
Como a prateleira infinita melhora as vendas? 7 pontos positivos!

Como a prateleira infinita melhora as vendas? 7 pontos positivos!
Quando você descobrir como a prateleira infinita melhora as vendas, verá o seu negócio se transformar. A estratégia integra lojas físicas e digitais e forma um estoque único que evita a perda de clientes devido à indisponibilidade de produtos.
Para implementá-la, é preciso usar tecnologias que unifiquem seus canais de vendas e entreguem um monitoramento em tempo real dos itens que entram e saem, com dados confiáveis e seguros.
Entenda o que é prateleira infinita, vantagens, etapas de implementação e como melhora as vendas do seu negócio!
O que é a prateleira infinita?
A prateleira infinita, ou vitrine infinita, é uma estratégia de unificação de estoque que elimina a divisão entre os produtos disponíveis para venda nas lojas físicas e os direcionados para comercialização nas lojas virtuais e aplicativos de uma mesma empresa.
Basicamente, funciona como um catálogo ilimitado de itens, o qual garante a conclusão do processo de compra mesmo quando o canal de venda que o cliente usou não tem o produto no momento.
Por que adotar essa estratégia? O motivo está nas vantagens da prateleira infinita para negócios varejistas, por exemplo:
- redução de custos;
- escalabilidade;
- flexibilidade perante mudanças do mercado;
- aumento das vendas e do faturamento.
No próximo tópico você descobre, em detalhes, como a prateleira infinita melhora as vendas. Antes, fique com esta dica que também transforma o seu negócio: “Como desenvolver uma estratégia omnichannel eficiente: guia completo”
Como a prateleira infinita melhora as vendas? 7 pontos de destaque
A prateleira infinita melhora as vendas, pois:
- amplia o catálogo de produtos;
- diminui a ruptura de estoque;
- evita perdas financeiras e de produtos;
- aumenta o ticket médio;
- aprimora a jornada de compra;
- otimiza a gestão de estoque;
- gera vantagem competitiva.
Entenda!
1. Amplia o catálogo de produtos
Ao conectar o estoque físico e on-line, você monta um portfólio de produtos mais amplo e completo. A estratégia melhora as vendas porque o cliente tem mais opções de compra. Assim, ao não ficar restrito aos itens disponíveis no canal de venda que escolheu, há mais chances de conversão.
2. Diminui a ruptura de estoque
A ruptura de estoque é quando a venda não acontece pela ausência do produto que o cliente deseja comprar. Resumidamente, ele entra na loja física ou virtual e, apesar dos anúncios que a marca fez, o item não está mais disponível para aquisição.
Se a sua dúvida é como a prateleira infinita melhora as vendas, aqui está um ótimo exemplo. Como há a integração do estoque, fica muito mais fácil cobrir a falta do item entre os canais de venda.
3. Evita perdas financeiras e de produtos
Ao unificar o estoque, você tem uma visão ampla e precisa de todos os produtos armazenados. Essa perspectiva ajuda a evitar a ruptura de estoque que acabamos de citar e também a diminuir a perda de mercadorias e a reduzir os gastos.
Saber quais itens estão disponíveis impede abastecimentos desnecessários que elevam os custos e geram desperdícios, a exemplo de materiais que têm prazo de validade para consumo.
4. Aumenta o ticket médio
A estratégia de prateleira infinita tem potencial para aumentar o ticket médio do seu negócio ao oferecer aos clientes mais opções de produtos — você lembra do catálogo ilimitado que citamos?
Também facilita a adoção de diferentes estratégias de vendas, como cross-selling e upselling, a estimular compras não programadas e a gerar novas oportunidades de negócio por meio de promoções e descontos.
5. Aprimora a jornada de compra
Para explicarmos como a prateleira infinita melhora as vendas, precisamos falar da jornada de compra do cliente. Afinal, quanto mais fluida e dinâmica, mais chances de ele fechar negócio.
Um fluxo unificado elimina gargalos, otimiza as etapas e reduz o tempo de tomada de decisão, o que é bom tanto para quem vende quanto para quem compra.
6. Otimiza a gestão de estoque
O que você acha mais fácil: gerenciar os estoques das suas lojas físicas e digitais separadamente, ou fazer esse controle de uma só vez? Se considerarmos a quantidade de atividades e responsabilidades que tem na sua rotina, certamente, a segunda opção é a melhor, não?
Inclusive, essa é uma das vantagens da prateleira infinita: otimizar a gestão de estoque ao unificar todos os produtos em um só sistema.
Sugestão de leitura para você: “O que é unified commerce? Qual sua relação com os meios de pagamento?”
7. Gera vantagem competitiva
Outro motivo pelo qual a prateleira infinita melhora as vendas é o fato de a estratégia aumentar o poder competitivo do seu negócio. A razão é bem simples, mas de grande impacto: seus vendedores nunca mais dirão aos clientes que não têm o produto disponível em estoque.
Obviamente, a condição está atrelada ao gerenciamento correto de entrada e saída de mercadorias, e uso de sistemas de monitoramento que entregam dados em tempo real.
No entanto, com o alinhamento desses pontos, você tem uma vitrine infinita eficiente que evita que os clientes migrem para um dos seus concorrentes para comprar o que precisam.
Como implementar a prateleira infinita? 5 passos principais
O processo de como implementar a prateleira infinita inclui:
- integrar os canais de vendas: por meio de soluções e sistemas como ERP, controle de estoque e plataformas de pagamento omnichannel;
- adequar a gestão de estoque: com o uso de tecnologias que registram, em tempo real, a entrada e a saída de mercadorias e automatizam tarefas como previsão de demandas e inventário;
- definir o fluxo logístico: a partir da identificação das melhores rotas e uso de diferentes modais de entrega, a fim de garantir a entrega dos produtos no prazo;
- considerar a experiência do cliente: e fazer testes de diferentes cenários e situações para confirmar a fluidez do fluxo de compra, eliminar atritos e, assim, aumentar o nível de satisfação dos consumidores;
- mensurar os resultados: por meio de KPIs de varejo como taxa de conversão, ticket médio, faturamento bruto e margem de lucro.
Ficou claro como a prateleira infinita melhora as vendas? Ao adotá-la, você nota vantagens como otimização da gestão, redução de custos, clientes mais satisfeitos e, por consequência, aumento da receita.
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