
Zoop Summit 2025: insights sobre a era dos pagamentos mobile

Se o Brasil dita o ritmo da transformação global nos pagamentos, a Zoop com certeza é uma das protagonistas. Não à toa, o Zoop Summit 2025, nosso evento anual para explorar as tendências do mercado financeiro nacional, foi um verdadeiro sucesso.
O encontro, com o tema “Transformação dos pagamentos digitais”, reuniu grandes nomes do setor, como Rafael Bianchini do Banco Central e Cesário Martins, CEO da Zoop, para debater pagamentos mobile e IA, o futuro do Pix, embedded finance, o papel das Big Techs e a inclusão financeira no Brasil.
Sem falar que o Planetário do Ibirapuera, com seu palco 360°, foi o cenário perfeito para simbolizar a nova era tecnológica e o novo propósito da Zoop: evoluir as soluções de finanças embarcadas e oferecer pagamentos personalizados às empresas.
Afinal, como disse Patricia Fischer, CRO da Zoop, todos usam soluções integradas no dia a dia, como pedir comida pelo iFood ou se locomover pela Uber.
Por isso, já adiantamos: os pagamentos digitais e a IA generativa já fazem parte do presente. Em breve, querendo ou não, sua empresa precisará adotá-las.
Quer saber o que de mais inovador rolou no Zoop Summit 2025? Continue a leitura e descubra os principais insights do evento!
O futuro dos pagamentos: do mobile first ao IA first
Com o tema “Economia do futuro na era dos pagamentos mobile”, Junior Borneli, fundador da StartSe, convidou o público a refletir sobre onde o Brasil está na linha do tempo da inovação e como pode se preparar para o próximo salto.
Isso porque o mundo coabita o passado, o presente e o futuro dos pagamentos.
Por exemplo, se antes o cliente precisava levar o cartão até o caixa e hoje o Pix já representa agilidade nos pagamentos, o próximo passo já é realidade em países como a China, onde o dinheiro físico praticamente desapareceu e o reconhecimento facial ou da palma da mão substitui o ato de pagar.
Ou seja, enquanto os meios de pagamento da China são o futuro para o Brasil, para os chineses já é o presente.
E para o especialista, o mundo caminha do mobile first para o IA first. Com a ascensão de ferramentas, como GPTs e super IAs, o consumidor passa a descobrir, decidir e comprar de forma autônoma. “Talvez, em breve, nem sejamos nós a pagar, mas a própria IA”, provocou.
O especialista lembrou ainda que seis gerações coexistem atualmente, com hábitos e padrões de consumo distintos. E completou: “precisamos entender essas gerações para criar negócios e formas de pagamento relevantes, úteis e possíveis”.
Portanto, ao acompanhar as novas gerações que entram no mercado, as empresas renovam a capacidade de falar com esse público e oferecem os pagamentos que ele realmente espera.
Os principais insights do Zoop Summit 2025
Com debates que conectaram inovação, regulação e novas experiências financeiras, o Zoop Summit abordou o papel do Brasil no futuro dos pagamentos. Nos painéis e nas palestras, autoridades e líderes do setor destacaram o avanço do embedded finance, o impacto do Pix na inclusão financeira e o início da era IA first nos serviços integrados.
A seguir, veja um resumo dos principais momentos e ideias que marcaram o evento, além de um panorama sobre como a Zoop, que faz parte do ecossistema iFood, se posiciona no centro dessa transformação.
Como impulsionar ecossistemas com soluções financeiras?
O primeiro painel reuniu Daniel Becker (Grupo Boticário), Lilian Goldstein Ferraz (OLX) e Cesário Martins (CEO da Zoop), com a moderação de Gustavo Brigatto (Startups).
A conversa girou em torno de como o embedded finance permite que empresas criem seus próprios ecossistemas financeiros e ofereçam soluções de pagamento, crédito e gestão dentro das próprias plataformas.
Casos práticos, como o da OLX, mostraram que a intermediação segura criada pela tecnologia da Zoop, que retém o valor até a entrega confirmada e, portanto, gera mais confiança e fidelização.
O painel reforçou que os serviços financeiros são motores de crescimento, mas que cada empresa deve avaliar quando e como virar uma fintech e qual o melhor caminho a seguir: de forma independente ou com suporte de plataformas já prontas.
Leia mais: Zoop e OLX: conheça as soluções financeiras dessa parceria!
Qual é o papel do Pix na inclusão financeira?
Na palestra de Álvaro Machado Dias, copresidente do Instituto Locomotiva, os números mostraram a dimensão social do Pix:
- movimenta cerca de 47% do PIB nacional;
- 92% dos adultos brasileiros têm CPF vinculado ao sistema.
Mesmo assim, 19 milhões de pessoas ainda não têm uma chave Pix. E para Álvaro, o desafio agora é a educação financeira para proporcionar a inclusão digital. Afinal, existe um extenso mercado a ser impactado pela facilidade dos pagamentos mobile.
Por exemplo, 78% dos desbancarizados usam o Pix para pagar.
Como uma das soluções, o especialista enxerga o futuro na integração internacional do sistema de pagamento instantâneo, via projeto Nexus, liderado pelo BIS, com o Pix como referência global, especialmente voltado a pequenos negócios.
Qual o impacto do Pix 2.0 com recorrência, aproximação e segurança?
Com Álvaro Machado Dias (Instituto Locomotiva), Ivo Mosca (Febraban) e Thomas Brother (iFood Pago), o painel detalhou os próximos passos do Pix 2.0.
Entre as novidades estão o Pix por Aproximação e o Tap to Pay (tecnologia que transforma smartphones em maquininhas), que prometem reduzir custos para os comerciantes.
Além disso, existe a expectativa para o Pix Parcelado, que permitirá transações com crédito embutido em até 12x. Algumas instituições financeiras já oferecem o recurso, mas continua em fase de desenvolvimento pelo BC, que estuda padronizar a experiência e avaliar riscos de endividamento.
O painel também apresentou tendências como Pix Offline, Pix Garantia e Pix Internacional.
Em paralelo, o iFood anunciou o futuro Clube iFood + Pix, previsto para janeiro de 2026, com pagamentos recorrentes e custo reduzido aos estabelecimentos, o que reforça a capacidade da Zoop de inovar para atender às novas demandas.
Qual é o papel das Big Techs no setor financeiro?
Uma das falas mais aguardadas do evento veio de Rafael Bianchini Abreu Paiva, coordenador do Banco Central e professor da FGV Direito SP.
Com o tema “O papel das Big Techs no setor financeiro”, Bianchini destacou as empresas, como Zoop e iFood, que estão redefinindo a relação entre consumidores e dinheiro e impulsionando a inovação com responsabilidade regulatória.
Segundo ele, instituições de pagamento, como a Zoop, são fundamentais para o avanço da economia digital.
Porém, Bianchini reforçou que o Banco Central não regula a tecnologia, mas o uso responsável dela. Por isso, a IA generativa e o embedded finance exigem novas abordagens de supervisão e ética.
Como a IA generativa transforma os serviços financeiros?
O painel com Rafael Bianchini (Banco Central / FGV), Thiago Cardoso (iFood) e Marcelo Nunes (3 Corações) destacou o impacto da IA generativa nos serviços financeiros.
O debate apresentou a evolução da inteligência artificial dentro do grupo iFood: desde 2018, com a estruturação dos dados, até 2025, com mais de mil agentes inteligentes ativos nas operações.
Casos como o da agente “Cris”, que ajuda restaurantes a otimizarem cardápios e aumentarem as vendas, mostraram o potencial da IA aplicada ao dia a dia dos empreendedores.
A Zoop também apresentou sua 2ª onda de IA, marcada pela democratização da criação de agentes internos, agora desenvolvidos por qualquer colaborador.
O painel reforçou que o futuro da IA é colaborativo, seguro e inclusivo, e que o Brasil desponta como referência mundial em inovação financeira.
E você está pronto para dar o próximo passo?
Cesario Martins, CEO da Zoop, no painel sobre como impulsionar ecossistemas com soluções financeiras
Qual é o papel da Zoop no futuro dos pagamentos mobile?
O Zoop Summit 2025 reafirmou o papel do Brasil como protagonista global em inovação financeira e mostrou a Zoop como a infraestrutura por trás dessa revolução. Integrada ao ecossistema iFood, assume o protagonismo na era do embedded finance. Afinal, impulsiona negócios de todos os portes a criarem experiências de pagamento inteligentes, rápidas e seguras.
Enquanto o Pix se consolida como o segundo maior meio de pagamento do país e avança para as versões offline, com garantia e alcance internacional, a Zoop segue à frente, oferecendo as soluções que conectam tecnologia, propósito e impacto econômico.
Como afirmou Cesário Martins, nosso CEO: “O crescimento é o nosso oxigênio”. Essa visão guia constantemente a empresa na construção do futuro dos pagamentos digitais.
E o próximo capítulo dessa jornada já está em andamento. Fique de olho no Zoop Summit 2026 e descubra como evoluir seus pagamentos mobile com a fintech que está redefinindo o mercado.
Conheça mais sobre a Zoop e prepare sua empresa para o futuro.
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