
Emissão de boletos: o que você precisa saber? Guia!

A emissão de boletos é uma atividade de cobrança, na qual um negócio gera um título de cobrança com diferentes informações — como dia de vencimento, valor, nome do beneficiário e do pagador e identificação bancária — para o cliente pagar com data futura.
Para gerar um boleto, é necessário ter uma conta corrente com essa funcionalidade ou utilizar uma plataforma de meios de pagamento, além dos dados do cliente e detalhes da venda. Conforme a ferramenta, quem emite o título de cobrança pode enviá-lo por e-mail, aplicativo de troca de mensagem, ou até mesmo imprimi-lo para entrega ao consumidor.
Conhecer o passo a passo da emissão de boletos é importante principalmente para pequenas e médias empresas. Um dos principais motivos é que trabalhar com esse meio de pagamento permite atender diferentes grupos de compradores e, assim, gerar mais conversões.
Siga a leitura deste artigo e confira o que é preciso para emitir um boleto, custos e quais ferramentas utilizar.
O que é e qual o custo da emissão de boleto?
A emissão de boletos consiste no processo de gerar um documento de cobrança com data futura de pagamento. O título contém diversas informações, como valor, vencimento, código de barras e dados do beneficiário, e o cliente tem a opção de pagá-lo em bancos, lotéricas, internet banking ou via carteiras digitais.
Por que você deve saber como gerar boletos? O primeiro motivo é que se trata de um dos meios de pagamento que os brasileiros mais utilizam.
Segundo dados do Banco Central, houve a movimentação aproximada de R$ 500 bilhões por mês, em 2024, por esse mecanismo de cobrança.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) destaca que o boleto bancário é amplamente utilizado para pagamentos de contas de consumo, a exemplo de academias, escolas, planos de saúde, consórcios, condomínios, faturas de cartões de crédito e financiamentos.
O custo de emissão de boleto varia conforme alguns fatores, principalmente:
- tarifas que o banco ou intermediador de pagamento cobra;
- volume de boletos que a empresa gera mensalmente;
- taxa de liquidação que a plataforma cobra por cada boleto pago;
- possibilidade de isenção de tarifas, conforme contrato firmado;
- serviços adicionais, a exemplo de conciliação bancária automática;
- custos relacionados ao envio físico ou digital do boleto bancário.
Sugestão de leitura: “Como receber pagamento recorrente? Descubra e venda mais!”
O que é preciso para emitir um boleto?
Para emitir um boleto é preciso:
- sistema de geração: a exemplo de uma conta bancária que oferece essa funcionalidade, ou uma plataforma de meios de pagamento;
- dados do beneficiário (cedente/emissor): que são as informações de quem recebe o valor. No caso, o nome, CNPJ e detalhes bancários da sua empresa;
- dados do pagador (sacado): as informações de quem paga o boleto. Isto é, nome, CPF/CNPJ do seu cliente e endereço;
- detalhes da cobrança: valor, vencimento, multa e juros (se houver), código de barras, linha digitável ou QR Code para Pix.
Após gerar o boleto, você precisa definir como enviá-lo. Estão entre as opções os canais digitais de conversão — a exemplo de e-mail e aplicativos de troca de mensagens — ou os métodos físicos — imprimir o título de cobrança e entregá-lo ao cliente.
Dica! Não deixe de ler este artigo: “O que é o boleto com Pix? 5 vantagens dessa forma de pagamento!”
Como emitir um boleto? 5 passos
As etapas de como emitir um boleto variam conforme o sistema de geração que você escolheu. Porém, em linhas gerais, incluem:
- acessar a conta bancária ou a plataforma de geração de boleto bancário e entrar com login e senha;
- preencher os dados do título de cobrança com as informações do beneficiário, pagador, valor da cobrança, vencimento, multa, juros e instruções de pagamento;
- conferir e clicar no botão para gerar o boleto;
- escolher a forma de envio para o cliente;
- acompanhar a compensação que, geralmente, varia entre um e três dias úteis após o pagamento.
Confira também: “Tudo sobre boleto bancário e o boleto com Pix”
Quais as vantagens de aceitar boleto?
Estas são as principais vantagens de aceitar boleto no seu negócio:
- expandir a oferta de meios de pagamento e, assim, atender às necessidades e preferências de diferentes grupos de consumidores;
- pagar menos taxas (em comparação a outros meios de pagamento, como o cartão de crédito);
- oferecer aos clientes parcelamentos a juros menores;
- calcular multas e juros por atraso mais facilmente;
- ter a chance de protestar o título em caso de não pagamento e, dessa forma, reduzir a taxa de inadimplência do seu negócio.
Como contabilizar o recebimento de clientes?
Após providenciar a emissão de boletos bancários, você precisa acompanhar o recebimento dos valores, levantar quais clientes pagaram os títulos com atraso e quais ainda não efetuaram o pagamento. Essa atividade é essencial para garantir a saúde financeira do seu negócio.
Considere que, quando o consumidor paga o boleto, o banco ou plataforma de pagamento compensa o valor e o libera na sua conta no prazo acordado.
Contudo, antes dessa etapa, é fundamental registrar a venda via boleto no processo contábil, a fim de realizar a conciliação bancária, que consiste em comparar os registros financeiros internos com as movimentações financeiras na conta da empresa.
Leia o artigo “Como fazer conciliação bancária automática no seu negócio?” e descubra como otimizar esse processo.
Facilite a emissão de boletos com a Zoop!
Como você viu, gerar boletos é vantajoso tanto para o seu negócio quanto para os seus clientes. O meio de pagamento atende muito bem diferentes grupos de consumidores, a exemplo dos que não têm cartão de crédito ou sentem receio em usá-lo em compras pela internet.
A praticidade dos boletos bancários ajuda a converter mais e também a economizar, já que as taxas são menores em comparação às praticadas por outros métodos de cobrança.
Devido a todos esses benefícios, é claro que oferecemos a opção de emissão de boletos na nossa plataforma.
Com a solução de pagamentos online da Zoop, o seu negócio recebe via boleto bancário de maneira simples, prática e rápida, e ainda tem a chance de personalizar o título de cobrança com a marca da sua empresa.
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