Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    negócios

    O que é API de pagamento? Como funciona e por que utilizar?

    02 de outubro de 2025
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

    Saber o que é API de pagamento é uma forma de tornar a sua empresa mais competitiva e interessante para potenciais clientes e parceiros comerciais. Afinal, trata-se de um recurso que promove a comunicação entre dois pontos distintos, dinâmica que viabiliza a criação e entrega de novos fluxos e processos.

    Com essa ferramenta tecnológica é possível automatizar a comunicação entre sua loja virtual e a operadora de cartão de crédito, por exemplo, e, assim, ter muito mais controle sobre as etapas de pagamento do seu negócio, desde o checkout até o processamento da transação.

    Além disso, utilizar uma API de pagamento online ajuda a aprimorar a experiência de compra do cliente e torná-la mais personalizada, visto que a solução permite a oferta de diferentes meios de pagamento em uma única tela, como cartão de crédito, Pix ou boleto, o que torna o processo mais rápido e conveniente.

    Um ponto de destaque é que existem diferentes tipos de APIs, como API para banco digital, API Open Banking, API de cobrança e API de segurança. Dessa forma, empresas de todos os portes e segmentos podem se beneficiar do uso desse recurso e ganhar vantagem em relação à concorrência.

    Ainda não utiliza essa funcionalidade no seu negócio? Então, siga a leitura deste artigo e entenda o que é API de pagamento, como funciona, como usar e o que é necessário para integrá-la.

    O que é API de pagamento?

    API de pagamento é uma espécie de ponte digital que conecta uma plataforma de venda a um sistema de processamento de valores. O recurso automatiza a troca de informações financeiras, o que permite ao negócio receber e gerenciar transações de forma segura e eficiente, sem a necessidade de intervenção manual.

    Para que esse conceito fique mais claro, saiba que API é a sigla para o termo em inglês Application Programming Interface, que em português significa Interface de Programação de Aplicação. Trata-se de uma série de instruções e padrões de programação que formam uma interface de acesso a um determinado aplicativo online.

    As APIs permitem que duas ou mais aplicações distintas dialoguem entre si e troquem dados e informações para o cumprimento de um determinado objetivo.

    Outra função de uma API (que também pode ser vista como uma vantagem da sua utilização) é automatizar atividades que, antes da sua implementação, os colaboradores realizavam manualmente ou por meio de soluções tecnológicas não integradas, como a baixa manual de boletos após o pagamento ou a verificação individual de cada transação.

    Portanto, entender o que é API de pagamento é uma forma de modernizar e otimizar a gestão financeira do seu negócio e, assim, acelerar processos, reduzir custos e direcionar sua equipe para atividades mais estratégicas e que geram crescimento.

    Leia também: “Sistema de gestão financeira: o que é e como pode ajudar sua empresa?

    Qual a diferença entre API de pagamento e sistemas tradicionais?

    A principal diferença entre API de pagamento e sistemas tradicionais está na funcionalidade das ferramentas, visto que cada uma tem um objetivo específico que ajuda no fluxo e gerenciamento do seu negócio de maneiras distintas.

    A API é uma solução flexível e programável que se integra diretamente à sua plataforma e permite a personalização do fluxo de pagamento e automatização das transações em tempo real.

    Já os sistemas de pagamento tradicionais, como máquinas de cartão ou plataformas de checkout pré-formatadas, são soluções fechadas e autônomas que oferecem pouca ou nenhuma flexibilidade para personalização ou automação profunda.

    Por esse motivo, é tão importante entender o que é API de pagamento. Assim, você pode construir um ecossistema que se encaixa perfeitamente na identidade da sua marca e oferecer uma experiência de compra única e fluida para os seus clientes.

    Quais tipos de APIs financeiras existem?

    Entre os diversos tipos de APIs financeiras, estão:

    • API de pagamento: permite a realização de transações financeiras, como pagamentos com cartão de crédito, boletos e Pix, integrada a plataformas de e-commerce e aplicativos;
    • API de Open Banking/Open Finance: possibilita o compartilhamento seguro de dados financeiros entre instituições, após consentimento do cliente, para a criação de serviços financeiros mais personalizados;
    • API de cobrança: ferramenta direcionada para automação e gestão de cobranças, como a emissão de faturas e o envio de lembretes;
    • API de segurança: garante a autenticação de usuários, a validação de dados e a prevenção de fraudes em transações financeiras.

    Embora cada uma tenha uma função específica, todas se complementam para criar um ecossistema financeiro digital mais robusto e seguro.

    Inclusive, entender o que é API de pagamento e conhecer os demais tipos ajuda a escolher a melhor para a sua empresa.

    Dica! Conheça outras no artigo: “APIs financeiras: o que são e qual a influência no mercado financeiro?

    API de pagamento: como funciona?

    A API de pagamento funciona como uma ferramenta que solicita dados, traduz em informações e finaliza processos de cobrança e recebimento de valores. O recurso promove o ciclo completo de comunicação entre a plataforma de venda e a rede bancária, em milissegundos, de maneira automática, fluida e segura.

    Quando um cliente clica para pagar em um site, por exemplo, o sistema do e-commerce envia uma solicitação para a API de pagamento com os dados da transação. A ferramenta criptografa os dados e os envia ao sistema financeiro (adquirente ou banco), que processa a transação e retorna a resposta.

    Após essa etapa, a API recebe a resposta (aprovada ou negada) e a repassa para a plataforma de venda, que então finaliza o pedido e exibe o status da compra para o cliente.

    Como você viu, tudo acontece automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana. Inclusive, entender o que é API de pagamento é uma maneira de conhecer o que acontece nos bastidores do seu fluxo de cobrança e, assim, garantir a melhor experiência possível aos seus clientes.

    Quais são as funções de uma API de pagamento?

    A principal função de uma Interface de Programação de Aplicação voltada para pagamentos é integrar sistemas distintos e eliminar as barreiras entre o mundo físico e o mundo virtual (no que se refere a processos de cobrança e recebimento de valores, decorrentes de transações de vendas).

    Assim, ao entender o que é API de pagamento, você ganha a capacidade de criar uma jornada de compra unificada, na qual o cliente pode pagar como, quando e onde preferir, sem interrupções.

    Veja, a seguir, alguns exemplos práticos de integração de API de pagamento.

    Integração de e-commerces e lojas físicas

    A proposta aqui é unificar os canais físicos e virtuais de vendas e tornar o negócio omnichannel. Nesse formato, os clientes têm várias opções que tornam suas experiências muito melhores, como:

    • comprar e pagar no site, mas retirar na loja;
    • escolher na loja, mas finalizar a compra e o pagamento no site;
    • escolher no site, comprar e pagar na loja física.

    Inclusive, por meio de uma API de pagamento não é necessário desenvolver um app para criar essa conexão entre estoque online, frente de caixa e hardware offline, pois basta a ferramenta de integração para enviar as solicitações de pagamento entre os canais.

    Entenda mais no artigo: “O que é plataforma de pagamentos online? Veja as vantagens!

    Automatização de processos financeiros

    Em vez de uma equipe processar pagamentos manualmente, gerar boletos um a um ou confirmar a baixa de cada transação, a API faz tudo de forma automática e em tempo real.

    Ao receber um pagamento via Pix, por exemplo, a API imediatamente envia uma notificação para o sistema da loja, que pode liberar o pedido para envio em questão de segundos.

    Essa automação não apenas otimiza o tempo da equipe, mas também garante um fluxo de caixa mais ágil e preciso, algo fundamental para a saúde financeira de qualquer negócio.

    Redução de erros e aumento de produtividade

    A intervenção humana em processos financeiros é uma fonte constante de erros, como digitação incorreta de valores ou falhas na conciliação de pagamentos.

    Ao delegar essas tarefas a uma API de pagamento, a incidência desses equívocos reduz consideravelmente.

    A automação garante que o processo de cada transação ocorra com precisão, o que evita retrabalho, perda de tempo e dinheiro e desentendimentos com clientes, como o envio de uma cobrança por um serviço que já foi pago, mas cuja baixa o sistema não processou.

    Personalização da experiência de compra

    Uma API de pagamento permite que a experiência de compra seja totalmente personalizada porque elimina um checkout padrão e genérico aos clientes ao integrar múltiplos métodos de pagamento em um só lugar, sem redirecionamentos externos.

    Essa integração cria um checkout transparente que aumenta a confiança e a segurança do cliente. Além disso, a API permite que você crie fluxos de pagamento customizados para assinaturas ou vendas recorrentes, ideal para adaptar o negócio às necessidades específicas do seu público.

    No final das contas, ao entender o que é API de pagamento, você percebe que a ferramenta é um pilar para a modernização da sua empresa.

    Como usar uma API de pagamento? 3 exemplos!

    As diferentes formas de usar uma API de pagamento partem da integração da ferramenta a um modelo de negócio ou software já existente. O objetivo é promover a comunicação, ainda que os pontos que serão conectados sejam diferentes e não pertencentes ao mercado financeiro.

    Veja, a seguir, alguns exemplos de API de pagamento online.

    Integração com ERPs

    Permite o registro automático das informações financeiras de cada venda e elimina a necessidade de lançamentos manuais para transmitir os dados aos outros departamentos, como estoque e logística.

    Nesse contexto, entender o que é API de pagamento ajuda a criar uma “ponte” de comunicação segura e precisa entre os setores e, assim, eliminar atritos, desentendimentos e aprimorar a gestão da empresa de modo geral.

    Integração com marketplaces

    Outro exemplo de API de pagamento é a voltada para integração de marketplaces, a qual permite que a plataforma de venda gerencie automaticamente a divisão de pagamentos (split de pagamento) entre os diferentes vendedores.

    Essa funcionalidade é essencial para esse modelo de negócio, pois garante que cada lojista receba sua parte do pagamento após o desconto instantâneo da comissão do marketplace, tudo em uma única transação.

    Aplicação em pequenos e médios negócios

    Este exemplo de API de pagamento comprova que a solução funciona bem em negócios de todos os portes.

    Um pequeno empreendedor que vende por redes sociais, por exemplo, pode usar a API para gerar links de pagamento personalizados e, assim, garantir transações seguras e profissionais, sem a necessidade de ter um site de e-commerce completo.

    Agora que você sabe como usar uma API de pagamento, que tal conhecer as vantagens de adotar essa ferramenta na sua empresa? Confira as que mais se destacam no próximo tópico.

    Integração API de pagamento: o que é necessário?

    Para uma integração de API de pagamento satisfatória, é necessário:

    • um provedor de API de pagamento: empresa especializada que oferece a tecnologia e o suporte necessários, como a Zoop;
    • uma equipe técnica: profissionais que entendem de programação e que podem realizar a conexão entre a sua plataforma e a API;
    • uma documentação técnica clara: o provedor da API de pagamento deve fornecer um manual completo com todas as instruções, códigos e parâmetros necessários para a integração.

    Porém, não basta entender o que é API de pagamento e o que é necessário para integrá-la ao sistema da sua empresa.

    Na hora de escolher a melhor, é essencial considerar diferentes critérios, como custo-benefício, segurança, estabilidade da plataforma, qualidade do suporte técnico e os diferentes métodos de pagamento que a solução oferece.

    Assim, você garante uma implementação segura e eficiente, escolhe uma ferramenta que realmente atenda às necessidades do seu negócio e maximiza o potencial de vendas e a satisfação do seu cliente.

    Quais são os benefícios da API de pagamento?

    Os principais benefícios da API de pagamento são:

    1. Agregar valor à empresa;
    2. Diminuir custos operacionais;
    3. Otimizar funções internas;
    4. Reduzir erros;
    5. Melhorar a experiência do cliente;
    6. Aumentar a segurança e a confiabilidade;
    7. Contribuir com a fidelização de clientes;
    8. Abranger diferentes métodos de pagamento.

    Entenda cada um em detalhes!

    Agregar valor à empresa

    Oferecer diferentes meios de pagamento ao cliente é uma forma de agregar valor à sua empresa, pois ele se sentirá mais confortável e bem-recebido ao ter a chance de escolher como prefere pagar pela compra.

    O consumidor poderá, por exemplo, pagar por boleto bancário, boleto com Pix ou cartão de crédito e alinhar essa escolha às suas preferências e realidade.

    Considere que, ao disponibilizar diferentes alternativas, há menos chances de o cliente desistir da compra no checkout por não encontrar o meio de pagamento favorito.

    Entenda sobre essa prática no artigo: “Checkout personalizado: guia prático para seu e-commerce

    Diminuir custos operacionais

    Desenvolver toda uma plataforma de pagamentos é um processo complicado e exige muitos recursos financeiros, humanos e tempo; por outro lado, usar uma API de pagamento é uma forma de usufruir de métodos automatizados, sem precisar realizar todos esses investimentos.

    Assim, torna-se necessário fazer somente a integração à sua plataforma, como já mencionado aqui. Esse processo tende a ser rápido, fácil e barato de concluir do que criar algo do zero.

    Otimizar funções internas

    Como a API de pagamento faz as cobranças de forma automatizada, também ajuda a otimizar essa tarefa.

    Dessa forma, os funcionários que eram dedicados às atividades de cobrança terão mais tempo para outras funções da empresa direcionadas para o crescimento do negócio, como a criação de novas campanhas de marketing, o atendimento personalizado ao cliente ou a análise de dados para otimização de produtos.

    Essa possibilidade mostra que entender o que é uma API de pagamento também é uma forma de investir com inteligência no seu negócio.

    Reduzir erros

    Uma vez que as atividades de cobrança estão automatizadas, reduz-se a quantidade de interações humanas, o que também diminui a incidência de erros.

    Essa dinâmica eleva a produtividade, evita retrabalho que custa tempo e dinheiro e desentendimentos com clientes, como o envio de uma cobrança por um serviço que já foi pago, mas cuja baixa o sistema não processou.

    É por motivos assim que uma API de pagamento online é sinônimo de precisão e segurança para o seu negócio.

    Melhorar a experiência do cliente

    A ferramenta melhora a experiência do cliente ao garantir um checkout rápido, seguro e eficiente.

    O consumidor não precisa sair da plataforma de venda para concluir a compra e os dados são processados em tempo real, sem a necessidade de redirecionamentos que podem causar insegurança e levar ao abandono de carrinho.

    Aumentar a segurança e a confiabilidade

    As melhores APIs de pagamento utilizam criptografia robusta e padrões de segurança de mercado, como o PCI-DSS, para proteger os dados sensíveis dos cartões dos clientes.

    Assim, em vez de a sua plataforma lidar diretamente com as informações do cartão, a API se encarrega disso, o que diminui sua responsabilidade e o risco de vazamentos de dados. Essa camada de proteção é fundamental para construir a confiança do cliente.

    Contribuir com a fidelização de clientes

    Ao oferecer uma experiência de compra sem atritos, seu cliente tem uma transação rápida e segura, o que aumenta as chances de retornar.

    Além disso, a API de pagamento pode habilitar recursos, como a memorização dos dados do cartão para compras futuras ou a criação de assinaturas recorrentes e simplificar o processo para clientes fiéis.

    Abranger diferentes métodos de pagamento

    Uma boa API de pagamento permite que seu negócio aceite uma ampla gama de métodos de pagamento, como Pix, boletos, cartões de crédito e carteiras digitais, o que viabiliza o atendimento de diferentes grupos de consumidores.

    Essa versatilidade é crucial, pois cada cliente tem uma preferência. Assim, ao oferecer múltiplas opções, você reduz a chance de perder uma venda por não aceitar a forma de pagamento preferida de quem compra.

    Como funcionam as configurações da API de pagamento da Zoop?

    A API de pagamento Zoop funciona conforme o princípio de design REST, um estilo de arquitetura de software que utiliza protocolos HTTP para a comunicação entre sistemas. Também conta com recursos orientados a URLs e com códigos HTTP para indicar possíveis erros.

    Para isso, utilizamos funcionalidades HTTP nativas, como POST, PUT, GET, DELETE, para operações de leitura e escrita, bem como o modelo básico de autenticação HTTP.

    A Zoop suporta chamadas diretas aos recursos da API a partir de outras origens, CORS (Cross-Origin Resource Sharing), que permite interagir de forma segura com as APIs a partir de aplicações web.

    É importante lembrar-se sempre de usar a chave pública nesses casos e de deixar a chave secreta para chamadas internas de sistema (as respostas da API estão no formato de dados JSON e incluem errors).

    Para navegar por todos os serviços sem preocupação, as contas da Zoop têm chaves de acesso nos modos de produção (LIVE) e teste (TEST).

    Não é possível alternar entre modos, mas basta usar a chave apropriada para executar operações em produção ou ambiente de teste. Chamadas com chaves de teste não são processadas junto a instituições bancárias, o que facilita o desenvolvimento.

    Qual é a melhor API de pagamento do mercado?

    A melhor API de pagamento do mercado é a Zoop porque possibilita que marketplaces, ERPs, empreendedores e negócios que não são nativos do setor financeiro gerenciem o fluxo transacional de seus clientes e gerem novas receitas por meio de diversos serviços, como contas digitais, split de pagamentos e antecipação de recebíveis.

    Com a nossa plataforma white label de pagamentos e serviços financeiros, que conta com tecnologias de captura para maquininhas, boletos e outros meios de pagamentos com sua própria marca, você elimina barreiras regulatórias, reduz custos de desenvolvimento e diminui o tempo de implementação para a sua empresa continuar a crescer focada no core business.

    Agora que você sabe o que é API de pagamento, como funciona e quais são os benefícios para o seu negócio, que tal adotar agora esse recurso? A Zoop ajuda a sua empresa nesse desafio!

    Entre em contato agora e descubra como!

    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.