Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    pagamentos

    Pagamento via Open Finance: o que é e como receber por ele?

    17 de maio de 2024
    Por Redação
    Compartilhe
    Imagem

    Será que vale a pena investir no Iniciador de Pagamento via Open Finance? Essa é mais uma das várias intervenções previstas pelo Banco Central para a implementação de um ecossistema de economia aberta e moderna em nosso país.

    Durante as primeiras consultas públicas em 2019 e o início oficial dos trabalhos em 2021, esse projeto era denominado Open Banking. Entretanto, o Banco Central mudou o nome para Open Finance em 2022, segundo site oficial BC

    Desde então, o Open Finance vem trazendo uma série de inovações para o setor financeiro brasileiro 

    Uma das mais conhecidas é justamente o Pix, que foi lançado um ano antes do Open Finance (Gov.br), mas que também está integrado ao projeto. 

    Esse sistema de transferências e pagamentos funciona 24h por dia e 7 dias por semana, além de liquidar instantaneamente o dinheiro na conta do destinatário.

    Todavia, a ideia central do Open Finance é incentivar o compartilhamento de dados entre clientes e instituições financeiras por meio de uma plataforma centralizada gerenciada por um API

    Dessa forma, informações estratégicas podem circular com mais facilidade para propiciar soluções bancárias mais personalizadas aos clientes e aquecer o ecossistema de inovação.

    Nesse contexto, queremos destacar o papel Iniciador de Pagamento via Open Finance. Esse recurso veio para trazer ainda mais comodidade e eficiência no processamento de compras pelo Pix na internet.

    Quer saber quais vantagens são essas e como implementar essa ferramenta? Confira o conteúdo até o fim para também entender o que é o Open Finance, como receber pagamentos por meio dele e as vantagens disso!

    O que é o Open Finance?

    Open Finance é um termo inglês que, em tradução livre, representa “finanças abertas” ou, para deixar mais acurado, “sistema financeiro aberto”.

    O grande trunfo desse projeto do Banco Central é criar um ambiente financeiro cada vez mais moderno, inovador e cooperativo em nosso país. Para que isso seja possível, o órgão incentiva a concessão por parte de instituições financeiras e clientes para compartilhamento de dados relevantes de seus históricos e serviços utilizados.

    Essa integração de dados permite um ambiente mais flexível em que todos esses atores podem utilizar serviços financeiros não só por meio de apps ou do internet banking, mas também em outras áreas do mundo digital.

    Além disso, instituições adeptas do Open Finance agora podem enxergar como outras empresas atuam no mercado, inclusive as soluções e produtos ofertados a seus clientes.

    Dessa forma, cria-se um ambiente de incentivo à concorrência e à inovação em que os clientes podem sair ganhando. 

    Afinal, quando um banco X identifica quais serviços um cliente utiliza no banco Y, ele pode fazer ofertas ainda mais atraentes e completas para converter esse cliente.

    Uma das outras grandes inovações do Open Finance foi a implementação e amadurecimento do Pix

    Inclusive, ele é peça fundamental do Iniciador de Pagamento via Open Finance, do qual vamos falar agora.

    Como funciona o pagamento via Open Finance?

    Afinal, o que está por trás desse Iniciador de Pagamento via Open Finance? Quais são suas características principais?

    A ideia é tornar mais rápido, objetivo e conveniente o processo de checkout de clientes em compras na internet.

    Ao escolher pela opção Pix para realizar uma compra, o cliente precisa copiar o código ou escanear o QR Code para, em ambos os casos, finalizar o pagamento no aplicativo.

    Sendo assim, o objetivo do pagamento via Open Finance é simplificar essa jornada. Em vez de ter que se dirigir ao internet banking, o consumidor pode finalizar o Pix na própria página do checkout.

    Basta que tanto o cliente quanto a instituição bancária da qual ele é adepto concordem em fazer parte e compartilhar seus dados pelo Open Finance.

    Portanto, no momento do checkout, o cliente segue apenas esse passo a passo:

    1. Escolher a opção Pix;
    2. Apontar a instituição bancária que validar a transação;
    3. Confirmar o processamento do pagamento com o saldo em conta.

    Vale salientar que a proteção do pagamento via Open Finance é realizada por criptografia e promovida pelo API do projeto e pela regulação do Banco Central.

    Quais são as vantagens do pagamento via Open Finance?

    As principais vantagens do pagamento via Open Finance são:

    • aprimoramento da experiência do usuário, que não precisará mais acessar o app bancário para processar o pagamento;
    • aumento do faturamento das empresas em virtude da simplificação do checkout e da eliminação de compras programadas;
    • método de pagamento acessível a consumidores que não possuem cartão de crédito;
    • segurança criptográfica para proteção de dados tanto do cliente quanto dos vendedores.

    Em suma, o objetivo por trás do pagamento via Open Finance é tornar mais conveniente, seguro e agradável o processo de compra pela internet tanto para os consumidores quanto para os empreendimentos.

    A demanda por processos bem mais ágeis e eficientes é comum aos consumidores atualmente. Dados do relatório da True Layer apontam que metade dos clientes digitais evita métodos de pagamento que pedem a digitação de dados manualmente.

    Portanto, quanto mais simples for a jornada de compra, melhor para todas as partes envolvidas.

    Como receber pagamentos via Open Finance?

    Para implementar o Iniciador de Pagamento via Open Finance no seu negócio é necessário contar com uma plataforma de pagamento moderna que ofereça tecnologia para cobranças via Pix.

    O Zoop Payments não só oferece suporte para as diversas modalidade de Pix como também disponibiliza um amplo leque de outros meios de pagamentos:

    • cartão de crédito e débito;
    • carteiras digitais;
    • boleto bancário.

    Além disso, é fundamental que tanto o intermediário bancário quanto o cliente sejam adeptos do Open Finance para disponibilizar dados ao API. Só assim é possível acessar as informações de compra em um ambiente compartilhado, mas ainda sim seguro para todas as partes.

    Que tal dar um Zoop no seu negócio? Fale com um consultor agora mesmo e veja como a Zoop pode impulsionar a experiência dos seus clientes com o pagamento via Open Finance.

     

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.