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    Como impulsionar as vendas no varejo? Veja 14 dicas incríveis!

    09 de julho de 2025
    Por Redação Zoop
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    Saber como impulsionar as vendas no varejo é uma estratégia essencial para os gestores que focam no crescimento de suas empresas. Com mais conversões, o faturamento aumenta, mas também a visibilidade da marca e as chances de expandir o negócio, graças a retornos financeiros mais expressivos.

    Além disso, vale destacar que o ramo varejista tem participação significativa na economia nacional. 

    Em 2024, dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio) indicaram um crescimento de 4,7% do varejo nacional em relação ao ano anterior. A instituição também prevê crescimento para o ano de 2025, mas desacelerado, na faixa de 1,9%.

    Por sua vez, o e-commerce, que faz parte dessa conjuntura nacional, também registrou expansão em 2024. Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o faturamento do segmento foi de R$ 204,3 bilhões.

    O crescimento é de 10% em relação a 2023. Já a previsão para 2025 gira em torno de mais 20%. Além disso, o ramo de eletrodomésticos foi o que registrou a maior receita do período, enquanto telefonia e “beleza e saúde” vêm logo atrás.

    Portanto, as tendências de vendas no varejo continuam em alta, pois já é o sexto ano consecutivo de resultados positivos no que se refere ao volume e faturamento

    E no que diz respeito a quais estratégias adotar para elevar o número de vendas de empresas varejistas, propriamente ditas, é preciso, primeiro, considerar que esse setor tem particularidades bem importantes.

    Então, quais seriam e o que esses pontos afetam na tomada de decisão do consumidor? Confira, neste conteúdo, como impulsionar as vendas no varejo em 14 importantes dicas!

    Como melhorar a experiência do cliente no varejo?

    Para oferecer uma experiência satisfatória no varejo, as empresas devem acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor e adotar tecnologias que otimizem o atendimento e as vendas. Em tempos de transformação digital, os clientes esperam canais de compra e suporte eficientes, meios de pagamento diversificados e personalização no relacionamento com a marca

    Logo, ignorar essas demandas pode afetar negativamente o desempenho comercial, afastar consumidores e reduzir a fidelização.

    Apenas para você ter uma ideia da importância de compreender e tomar medidas adequadas para atender às novas necessidades do seu público-alvo, o relatório Tendências de atendimento ao cliente, da Zendesk, revelou que:

    • o engajamento dos consumidores com suas marcas favoritas aumentou 14% em comparação ao ano passado. Em outras palavras, significa mais trabalho para as empresas, mas também novas oportunidades de vendas adicionais ou cruzadas de maneira que atendam melhor esses clientes;

    Por outro lado:

    • 61% das pessoas, atualmente, recorreriam a um concorrente após apenas uma experiência ruim com a empresa com a qual se relacionou;
    • ao passarem por mais duas experiências ruins, 76% não voltam mais a se relacionar com essa marca.

    Qual a importância da tecnologia para impulsionar as vendas no varejo e o consumidor 5.0?

    A tecnologia desempenha um papel fundamental na conexão entre as marcas e o consumidor 5.0, que busca experiências de compra ágeis, personalizadas e integradas aos meios digitais. Esse perfil de cliente, composto principalmente pelas gerações Y e Z, tem hábitos de consumo moldados pelo avanço da internet, o que influencia diretamente as tendências do varejo. 

    Para atender a essas novas demandas, as empresas precisam adotar soluções tecnológicas que otimizem a jornada de compra e fortaleçam o relacionamento com o público.

    Vale lembrar que o consumidor 5.0 não se limita a interações presenciais e exige um atendimento fluido e conectado entre diversos canais. Além dos clientes nativos digitais, a transformação digital acelerada pela pandemia ampliou esse comportamento para outros perfis de compradores, o que torna essencial a adaptação das estratégias comerciais.

    Para impulsionar as vendas no varejo e aproximar os consumidores da marca, é indispensável investir em tecnologia. Algumas das principais soluções incluem:

    • omnichannel: integração entre canais físicos e digitais para uma experiência de compra contínua e sem barreiras;
    • novos métodos de pagamento: opções como Pix, carteiras digitais e pagamentos por aproximação;
    • análise de dados: coleta e interpretação de informações do consumidor para personalizar ofertas e melhorar a tomada de decisão.

    Dica de leitura: “Transformação digital nas empresas: o que é (e o que não é) e por onde você deve começar” 

    Exemplos de estratégias bem-sucedidas no varejo

    Veja como melhorar a experiência do cliente no varejo com três abordagens de sucesso no mundo digital.

    1. Omnichannel: uma das tendências do varejo

    Alguns dos principais exemplos de estratégias bem-sucedidas no varejo são de gigantes do setor, como a Magazine Luíza, que utiliza o omnichannel como base para descentralização e crescimento das vendas. 

    A omnicanalidade permite integrar as lojas físicas e o e-commerce da empresa para otimizar a disponibilidade do estoque e facilitar a vida do cliente, independente do canal que ele acessa.

    Por exemplo, o consumidor pode fazer a compra de um produto da internet, mas optar por retirá-lo presencialmente. Ao mesmo tempo, também está livre para fazer o pedido na loja física e receber o produto em casa, a partir do acesso ao estoque pelo sistema digital da empresa.

    2. Análise de dados para impulsionar as vendas 

    A seguir, confira o passo a passo de como analisar dados para impulsionar as vendas no varejo:

    1. defina objetivos e metas para um planejamento claro e tangível;
    2. escolha quais métricas serão responsáveis pela medição dos resultados;
    3. invista em uma plataforma de automação para obter insights do segmento de mercado e dos próprios consumidores;
    4. a partir da coleta de dados — como histórico de compra, redes sociais que os clientes mais utilizam e informações demográficas — desenvolva estratégias mais assertivas para conquistar seu público;
    5. monitore constantemente os resultados a partir dos dados que coletou para avaliar o sucesso das ações.

    3. Otimizar a experiência de pagamento 

    A forma como o cliente realiza um pagamento pode influenciar diretamente sua decisão de compra. Melhorar essa experiência traz benefícios como:

    • redução das taxas de abandono de carrinho;
    • aprimoramento da reputação da marca, pois se mostra aberta à inovação e às novas formas de transação;
    • pagamentos rápidos e seguros, que estimulam a finalização da compra;
    • menos solicitação do suporte, pois o cliente sentirá facilidade de comprar em virtude do processo intuitivo de checkout.

    Agora que você conhece como melhorar a experiência do cliente no varejo e qual a importância da tecnologia nesse processo, confira as melhores práticas para impulsionar as vendas do seu negócio. 

    14 estratégias para impulsionar as vendas no varejo

    As melhores estratégias para impulsionar as vendas no varejo incluem: 

    1. ofereça soluções, e não produtos;
    2. garanta um atendimento de excelência para o seu público;
    3. preze por um atendimento humanizado e personalizado;
    4. ouça o que seus clientes têm a dizer;
    5. trabalhe com diferentes canais de vendas e de atendimento;
    6. simplifique os processos de compra;
    7. esteja mais presente virtualmente;
    8. crie programas de fidelidade;
    9. mude o layout da sua loja;
    10. aposte nas compras por impulso;
    11. qualifique adequadamente os leads;
    12. reative clientes que já estiveram na sua base;
    13. crie propostas comerciais realmente encantadores;
    14. expanda a sua oferta de meios de pagamento.

    Confira com mais detalhes cada um dos tópicos!

    1. Ofereça soluções, e não produtos

    Mais que produtos, as pessoas buscam soluções para suas dores. Logo, uma boa estratégia para aqueles que querem descobrir como aumentar as vendas de varejo é “vender” os benefícios do item em questão, e não apenas focar em preço e qualidade.

    Uma forma de aplicar essa estratégia é treinar adequadamente os vendedores, especialmente os que atuam no comércio presencial. 

    Aqui, vale considerar que, na maioria das vezes, o potencial comprador já vem com uma boa bagagem de conhecimento sobre o produto que pretende adquirir. Esse comportamento acontece graças ao uso mais intenso da internet como ferramenta para esclarecer dúvidas e obter opinião de outros compradores. 

    Nesse caso, o papel do vendedor é mais como um consultor, que deve apresentar quais pontos de melhoria aquela compra pode trazer para a vida do cliente.

    Nas vendas online, uma descrição mais detalhada do produto pode atender bem essa questão, indo além da especificação técnica da mercadoria. Em paralelo, é bem importante que os atendentes dos canais online tenham o mesmo nível de conhecimento dos vendedores presenciais.

    2. Garanta um atendimento de excelência para o seu público

    E por falar em atendimento, garantir a excelência nesse quesito tem grande peso na decisão de compra do atual perfil de consumidor com o qual o mercado lida.

    Prova disso está nos dados do relatório da Zendesk que citamos logo no início deste artigo, o qual também revelou que:

    • 60% dos clientes entrevistados afirmaram que agora têm padrões mais altos de atendimento (após a crise) em relação ao que tinham antes;
    • 73% dos líderes de negócios afirmam haver uma relação direta entre o atendimento ao cliente e o desempenho dos negócios;
    • 64% dos gestores que participaram da pesquisa afirmaram que o atendimento ao cliente tem um impacto positivo no crescimento de suas empresas;
    • 60% deles ressaltam que bons atendimentos melhoram a taxa de retenção de clientes;
    • mais da metade afirma que esse ponto reflete no aumento na capacidade de vendas cruzadas.

    Aqui, vale destacar que quando nos referimos a atendimento, não nos referimos apenas aos contatos feitos via e-mail, telefone, chats, entre outros canais para esse fim, mas de todos os pontos de interação entre consumidor e marca, o que inclui pré e pós-venda.

    Aproveite e leia também: “Como melhorar a experiência do cliente? Soluções de pagamento personalizadas podem ser a resposta!

    3. Preze por um atendimento humanizado e personalizado

    Ainda sobre atendimento, outra forma de descobrir como impulsionar as vendas no varejo é oferecer uma interação mais humanizada e personalizada com o seu público. 

    Por mais que recursos tecnológicos sejam importantes para otimizar o atendimento ao cliente, comunicações humanizadas podem fazer toda a diferença entre o fechamento ou não de uma venda.

    Esse atendimento mais humano, mesmo que seja feito por canais digitais, é aquele que utiliza o tom de voz adequado, a linguagem apropriada e preza pela empatia e pela transparência no relacionamento com o consumidor.

    Já a personalização do atendimento vai além de apenas chamar o cliente pelo nome. Essa prática inclui também identificar e entender as necessidades da pessoa e oferecer soluções que realmente atendam às suas dores, e que não somente gerem lucro para a companhia.

    4. Ouça o que seus clientes têm a dizer

    Nesse trajeto, entra na lista de estratégias para aumentar as vendas no varejo abordagens para colher as opiniões dos seus clientes. Aqui, parte-se do princípio de que experiências passadas podem contribuir para o aprimoramento de ações futuras.

    Uma forma de descobrir o que seus consumidores têm a dizer sobre os seus processos é enviar uma pesquisa de satisfação logo ao término de cada atendimento, seja para esclarecimento de dúvidas, reclamações, sugestões ou de venda propriamente.

    A ideia com essa estratégia é identificar quais pontos contribuem para o fechamento das negociações e até mesmo para a fidelização dos clientes, e quais resultam na desistência das compras ou na migração para um de seus concorrentes.

    Com base nessas informações, você terá nas mãos a chance de aprimorar os seus processos para elevar o nível de satisfação do seu público e, dessa forma, aumentar o seu volume de vendas. 

    5. Trabalhe com diferentes canais de vendas e de atendimento

    A oferta de diferentes canais de vendas e de atendimento é essencial quando se quer descobrir como impulsionar as vendas no varejo.

    Ao trabalhar com variados pontos de contato, as chances de o seu potencial cliente chegar até a sua marca aumentam. 

    Além disso, do ponto de vista do consumidor, poder utilizar o meio de sua preferência pode elevar a possibilidade de fechar negócio com a sua empresa, já que usa um canal que conhece e que se sente confortável.

    Porém, ainda mais importante que trabalhar com a multicanalidade, está promover a integração de todos os canais que o seu negócio disponibiliza. No caso, nos referimos à implementação de uma das principais técnicas de vendas no varejo: o omnichannel.

    O conceito omnichannel consiste na integração de todos os canais de uma empresa, o que inclui as vendas, atendimento e omnicanalidade em meios de pagamento

    Neste caso, o objetivo é dar ao cliente uma jornada fluida, livre de atritos e de interrupção, e permitir que ele migre entre diferentes pontos de interação, inclusive entre os online e offline.

    Entenda mais sobre a estratégia omnichannel no episódio do podcast Papo na Nuvem, da Zoop:

    6. Simplifique os processos de compra

    Cadastros extensos, necessidade de passar muitas informações, troca de telas são apenas alguns exemplos de práticas que podem fazer um potencial comprador desistir da aquisição, especialmente se estiver em um e-commerce ou marketplace.

    Por esse motivo, quanto mais simples, rápido, prático e seguro for o processo de compra, maiores as chances de o cliente efetivar a compra.

    A adoção de um checkout transparente, por exemplo, pode ser uma boa estratégia para que o seu negócio não perca nenhuma oportunidade de venda.

    7. Esteja mais presente virtualmente

    As redes sociais se tornaram importantes veículos de vendas nos últimos tempos. Por esse motivo, é bem interessante que a sua marca se posicione também nesse espaço, por meio da criação de perfis com linguagem e conteúdos compatíveis com o seu público. 

    Além disso, é importante oferecer a possibilidade de os consumidores comprarem diretamente pelas redes sociais, sem precisar trocar de tela ou de canal de venda.

    8. Crie programas de fidelidade

    Uma das principais técnicas de vendas no varejo são os programas de fidelidade. O relatório que citamos anteriormente também apontou que as promoções de reembolso (cashback) causaram um crescimento de 3,4 vezes na taxa de conversão das empresas, o que movimentou US$ 108 bilhões em todo o mundo.

    Mas além dessa abordagem, há diversas outras que podem fazer parte do seu programa de fidelidade e, dessa forma, ajudar a gerar mais vendas. Uma delas é a oferta de um cartão próprio da sua marca, seja private label ou não.

    Entenda mais neste artigo: “Cartão de crédito para fidelizar clientes: como utilizar essa estratégia?

    9. Mude o layout da sua loja

    Ajustar o layout da sua loja, tanto a física quanto a virtual, é outra boa prática que pode ajudar a elevar as suas vendas. Deixar os produtos mais acessíveis, ou colocar próximos aqueles que se complementam, pode ser uma técnica bem interessante para fomentar as compras presenciais.

    Nas plataformas de vendas online, é possível usar o chamado “mapa de calor de site”, software que rastreia os movimentos do mouse e aponta quais áreas da tela são mais visualizadas pelos visitantes. Essa prática contribui para que você posicione estrategicamente os seus produtos e, consequentemente, impulsione as aquisições.

    10. Aposte nas compras por impulso

    E quando o assunto é impulsionar compras, você pode usar esse comportamento para gerar mais vendas.

    As compras por impulso são aquelas que o consumidor realiza sem planejamento, comumente por um estímulo externo. Nas vendas presenciais, por exemplo, pode ser o posicionamento de diferentes produtos em áreas estratégicas do comércio, tal como no caminho para a fila do caixa.

    Já nas vendas online, pode ser ao utilizar pop ups, “janelas” que abrem sobre a página com propagandas, informações ou orientações para o visitante, ou ainda a oferta de descontos específicos para a aquisição de mais itens.

    11. Qualifique adequadamente os leads

    A qualificação de leads é uma forma de avaliar se um cliente em potencial tende a comprar seu produto ou não. Para fazer essa avaliação, é importante identificar o mapa da jornada do cliente, além de outros dados e informações relevantes que podem compor a persona do seu público.

    E o que é a persona? Ela nada mais é que um personagem fictício com nome e características gerais que o tornam mais apto para fechar negócio com uma marca. Esse cliente ideal reúne uma série de detalhes, como dados demográficos, idade, carreira, gênio e padrões de consumo, por exemplo.

    Logo, sua empresa deve considerar cada um desses dados para saber se esse lead é, de fato, um cliente em potencial com grandes chances de fechar uma venda.

    Esse trabalho é importante para filtrar o público e dedicar ações de marketing e comunicação mais direcionadas.

    12. Reative clientes que já estiveram na sua base

    Você já ouviu falar no remarketing? Essa é uma excelente técnica para reativar clientes que já fizeram compras com sua empresa, mas que andam há um tempo adormecidos e sem fazer novas transações. 

    Você pode preparar um disparo automático para atingir esses consumidores com comunicação via e-mail ou por meio de anúncios pagos. 

    Para tal, é importante ter uma base de dados sólida com informações relevantes sobre seus antigos consumidores. Assim, você saberá identificá-los, terá detalhes sobre a jornada de compra deles e terá mais chances de fechar novas conversões. 

    13. Crie propostas comerciais realmente encantadoras

    Encontre os meios certos para fisgar seu cliente. Se você já tem dados relevantes sobre seu padrão de comportamento e perfil de consumo, prepare algo realmente personalizado para conseguir chamar a atenção.

    Além de descontos especiais ou outras promoções, capriche no tom de voz, prepare um conteúdo ou texto que sublinhe efetivamente como o seu produto é importante para o consumidor, dentre outras possibilidades.

    Mais do que sentir necessidade de comprar o produto, o cliente hoje em dia deseja se encantar pela marca de forma que se destaque perante as concorrentes.

    14. Expanda a sua oferta de meios de pagamento

    Fechamos a nossa lista de dicas de como impulsionar as vendas no varejo ao destacar a importância de expandir a sua oferta de meios de pagamento. 

    Sobre esse assunto, trouxemos mais um dado do nosso relatório, o qual apontou que 80% dos consumidores que não encontraram o método de pagamento que queriam deixaram de concluir um pedido.

    Ou seja, ter soluções de recebimento limitadas é um fator que contribui para a perda de vendas e, consequentemente, de faturamento.

    Mas ter um bom leque de meios de pagamento inclui também disponibilizar os mais modernos e preferidos do público, como o Pix.

    Nosso levantamento destacou que o sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central se consolidou como método de pagamento entre os brasileiros, utilizado por mais de 117,7 milhões de pessoas.

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