
Plataforma de pagamentos online: por que oferecer?

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A plataforma de pagamentos online é uma ferramenta digital que facilita transações financeiras entre consumidores e empresas. O recurso atua como um intermediário entre quem vende e quem compra, e oferece uma maneira segura e rápida de transferir valores por diferentes métodos, como cartão, boleto e Pix.
Além dessa funcionalidade, a solução centraliza, em um único ambiente digital, todos os dados operacionais, o que aprimora a gestão financeira do negócio.
Para quem trabalha no mercado B2B, oferecer um sistema de pagamentos online, além de gerar uma nova fonte de receita, também contribui para os parceiros comerciais reduzirem gastos e aumentarem o faturamento.
Quando se trata de economia, a plataforma de pagamentos online otimiza os processos relacionados ao gerenciamento financeiro. Por consequência, mitiga erros e diminui a necessidade de retrabalho e investimentos operacionais.
Já no quesito lucratividade, disponibilizar diferentes métodos de pagamentos online contribui para os parceiros atenderem melhor os clientes finais.
Essa ação permite que abranjam novos grupos de consumidores, tenham um diferencial competitivo e elevem o volume de vendas.
Além dessas, há diversas outras vantagens e motivos que justificam a oferta dessa solução. Neste artigo, você confere quais são e descobre qual é a melhor plataforma de pagamentos online do mercado.
O que é uma plataforma de pagamentos online?
Uma plataforma de pagamentos online é um sistema digital que viabiliza pagamentos pela internet. A ferramenta intermedia transações por diferentes métodos, como cartões de crédito, transferências e carteiras digitais, com foco em segurança, agilidade e facilidade para empresas e clientes.
O recurso inclui ainda produtos e serviços financeiros voltados para o recebimento de valores que os clientes finais pagam e funcionalidades relacionadas à movimentação e gestão financeira de quem vende.
Estes são alguns exemplos do que contém uma plataforma de pagamento online:
- solução para recebimento de quantias por diferentes métodos, como boleto bancário, QR Code dinâmico e estático e Pix;
- boletos bancários;
- pagamentos recorrentes;
- conta digital.
Por que trabalhar com uma plataforma de pagamentos digitais?
Trabalhar com uma plataforma de pagamentos digitais é interessante porque, a partir do momento em que a sua empresa oferece aos seus parceiros essa solução, soluciona diversas dores que eles têm e ainda gera uma nova fonte de receita para o seu negócio.
A sua companhia, melhor do que qualquer outra, conhece a fundo as necessidades e problemas que sua audiência enfrenta diariamente e que precisa solucionar.
Ao apresentar maneiras pontuais de resolver as questões relacionadas ao recebimento de valores digitais, como a falta de segurança e de escalabilidade, você estreita o relacionamento, entrega produtos mais aderentes e traz o seu parceiro mais perto da sua marca.
Veja o exemplo do iFood. Ainda que não seja uma empresa voltada para o setor de serviços financeiros, com as soluções certas, conseguiu ajudar os parceiros com a logística de entregas quando adotou máquinas de cartão White Label próprias.
No que diz respeito ao sistema de pagamentos online, o iFood ofereceu também uma conta digital para os donos de restaurantes, produto que otimizou o split de pagamento, a conciliação bancária e facilitou a gestão financeira de todos os envolvidos no processo de venda.
Dica! Descubra como o iFood aumentou a receita em quase 10% com a Zoop!
Qual a importância dos pagamentos digitais para as empresas?
Os pagamentos digitais têm grande importância para as empresas, pois trazem vantagens diretas para o negócio e vão ao encontro do novo comportamento, necessidades e expectativas dos clientes. O motivo é que esses métodos promovem:
- agilidade e eficiência: aceleram o processo de vendas ao permitir que os clientes realizem pagamentos rapidamente, sem precisar de processos manuais ou esperar por movimentações físicas de dinheiro;
- expansão de mercado: com os pagamentos digitais, as empresas rompem barreiras geográficas e conseguem vender para clientes de diversas partes do país;
- segurança: as plataformas de pagamento online oferecem sistemas de proteção avançados, o que reduz riscos de fraudes e protege tanto quem compra quanto quem vende;
- redução de custos: a automação de transações reduz a necessidade de processos manuais, diminui custos operacionais e aumenta a eficiência administrativa;
- melhor experiência ao cliente: aceitar diversos meios de pagamentos digitais aprimora a jornada de compra e a torna mais conveniente e acessível para o consumidor.
O uso dos pagamentos digitais no Brasil
Segundo dados da Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, as compras remotas com cartões movimentaram R$ 261,8 bilhões no primeiro trimestre de 2025 — 16,2% a mais que o mesmo período de 2024 —, da seguinte forma:
- cartão de crédito: R$ 253,6 bi (+16,6%);
- cartão de débito: R$ 4,1 bi (+16%);
- cartão pré-pago: R$ 4,1 bi (-4,8%).
Os pagamentos recorrentes também tiveram crescimento: 36,3% a mais no final do primeiro trimestre de 2025, e a movimentação de R$ 30,7 bilhões. Vale destacar que, em dois anos, o volume transacionado dessa forma cresceu 90,5%.
Outro meio de pagamento que comprova a predileção dos brasileiros por métodos digitais é o aumento do pagamento por aproximação.
Ainda segundo a Abecs, essa modalidade cresceu 38,6% e movimentou R$ 423,1 bilhões nos três primeiros meses de 2025, pelos seguintes métodos:
- cartão de crédito: R$ 242,3 bi (+42%);
- cartão de débito: R$ 116,6 bi (+43,4%);
- cartão pré-pago: R$ 64,2 bi (+20,5%).
Em quantidade, foram 6,5 bilhões de transações sem contato (+26,5%), o que significa cerca de 3 milhões de pagamentos por aproximação por hora.
Inclusive, 71% dos brasileiros afirmam que preferem pagar dessa forma, 60% a utilizam sempre ou quase sempre, e 88% têm essa predileção por conta da comodidade e rapidez.
Sugestão de leitura: “Tap to Pay: como funciona a parceria entre Zoop e Nubank?”
Quais as vantagens de oferecer uma plataforma de pagamentos online para os seus clientes?
Oferecer uma plataforma de pagamentos online para os seus clientes é vantajoso por diversos motivos, principalmente porque:
- otimiza a gestão financeira da empresa dos seus parceiros;
- potencializa a lucratividade dos seus clientes;
- fomenta a transformação digital desses negócios;
- contribui para o processo de digitalização do dinheiro;
- gera uma nova fonte de receita para a sua empresa.
Entenda!
Otimiza a gestão financeira da empresa dos seus parceiros
A oferta de uma plataforma de pagamentos online contribui para que os seus parceiros otimizem os processos voltados para a gestão financeira.
Essa melhoria é possível por conta de soluções, como split de pagamento e conciliação bancária, que fazem parte desse serviço.
O split de pagamento — ou split payment — é uma ferramenta que permite a divisão automática dos valores de uma venda entre os envolvidos nesse processo. Por esse motivo, é bastante utilizado em marketplaces para a divisão financeira entre a plataforma e os sellers (vendedores).
Porém, é importante ressaltar que esse recurso não se limita a esse tipo de empresa. Grandes varejistas, franquias, distribuidores, fintechs, por exemplo, também podem se beneficiar com a solução.
Além desse recurso, a plataforma de pagamentos online também pode englobar a conciliação bancária automática, funcionalidade que facilita a conferência das movimentações financeiras de uma empresa.
Ao oferecer aos seus parceiros a otimização desses dois processos, você contribui para que diminuam o tempo das tarefas, assim como os gastos operacionais que as envolvem.
Potencializa a lucratividade dos seus clientes
Uma plataforma digital de pagamentos ajuda a aumentar a lucratividade, visto que a oferta de diferentes meios de pagamento contribui para atender um número maior de clientes e abranger novos grupos de consumidores.
Como a pesquisa da Abecs revelou, atualmente os brasileiros alternam entre os métodos tradicionais (cartões de crédito e de débito) e os mais modernos e atuais (pagamento por aproximação). Inclusive, 33% usam o celular para pagar sem contato.
Preparar os negócios para absorver essa demanda é crucial para não perder nenhuma oportunidade de venda e, por consequência, de faturamento.
O artigo “Futuro dos meios de pagamento: como preparar o seu negócio?” aborda esse tema em detalhes. Não deixe de ler!
Fomenta a transformação digital desses negócios
Empresas de diferentes setores têm passado por uma importante e significativa transformação digital.
Trata-se do uso de diferentes tecnologias que visam melhorar o desempenho dos negócios e, assim, conquistar resultados melhores.
Nesse trajeto, é possível também melhorar a experiência dos clientes, desburocratizar processos, aumentar a produtividade e tornar o negócio mais competitivo.
No que diz respeito aos meios de pagamento, é fundamental que as organizações se atualizem com a oferta de novas soluções, a fim de que não fiquem em desvantagem perante os seus concorrentes.
Contribui para o processo de digitalização do dinheiro
E por falar em transformação, a digitalização do dinheiro já é uma realidade que facilita as transações comerciais, além de ser mais barata para empresas, clientes e para o governo.
A necessidade de soluções de pagamentos online se torna cada dia mais crescente e foi, inclusive, impulsionada pela pandemia de coronavírus — aqui, vale ressaltar que a própria OMS (Organização Mundial de Saúde) indicou a redução do uso de dinheiro impresso e a preferência por pagamentos por aproximação.
Além disso, a utilização cada dia maior de meios de pagamentos online contribui para que, entre outras vantagens, as companhias consigam:
- reduzir gastos com transporte e segurança de valores;
- otimizar suas gestões financeiras;
- aumentar a produtividade;
- melhorar a experiência de compra de seus clientes.
Leia o artigo “Cashless economy: por que digitalizar o dinheiro é inevitável?” e entenda melhor.
Gera uma nova fonte de receita para a sua empresa
Não apenas os seus parceiros ganham com a oferta dessa ferramenta. Ao disponibilizar uma plataforma de pagamentos online, com soluções pontuais e com a marca da sua empresa, você passa a gerenciar o fluxo financeiro deles.
Essa dinâmica gera uma nova receita para o seu negócio, ainda que o core business não seja voltado para o mercado financeiro.
O motivo é que a sua companhia absorve valores que antes seriam direcionados para bancos e instituições financeiras tradicionais, como taxas, tarifas bancárias e juros.
E os benefícios das plataformas para e-commerce, marketplaces e negócios internacionais?
O Relatório de Transformação Digital da América Latina 2024 revelou que o Brasil registrou o maior crescimento mundial em comércio eletrônico em 2024. No total, o crescimento foi de 16% nas vendas pela internet. Atualmente, o e-commerce brasileiro representa 11% das negociações totais no varejo.
Esses percentuais confirmam a importância do uso de soluções que absorvam o novo volume de transações e que, ao mesmo tempo, otimizem o trabalho dos empreendedores — a exemplo do que uma plataforma de pagamentos online disponibiliza.
No caso dos e-commerce e marketplaces, inclusive os que visam realizar vendas internacionais, além de todas as vantagens que já citamos, essa ferramenta também contribui para expandir os métodos de pagamento disponibilizados para os clientes, assim como facilita a atuação no varejo omnichannel.
Este artigo pode ser interessante para você: “Quais são os principais meios de pagamento para e-commerce?”
Como escolher a plataforma de pagamentos online ideal?
Agora que você sabe como funciona, resta apenas descobrir como escolher a plataforma de pagamentos online ideal para oferecer aos seus parceiros. Para acertar na decisão, considere estes critérios:
- facilidade de integração;
- camadas de segurança e sistemas antifraudes;
- possibilidade de acrescentar novos meios de pagamento conforme surjam;
- recurso para cobranças recorrentes;
- oferta de checkout transparente;
- inclusão de ferramentas de gestão, especialmente split de pagamento e conciliação bancária;
- atendimento às normas e regulamentações;
- bom serviço de suporte;
- custo-benefício;
- quanto realmente melhorar a experiência de compra dos clientes finais.
Qual a melhor plataforma de pagamento online?
A melhor plataforma de pagamento online é da Zoop, pois atende a todos os critérios necessários e ajuda a construir uma infraestrutura de serviços financeiros que impulsiona negócios de todos os setores!
Desenvolvemos as nossas soluções de pagamento online para escalar a sua operação! A nossa tecnologia é facilmente integrável, viabiliza recebimentos via cartão de crédito, Pix, boleto, link de pagamento e recorrência, e potencializa a sua receita a cada transação.
Lembre-se de que, quanto mais personalizada a jornada de pagamento e alinhada ao perfil do cliente final, melhores são os resultados. As APIs da Zoop possibilitam a personalização de três métodos:
- site;
- aplicativo;
- link de pagamento.
Conte ainda com diversas outras funcionalidades, como:
- split de pagamento;
- tokenização;
- antecipação de recebíveis;
- conciliação;
- ferramentas de gestão.
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