
O que é blockchain? Entenda tudo sobre a tecnologia!

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!
Se você atualmente se interessa e lê sobre criptomoedas, aprender o que é blockchain é o próximo caminho lógico do seu estudo, não é verdade? Afinal, ambos os termos são fundamentais para entender esse universo.
Essa tecnologia é uma rede formada por blocos conectados uns aos outros. Cada um desses tokens carrega o seu próprio conjunto de dados, mas também as informações do antecessor.
Essa é justamente a característica que garante a notória segurança de uma rede blockchain. Para que alguém acesse essas informações, precisaria decifrar o código numérico dos blocos, que também contam com uma camada de criptografia.
Entretanto, desvendar apenas um bloco não é suficiente para acessar os registros. É preciso fazer o mesmo processo com todos os outros que também compõem a cadeia.
Outra particularidade bem importante dessa rede é que cada bloco armazena a data e a hora de sua criação, o que determina uma ordem cronológica para a geração de novas unidades. Esse processo garante a inviolabilidade e a imutabilidade da informação.
Segundo a MarketsandMarkets, o mercado de blockchain deve se consolidar e expandir ainda mais até 2027, quando deverá movimentar cerca de US$ 248,9 bilhões, com uma média de crescimento anual de incríveis 65,5%.
Há muitos outros detalhes que tornam essa tecnologia única e, por isso, cada vez mais presente em diferentes setores da economia.
Confira a sequência de tópicos deste artigo:
- o que é blockchain;
- como funciona o blockchain;
- como empresas podem se beneficiar com o Blockchain;
- possíveis usos do blockchain: confira exemplos;
- como ganhar dinheiro com blockchain.
Boa leitura!
O que é blockchain?
O blockchain é uma tecnologia inovadora que armazena informações de forma ágil, segura e eficiente em uma rede de blocos digitais. Esse sistema funciona como uma grande planilha que formaliza registros e guarda ativos com segurança e transparência.
Apesar da clara vinculação às criptomoedas, especialmente ao Bitcoin, a inovação surgiu muito antes da criação dessa moeda digital.
O projeto inicial data de 1991, quando Stuart Haber e W. Scott Stornetta, ambos cientistas da computação, tiveram a ideia de desenvolver uma solução tecnológica para registrar dados em documentos digitais. O objetivo era proteger essas informações de qualquer alteração externa.
Os pesquisadores também buscavam meios para que os dados seguissem uma ordem cronológica que os mantivesse invioláveis. A criptografia foi a solução que eles encontraram para o problema.
Porém, na época, a rede blockchain ainda não servia aos propósitos de seus idealizadores, Haber e Stornetta.
Assim, em 2004, a patente que tinham sobre a ideia expirou. Hal Finney, ativista criptográfico e cientista da computação, viu a oportunidade de aproveitá-la em um sistema denominado Reusable Proof of Work (RPoW) (Prova de Trabalho Reutilizável, em português).
O fato é que a rede blockchain somente ganhou notoriedade após a citação no white paper do Bitcoin, documento de Satoshi Nakamoto que deu origem à famosa moeda digital.
Como funciona o blockchain?
A tecnologia criptografa e armazena um conjunto de informações específicas em um bloco imutável e exclusivo. Por sua vez, essa unidade se conecta a outras em uma cadeia para validar a transação e registrá-la na rede. Portanto, cada bloco carrega o hash do seu antecessor e do seu sucessor.
A validação de cada um desses “nós” é feita por um minerador, usuário que empresta sua força computacional para registrar os dados em um processo que leva poucos minutos.
O que torna essa tecnologia tão segura é que o hacker precisa quebrar a criptografia para acessar qualquer informação presente na rede. E, como já mostramos, o registro dos dados acontece em mais de uma unidade.
Ou seja, a blockchain é uma rede descentralizada, pois o armazenamento das informações depende de uma rede de computadores conectados, que são os “nós”.
Dica de leitura: Finanças descentralizadas (DeFi): entenda o conceito e o impacto no mercado de serviços financeiros!
Como empresas podem se beneficiar com o Blockchain?
Veja como empresas podem se beneficiar com o Blockchain:
- transparência;
- imutabilidade;
- segurança;
- independência.
Vamos falar um pouco sobre cada um desses benefícios para que você entenda melhor o que é blockchain e o papel dessa tecnologia tanto no mundo dos negócios quanto na vida prática das pessoas. Confira!
Transparência
Qualquer pessoa é livre para visualizar e auditar os dados em uma rede blockchain, especialmente redes públicas. Dessa forma, essa tecnologia ganha cada vez mais adeptos em virtude dessa credibilidade e transparência que a notabiliza entre opções mais defasadas.
Imutabilidade
Apesar de permitirem a verificação, uma vez que a blockchain valida uma informação, não há mais como a modificar de maneira alguma, nem mesmo por quem a registrou. Além disso, é impossível excluir qualquer operação ou dado que já esteja na rede.
Segurança
A criptografia protege os dados presentes nos blocos, o que exige uma assinatura digital de qualquer interessado em acessá-los. Por ser uma rede descentralizada, essa tecnologia é bem menos vulnerável a falhas técnicas e a ataques de hackers do que em outras opções.
Independência
Outra grande vantagem da blockchain é não depender de nenhum órgão regulador, empresa ou entidade fiscalizadora.
Na prática, significa que intermediários são dispensáveis nas transações, o que possibilita apenas às partes envolvidas no processo executar as ações e definir as características do bloco.
Quais os possíveis usos do blockchain? Confira exemplos
Atualmente, diferentes setores utilizam essa tecnologia para diversas funções, além da criação e movimentação de criptomoedas. Confira alguns bons exemplos!
Logística
A blockchain serve para o rastreamento end-to-end do setor logístico, que é uma técnica de monitoramento de produtos desde sua produção até a entrega na casa do cliente.
A tecnologia registra cada etapa do processo na cadeia de blocos para garantir a transparência e segurança da produção e entrega de itens.
Esse é um upgrade e tanto também para a gestão de inventários e documentos de uma organização que trabalha com uma larga escala de dados.
Educação
O setor educacional utiliza a tecnologia para formalização e registro de documentos de forma transparente e segura. Por exemplo, empresas do ramo criam códigos verificados exclusivos e intransferíveis para validar diplomas e certificados dos alunos.
Além disso, a blockchain registra qualquer outro processo corriqueiro de uma escola ou universidade, como:
- aproveitamento de disciplinas;
- atualização de histórico escolar;
- aquisição de crédito;
- emissão de credenciais que validam algum tipo de conhecimento do professor ou aluno.
Moda
Se você entendeu o que é blockchain, percebeu que essa tecnologia tem papel fundamental na certificação de autenticidade de produtos, não é verdade? Assim, a indústria da moda aproveita essa funcionalidade para fiscalizar o combate à falsificação.
Afinal, um token gera um registro exclusivo para cada peça de roupa e permite sua autenticação por meio de um aplicativo ou outro recurso online.
Dessa forma, o consumidor acessa uma base de dados transparente para confirmar a origem e os processos de confecção do vestuário.
Construção Civil
Adquiriu um imóvel ou firmou um acordo de aluguel com um inquilino? Saiba que a blockchain também registra documentos públicos inalteráveis em sua cadeia de blocos.
Essa propriedade possibilita o mecanismo do contrato inteligente. Em um bloco, há todas as cláusulas do contrato para acionamento automático em caso de algum descumprimento, como falta de pagamento ou prejuízo ao patrimônio do locatário.
A blockchain contribui para a redução de custos no processo, pois não há necessidade de intermediários nem de acúmulo de documentos físicos em papéis.
Direito
Já falamos dos contratos inteligentes no contexto da construção civil e do mercado imobiliário, mas você sabia que a blockchain também tem papel importante em outras práticas judiciais?
Por exemplo, a tecnologia é eficiente na gestão de evidências e resolução de disputas, pois funciona como uma base confiável para consulta de informações importantes.
Sabemos da importância de proteger provas de forma segura e imutável e de como essa medida é fundamental para a lisura do processo.
Finanças
No cotidiano dos serviços financeiros, a rede blockchain funciona como uma espécie de livro-razão que registra operações de forma muito mais precisa, segura e transparente.
Uma das suas aplicações, por exemplo, está no rastreamento do fluxo de informações internas das empresas para criar uma trilha totalmente auditável.
Além disso, essa tecnologia ajuda a:
- diminuir o tempo e o custo de transações financeiras internacionais;
- otimizar processos ao dispensar a necessidade de intermediários;
- facilitar a introdução das criptomoedas como solução para as empresas.
Leia também: Tokenização de ativos: o que é, como funciona e por que entender sobre isso?
Como ganhar dinheiro com blockchain?
Entender o que é blockchain e as nuances dessa tecnologia é um caminho interessante para diversificar sua fonte de renda. Dentre as principais formas de obter dinheiro com essa inovação, destacamos:
- investimento e trading de criptomoedas após muito estudo e com o apoio de plataformas de automação;
- desenvolvimento de aplicativos que utilizam blockchain para realizar suas operações, como ferramentas de saúde, finanças e logísticas;
- mineração de criptomoedas por meio de uma potente máquina para processar dados e validar transações em redes blockchain.
Como vimos até aqui, essa tecnologia é uma oportunidade e tanto não só para empresas se modernizarem, mas também um recurso para pessoas comuns agregarem como atividade profissional com um potencial de receita atraente.
Entendeu o que é blockchain e achou o conteúdo interessante? Esse universo é muito complexo e repleto de detalhes que mudam sua percepção do presente e do futuro.
Acompanhe o blog da Zoop para se informar ainda mais sobre o tema e ficar por dentro de todas as novidades sobre o tema!
Leia também: Transformação digital nos bancos: por que a evolução dos serviços financeiros é tão importante?
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.