiras tradicionais, como taxas, tarifas bancárias e juros.
Plataformas para receber pagamentos online: quais os benefícios para e-commerce, marketplaces e negócios internacionais?
O Relatório de Transformação Digital da América Latina 2024 revelou que o Brasil registrou o maior crescimento mundial em comércio eletrônico em 2024. No total, o crescimento foi de 16% nas vendas pela internet. Atualmente, o e-commerce brasileiro representa 11% das negociações totais no varejo.
Esses percentuais confirmam a importância do uso de soluções que absorvam o novo volume de transações e que, ao mesmo tempo, otimizem o trabalho dos empreendedores — a exemplo do que uma plataforma de pagamentos online disponibiliza.
No caso dos e-commerce e marketplaces, inclusive os que visam realizar vendas internacionais, além de todas as vantagens que já citamos, essa ferramenta também contribui para expandir os métodos de pagamento disponibilizados para os clientes, assim como facilita a atuação no varejo omnichannel.
Leia também: Quais são os principais meios de pagamento para e-commerce?
Como escolher a plataforma de pagamentos online para empresas?
Agora que você sabe como funciona, resta apenas descobrir como escolher a plataforma de pagamentos online para empresas que mais combina com o seu negócio. Para acertar na decisão, considere estes critérios:
- facilidade de integração;
- camadas de segurança e sistemas antifraudes;
- possibilidade de acrescentar novos meios de pagamento conforme surjam;
- recurso para cobranças recorrentes;
- oferta de checkout transparente;
- inclusão de ferramentas de gestão, especialmente split de pagamento e conciliação bancária;
- atendimento às normas e regulamentações;
- bom serviço de suporte;
- custo-benefício;
- capacidade de melhorar realmente a experiência de compra dos clientes finais.
Ao considerar todos esses fatores, você estará mais preparado para tomar uma decisão estratégica e segura. Para tanto, confira a seguir exatamente o que é uma plataforma de recebimentos e qual sua importância nesse contexto.
O que é uma plataforma digital de recebimentos?
Uma plataforma digital de recebimentos é uma solução tecnológica que centraliza e automatiza a entrada de valores em um negócio. Ou seja, viabiliza transações financeiras de forma rápida, segura e eficiente. A solução permite que empresas recebam pagamentos por diversos meios, como Pix, boletos bancários, cartões de crédito e débito, carteiras digitais, QR Code e transferências, em um único ambiente online.
Além de facilitar a jornada do consumidor final, essa plataforma melhora a gestão financeira da empresa. Afinal, seus recursos incluem conciliação automática, geração de relatórios, acompanhamento em tempo real de transações, integração com ERPs e automação de cobranças.
Quais as vantagens para o empreendedor?
Ao utilizar esse modelo de plataforma, o negócio ganha em escalabilidade, já que reduz custos operacionais, elimina etapas manuais e mitiga riscos de erros humanos. Assim, tanto o empreendedor quanto seus colaboradores conseguem focar o que realmente importa, que são as áreas estratégicas para o crescimento da empresa.
Outro ponto essencial para entender o que é plataforma de pagamentos online é saber que, em muitos casos, é possível customizá-la com a identidade visual da empresa (modelo white label), de modo a fortalecer a marca e aprimorar a experiência do cliente durante o processo de pagamento.
O que é uma solução de pagamentos online white label?
Uma solução de pagamentos white label é uma tecnologia de pagamentos pronta para uso, que pode ser personalizada com a identidade visual e os dados de uma outra empresa, como se a ferramenta fosse desse próprio negócio. Ou seja, uma fintech especializada, como a Zoop, fornece a infraestrutura e os recursos, mas o cliente final interage com a marca da empresa que contratou a solução.
Esse modelo permite que empresas de qualquer segmento, como fintechs, marketplaces, plataformas SaaS, ERPs, e-commerces e franquias, ofereçam serviços financeiros, como recebimento via Pix, cartão, boleto, links de pagamento e até carteiras digitais, sob sua própria marca.
Por que investir em uma solução personalizada?
A principal vantagem de adotar uma solução de pagamentos white label é a agilidade para lançar uma plataforma robusta no mercado sem precisar desenvolver tudo do zero. Dessa forma, seu negócio economiza tempo, recursos e evita riscos regulatórios.
Além disso, esse tipo de solução pode incluir funcionalidades como:
- split de pagamento (divisão automática entre diferentes partes envolvidas na transação);
- conciliação financeira automatizada;
- pagamentos recorrentes;
- emissão de boletos com QR Code Pix;
- gestão de contas digitais;
- tokenização de cartões e segurança de dados.
No caso da Zoop, a solução é 100% white label, sem mensalidade e sem custo de integração. A empresa paga apenas um percentual sobre as transações, o que torna o modelo mais acessível e escalável para quem deseja se posicionar como um player no mercado de pagamentos digitais.
Qual a melhor plataforma de pagamentos online?
A melhor plataforma de pagamentos online é aquela que transforma a maneira como seu negócio se conecta com os consumidores. Com o Zoop Payments, você tem acesso a uma solução completa de Unified Commerce, que integra seus canais de venda, centraliza os dados das operações e garante uma experiência de compra fluida, personalizada e sem fricção.
Chega de lidar com dados isolados e canais desconectados! Nossa tecnologia permite a customização da jornada de compra tanto no site, quanto em aplicativos ou via link de pagamento, sempre com meios como Pix, cartão de crédito, boleto, recorrência e muito mais.
Com a Zoop, sua empresa:
- unifica as vendas online e offline em uma única plataforma;
- visualiza e analisa dados completos de comportamento do cliente;
- automatiza a conciliação financeira com mais eficiência;
- oferece experiências omnichannel consistentes e integradas;
- potencializa a fidelização e a conversão de vendas com dados estratégicos.
Agora que você entendeu em detalhes o que é plataforma de pagamentos online, o que acha de colocar seu consumidor no controle da própria jornada?
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