
Live commerce: como usar este canal de vendas na Black Friday

Não basta decorar o cenário, selecionar os produtos e garantir qualidade audiovisual para apresentar um live commerce. É necessário também pensar em toda a estrutura para vender, especialmente nas soluções de pagamento para os clientes comprarem ao vivo durante a Black Friday.
E saiba desde já que são imensas as oportunidades deste canal para os negócios que souberem como aproveitar o seu crescimento.
Só em 2024, o live shopping teve um valor de US$ 3.870 milhões na América Latina e deve chegar aos US$ 32.080 milhões em 2033, segundo a pesquisa da Grand View Research. O avanço representa um crescimento de 27,2% por ano.
Já o relatório da EAE Business School aponta que, em 2026, 10% a 20% de todas as vendas em e-commerces virão do live shopping.
Agora, imagine o poder desta estratégia em um período de alta competitividade e procura dos clientes, como a Black Friday. Logo, criar um modo de se diferenciar é uma grande vantagem no mercado.
Aproveite este artigo para tirar suas dúvidas sobre o que é live commerce, como usá-lo e quais meios de pagamento oferecer para garantir mais vendas.
O que é live commerce?
É um canal e uma estratégia de vendas que promove transmissões ao vivo na internet para vender produtos e serviços de forma imediata. Assim, combina entretenimento e interatividade online à praticidade do e-commerce para gerar uma experiência de compra mais próxima, envolvente e humanizada aos clientes.
A ideia é simples: unir conteúdo de alta qualidade com descontos exclusivos por tempo limitado para gerar engajamento e compras imediatas. Afinal, as marcas podem apresentar e testar produtos, indicar formas de uso, tirar dúvidas e interagir com o seu público em tempo real.
Sem falar na chance de alcançar diversos perfis de consumidores e estimular um relacionamento mais próximo, que realmente desperte identificação.
Quais são os benefícios das vendas ao vivo?
Apresentar produtos ao vivo, com demonstrações práticas e reais, é a melhor forma de humanizar as vendas, aumentar o engajamento, elevar a receita em curto prazo e oferecer uma experiência de compra envolvente. Sem falar na chance de criar uma conexão verdadeira com os clientes e estimular a fidelização.
Ao quebrar a frieza das interações online com apenas fotos, vídeos ou atendentes humanas ou virtuais, o live shopping promove um relacionamento mais autêntico com a marca.
E esse resultado é perfeito para fortalecer o marketing e, claro, elevar as taxas de conversão.
Exemplos reais de live shopping no varejo
Diversos segmentos de negócios podem aproveitar este canal de venda que, apesar de continuar em expansão, ainda é pouco explorado no mercado, especialmente por marcas de médio a pequeno porte.
Porém, grandes empresas mostram que é possível lucrar com a estratégia da transmissão ao vivo, como a Shopee, a pioneira e líder no segmento das lives. A marca realiza em torno de 150 eventos ao vivo por dia, com mais de 150 mil vendedores ativos. Segundo matéria do UOL, já chegou a vender 10 vezes mais durante as transmissões.
Recentemente, por exemplo, a Shopee se uniu à Samsung e, juntas, fizeram seu primeiro live shopping, com ofertas de TVs, smartphones, notebooks, tablets, smartwatches e fones de ouvido, conforme divulgado pelo E-commerce Brasil.
Esses exemplos mostram a diversidade e força do live shopping no Brasil, com marcas grandes e plataformas digitais que geram elevado engajamento, vendas expressivas e transformam o e-commerce em uma experiência interativa e imediata.
Leia também: Black Friday 2025: o que esperar? Tendências e como se preparar
Como preparar um live commerce na Black Friday?
As melhores táticas envolvem elaborar o roteiro da transmissão e os descontos, planejar a estrutura de pagamentos e o checkout rápido, anunciar a live com antecedência, oferecer promoções exclusivas e relâmpago, adicionar elementos de gamificação e investir na interação para estimular conversas e, claro, as conversões.
Confira a seguir dicas práticas para usar o live commerce na Black Friday e engajar os consumidores!
- Elabore o roteiro da transmissão: escolha o apresentador, a equipe, o local e o horário. Monte um roteiro com a ordem da apresentação dos produtos, além de determinar descontos que não afetam sua margem de lucro e seu caixa;
- Planeje a estrutura de pagamentos: garanta uma experiência de checkout rápida e sem atritos, com múltiplas opções digitais, como Pix QR code ou códigos que enviam o cliente direto para um link no site com múltiplas opções, como cartões de crédito/débito e carteiras digitais;
- Anuncie a live com antecedência: use os canais digitais, como site, redes sociais, e-mail marketing e WhatsApp para divulgar a transmissão. Crie contagem regressiva e recursos para avisar a audiência na hora do evento;
- Faça promoções exclusivas e relâmpago: ofereça cupons e ofertas especiais só durante a live para gerar senso de urgência e compras imediatas;
- Use a gamificação: roletas de ofertas e mini games ajudam a estimular a participação. Assim, os lojistas podem fazer jogos e dinâmicas simples nas redes para engajar a audiência;
- Interaja intensamente: humanize a marca com apresentação próxima, dinâmica e empática, responda perguntas ao vivo e demonstre os produtos detalhadamente para gerar desejo.
Não se esqueça de testar o seu sistema de pagamentos para o alto volume de vendas na Black Friday. Confirme se todos os métodos digitais funcionam adequadamente e se o dinheiro cai no caixa.
Quais são os melhores meios de pagamento no live commerce?
Em transmissões ao vivo, a experiência de compra precisa ser imediata e sem fricções. Por isso, os melhores meios de pagamento no live commerce são aqueles que unem velocidade, segurança e praticidade, como Pix e links que enviam o cliente direto para a página de checkout com mais alternativas, como cartões e carteiras digitais.
Assim, você permite que o cliente finalize a transação em poucos toques, sem sair da tela do evento.
Entenda os benefícios de usar meios de pagamento digitais durante a sua live.
Pagamentos instantâneos e mobile
Os pagamentos instantâneos, como o Pix, reduzem o tempo entre o desejo e a compra, além de oferecer uma experiência fluida e mobile-first. E ter um checkout simplificado aumenta significativamente a taxa de conversão e a satisfação do consumidor.
Liquidação rápida e segurança
Em eventos de grande audiência, é crucial que os pagamentos sejam liquidados rapidamente, o que garante um repasse ágil aos vendedores. Plataformas com validação antifraude em tempo real e criptografia de dados, como a Zoop, reforçam a confiança e evitam falhas operacionais durante os picos de transações.
Escalabilidade
O sucesso do live shopping também depende de uma infraestrutura escalável, capaz de suportar altos volumes de acessos e compras simultâneas. Soluções em nuvem, APIs otimizadas e gateways de pagamento robustos asseguram desempenho e estabilidade mesmo nos momentos de maior demanda.
Saiba mais: Link de pagamento: o que é, como gerar e quais as vantagens?
Como as PMEs podem otimizar os pagamentos na Black Friday?
Para não ficar de fora de nenhuma tendência do varejo digital, as pequenas e médias empresas (PMEs) podem contar com tecnologias capazes de se adaptar ao seu modelo de negócio, integrar pagamentos e diversos canais de venda na Black Friday. E a Zoop entrega ainda mais!
Com uma plataforma 100% white-label, você personaliza o seu checkout e todo o sistema de pagamentos com a identidade da sua marca. Ou seja, a estrutura está pronta e toda a burocracia resolvida, basta personalizar e integrar seus canais para vender com escalabilidade e segurança.
Logo, com a Zoop, as PMEs podem acessar soluções de live commerce sem precisar de processos complexos. Assim, podem focar apenas em vender e produzir uma transmissão ao vivo de qualidade.
Fale com um especialista da Zoop e saiba como oferecer checkout mobile e ter uma liquidação rápida para movimentar o caixa nesta Black Friday. Boas vendas!
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.

