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    Pagamento Tap to Pay: como reduzir filas na Black Friday?

    20 de outubro de 2025
    Por Redação
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    O pagamento Tap to Pay, que transforma smartphones em maquininhas, é uma das estratégias para oferecer uma melhor experiência ao cliente na Black Friday. Afinal, ao agilizar a transação, que acontece por aproximação, é possível reduzir as longas filas características do mês de novembro.

    Sem falar na chance de ampliar as vendas ao atender a diferentes perfis de consumidores.

    E não pense que o pagamento por aproximação é uma tecnologia do futuro. Conforme dados revelados pela Visa e divulgados pelo Mobile Time, o Brasil já tem 7 milhões de dispositivos habilitados para o Tap to Pay.

    Ou seja: os seus clientes estão preparados para os pagamentos digitais, e a sua loja?

    Ainda segundo a Visa, esse método cresceu 200% no Brasil em 2024 em relação a 2023. E mais: cerca de 30% dos vendedores que usam o Tap to Pay são pequenos negócios.

    Dessa forma, é possível perceber que a solução pode ser implementada por empresas de diferentes portes, desde trabalhadores autônomos até grandes redes varejistas que desejam economizar no aluguel de maquininhas.

    E a relação do Tap to Pay com a Black Friday é direta: se agiliza o checkout e é um pagamento mobile, é um diferencial usá-lo em datas com alto fluxo de clientes e em qualquer lugar, tanto em lojas físicas quanto em quiosques, feiras e eventos relacionados à data.

    Afinal, cada minuto a mais no checkout pode custar uma venda

    E com o alto fluxo de clientes durante o evento, é fundamental se preparar. Para ter uma ideia, em 2024, o varejo físico vendeu 17,1% a mais que o ano anterior, e as vendas online tiveram alta de 8,9%, segundo dados da Cielo na matéria da CNN

    Para reduzir as filas e vender mais rápido, continue a leitura e saiba o que é Tap to Pay, como funciona, seus benefícios e como implementar esta tecnologia de modo simples, sem burocracias!

    O que é o Tap to Pay e como funciona?

    É uma tecnologia de pagamento por aproximação que transforma smartphones e tablets em terminais de vendas, ou seja, em maquininhas que recebem transações por cartões de débito e crédito, além de Pix. Os dispositivos precisam ter a solução chamada de NFC, ou Near Field Communication.

    Dessa forma, facilita o acesso a maquininhas sem precisar comprar ou alugar um terminal de pagamento tradicional.

    E o pagamento Tap to Pay funciona de maneira simples e prática tanto para o negócio quanto para o consumidor:

    • o vendedor abre o aplicativo de pagamento no smartphone ou tablet e insere o valor da venda;
    • o cliente aproxima o seu cartão com contactless, smartphone com carteira digital ou smartwatch na parte traseira do dispositivo;
    • a transação acontece em segundos, de forma segura.

    Diante dessa facilidade toda, confira as vantagens de adotar essa tecnologia para a Black Friday.

    Quais são os benefícios do Tap to Pay na Black Friday?

    Ao adotar o Tap to Pay, o seu negócio aumenta a taxa de conversão e o ticket médio, reduz o tempo de filas e de atendimento e oferece transações seguras. Além disso, proporciona uma boa experiência ao cliente, sem fricções, o que estimula sua satisfação e fidelização.

    Isto é, tudo o que sua loja precisa para a Black Friday: rapidez, eficiência e inovação.

    E os números confirmam que você deve se preparar para 2025. Segundo uma pesquisa da Gauge e da agência W3haus, divulgada pela Exame, a expectativa é que o evento movimente R$ 13,6 bilhões, o que representa um crescimento de 16,5% em relação a 2024.

    Uma prova de que os consumidores querem comprar.

    O próximo passo é seu negócio se adaptar e oferecer os meios de pagamento mais usados no país. Lembramos que, com o lançamento do Pix por Aproximação, a tendência de crescimento do Tap to Pay é expressiva.

    Entenda a seguir sobre os principais benefícios do Tap to Pay para micro a grandes empresas:

    • menos filas: o pagamento rápido por aproximação reduz o tempo de finalização da compra, o que é crucial para o alto fluxo da Black Friday;
    • custos reduzidos: não é preciso comprar ou alugar maquininhas físicas, além de oferecer taxas mais baixas para as transações;
    • mais mobilidade e flexibilidade: você pode aceitar pagamentos em qualquer lugar, usando apenas o smartphone, o que é ideal para espaços fixos, eventos ou vendas externas;
    • ampliação das vendas: permite aceitar pagamentos por aproximação no débito, crédito e parcelado, além do Pix, sem precisar de hardware adicional.

    Para entender como essas vantagens se aplicam na prática, veja exemplos em que o Tap to Pay oferece a melhora da experiência de compra do cliente.

    Baixe: Relatório de Tendências para Pagamentos em 2025: Inovação, Segurança e o Futuro das Transações

    Casos práticos de uso do Tap to Pay na Black Friday

    O Tap to Pay facilita as operações de vendas de lojas físicas lotadas, pop-ups, quiosques, entregas e last mile, além de operações temporárias, como feiras e eventos. Entenda a seguir.

    Lojas físicas lotadas

    Com atendimento mais ágil, o pagamento Tap to Pay reduz o tempo de filas, o que agrada bastante aos clientes.

    Afinal, pense só: o consumidor se interessa pelos produtos e pelas promoções da sua loja. Porém, ao entrar, percebe que a fila está enorme. Dessa forma, pode desistir e buscar outra opção em que a compra será mais rápida e satisfatória.

    Outro exemplo são modelos de negócios que permitem que o vendedor leve o celular diretamente ao cliente para finalizar a compra, como em restaurantes, serviços de delivery, salões de beleza, espaços de bem-estar e quiosques em feiras e eventos.

    Pop-ups e quiosques

    Em operações temporárias, como pop-ups e quiosques típicos da Black Friday, o Tap to Pay facilita a infraestrutura de pagamentos porque o vendedor só precisa do celular para receber a venda.

    Assim, evita custos e logística de máquinas físicas, além de dar mobilidade para trabalhar em diferentes pontos conforme a demanda.

    Entregas e last mile

    No contexto de entregas e last mile, ponta final da cadeia logística, o Tap to Pay permite, por exemplo, que entregadores e motoristas recebam pagamentos instantaneamente na entrega, o que aumenta a segurança e agilidade.

    Assim, o pagamento Tap to Pay é uma solução eficaz para melhorar o fluxo de caixa e a agilidade e segurança nas vendas, especialmente em cenários de alta movimentação e operações de curta duração, como a Black Friday.

    Fique por dentro das tendências: Pix: o presente e futuro dos pagamentos

    Como implementar o Tap to Pay antes da Black Friday?

    O primeiro passo é ter um smartphone ou tablet com a tecnologia NFC e garantir a infraestrutura tecnológica. Depois, treine a sua equipe de vendedores e faça testes de volume de vendas. Por fim, pense em ações de marketing para comunicar aos seus clientes a nova opção inovadora de pagamento.

    Afinal, antes de oferecer, na prática, o Tap to Pay, você deve assegurar a integração da solução com seus meios de pagamento e que está funcionando sem falhas.

    Confira abaixo o passo a passo para implementar o Tap to Pay antes da Black Friday e elevar as possibilidades de vender mais.

    1. Verifique a compatibilidade do seu dispositivo: confirme se o seu smartphone ou tablet tem a tecnologia NFC. No Android, acesse as configurações de conexão. Já o iPhone precisa ser o XS ou posterior e ter a versão mais recente do iOS instalada;
    2. Garanta a infraestrutura de pagamentos: escolha uma solução de pagamento simples e completa, que ofereça fácil integração e implementação, como a Zoop;
    3. Baixe o aplicativo no celular ou tablet: com a infraestrutura pronta, baixe o app no seu dispositivo, faça o cadastro e configure o Tap to Pay;
    4. Treine a sua equipe: entenda como a solução funciona e treine a sua equipe para oferecer e receber pagamentos Tap to Pay;
    5. Faça testes de volume: realize testes para simular o volume de vendas esperado na Black Friday para identificar gargalos e falhas. Experimente também transações com diferentes cartões, carteiras digitais e dispositivos NFC para garantir compatibilidade total;
    6. Pense no marketing: especialmente na Black Friday, destacar os diferenciais do seu negócio é essencial. Assim, avise aos clientes sobre a novidade e mostre como é fácil de usar. Use cartazes e adesivos na vitrine e dentro da loja, além do site da marca, e-mail marketing e posts nas redes sociais;
    7. Monitore o desempenho em tempo real: use a sua infraestrutura de pagamentos para acompanhar a performance do pagamento Tap to Pay em tempo real para identificar possíveis ajustes.

    Para facilitar a implementação do Tap to Pay, o ideal é contar com uma solução de pagamento robusta, fácil de usar e livre de burocracias, assim como a Zoop.

    Como o Tap to Pay da Zoop facilita a implementação?

    O pagamento Tap to Pay da Zoop é a solução ideal para empresas que buscam rapidez, praticidade e inovação na hora de vender. Com APIs completas e de fácil integração, a Zoop permite que negócios de todos os portes incorporem esse meio de pagamento sem complicação, em um modelo totalmente white-label.

    Ou seja, 100% personalizável com a identidade visual da sua marca. Afinal, seu cliente precisa se sentir seguro ao pagar.

    Além disso, a Zoop garante total segurança e compliance regulatório, o que oferece tranquilidade para você, que não se preocupa com burocracias, e mais confiabilidade para os seus clientes.

    Como parceira estratégica, a Zoop ajuda marcas a se diferenciarem no mercado e a oferecerem experiências de compra mais ágeis, especialmente em momentos de alto fluxo, como a Black Friday 2025.

    Entre em contato com a Zoop e garanta sua operação pronta para a Black Friday com Tap to Pay e outros meios de pagamento!

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