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    Como a prateleira infinita melhora as vendas? 7 pontos positivos!

    11 de junho de 2025
    Por Redação
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    Como a prateleira infinita melhora as vendas? 7 pontos positivos!

    Quando você descobrir como a prateleira infinita melhora as vendas, verá o seu negócio se transformar. A estratégia integra lojas físicas e digitais e forma um estoque único que evita a perda de clientes devido à indisponibilidade de produtos.

    Para implementá-la, é preciso usar tecnologias que unifiquem seus canais de vendas e entreguem um monitoramento em tempo real dos itens que entram e saem, com dados confiáveis e seguros.  

    Entenda o que é prateleira infinita, vantagens, etapas de implementação e como melhora as vendas do seu negócio!

    O que é a prateleira infinita?

    A prateleira infinita, ou vitrine infinita, é uma estratégia de unificação de estoque que elimina a divisão entre os produtos disponíveis para venda nas lojas físicas e os direcionados para comercialização nas lojas virtuais e aplicativos de uma mesma empresa.

    Basicamente, funciona como um catálogo ilimitado de itens, o qual garante a conclusão do processo de compra mesmo quando o canal de venda que o cliente usou não tem o produto no momento.

    Por que adotar essa estratégia? O motivo está nas vantagens da prateleira infinita para negócios varejistas, por exemplo:

    • redução de custos;
    • escalabilidade;
    • flexibilidade perante mudanças do mercado;
    • aumento das vendas e do faturamento.

     

    No próximo tópico você descobre, em detalhes, como a prateleira infinita melhora as vendas. Antes, fique com esta dica que também transforma o seu negócio: “Como desenvolver uma estratégia omnichannel eficiente: guia completo

    Como a prateleira infinita melhora as vendas? 7 pontos de destaque

    A prateleira infinita melhora as vendas, pois:

    1. amplia o catálogo de produtos;
    2. diminui a ruptura de estoque;
    3. evita perdas financeiras e de produtos;
    4. aumenta o ticket médio;
    5. aprimora a jornada de compra;
    6. otimiza a gestão de estoque;
    7. gera vantagem competitiva.

     

    Entenda!

    1. Amplia o catálogo de produtos

    Ao conectar o estoque físico e on-line, você monta um portfólio de produtos mais amplo e completo. A estratégia melhora as vendas porque o cliente tem mais opções de compra. Assim, ao não ficar restrito aos itens disponíveis no canal de venda que escolheu, há mais chances de conversão.

    2. Diminui a ruptura de estoque

    A ruptura de estoque é quando a venda não acontece pela ausência do produto que o cliente deseja comprar. Resumidamente, ele entra na loja física ou virtual e, apesar dos anúncios que a marca fez, o item não está mais disponível para aquisição.

    Se a sua dúvida é como a prateleira infinita melhora as vendas, aqui está um ótimo exemplo. Como há a integração do estoque, fica muito mais fácil cobrir a falta do item entre os canais de venda.

    3. Evita perdas financeiras e de produtos

    Ao unificar o estoque, você tem uma visão ampla e precisa de todos os produtos armazenados. Essa perspectiva ajuda a evitar a ruptura de estoque que acabamos de citar e também a diminuir a perda de mercadorias e a reduzir os gastos. 

    Saber quais itens estão disponíveis impede abastecimentos desnecessários que elevam os custos e geram desperdícios, a exemplo de materiais que têm prazo de validade para consumo. 

    4. Aumenta o ticket médio

    A estratégia de prateleira infinita tem potencial para aumentar o ticket médio do seu negócio ao oferecer aos clientes mais opções de produtos — você lembra do catálogo ilimitado que citamos? 

    Também facilita a adoção de diferentes estratégias de vendas, como cross-selling e upselling, a estimular compras não programadas e a gerar novas oportunidades de negócio por meio de promoções e descontos.

    5. Aprimora a jornada de compra

    Para explicarmos como a prateleira infinita melhora as vendas, precisamos falar da jornada de compra do cliente. Afinal, quanto mais fluida e dinâmica, mais chances de ele fechar negócio.

    Um fluxo unificado elimina gargalos, otimiza as etapas e reduz o tempo de tomada de decisão, o que é bom tanto para quem vende quanto para quem compra.

    6. Otimiza a gestão de estoque

    O que você acha mais fácil: gerenciar os estoques das suas lojas físicas e digitais separadamente, ou fazer esse controle de uma só vez? Se considerarmos a quantidade de atividades e responsabilidades que tem na sua rotina, certamente, a segunda opção é a melhor, não?

    Inclusive, essa é uma das vantagens da prateleira infinita: otimizar a gestão de estoque ao unificar todos os produtos em um só sistema.

    Sugestão de leitura para você: “O que é unified commerce? Qual sua relação com os meios de pagamento?” 

    7. Gera vantagem competitiva

    Outro motivo pelo qual a prateleira infinita melhora as vendas é o fato de a estratégia aumentar o poder competitivo do seu negócio. A razão é bem simples, mas de grande impacto: seus vendedores nunca mais dirão aos clientes que não têm o produto disponível em estoque.

    Obviamente, a condição está atrelada ao gerenciamento correto de entrada e saída de mercadorias, e uso de sistemas de monitoramento que entregam dados em tempo real. 

    No entanto, com o alinhamento desses pontos, você tem uma vitrine infinita eficiente que evita que os clientes migrem para um dos seus concorrentes para comprar o que precisam. 

    Como implementar a prateleira infinita? 5 passos principais

    O processo de como implementar a prateleira infinita inclui: 

    1. integrar os canais de vendas: por meio de soluções e sistemas como ERP, controle de estoque e plataformas de pagamento omnichannel;
    2. adequar a gestão de estoque: com o uso de tecnologias que registram, em tempo real, a entrada e a saída de mercadorias e automatizam tarefas como previsão de demandas e inventário;
    3. definir o fluxo logístico: a partir da identificação das melhores rotas e uso de diferentes modais de entrega, a fim de garantir a entrega dos produtos no prazo; 
    4. considerar a experiência do cliente: e fazer testes de diferentes cenários e situações para confirmar a fluidez do fluxo de compra, eliminar atritos e, assim, aumentar o nível de satisfação dos consumidores;
    5. mensurar os resultados: por meio de KPIs de varejo como taxa de conversão, ticket médio, faturamento bruto e margem de lucro.

     

    Ficou claro como a prateleira infinita melhora as vendas? Ao adotá-la, você nota vantagens como otimização da gestão, redução de custos, clientes mais satisfeitos e, por consequência, aumento da receita.

    Quer mais dicas para alavancar o seu negócio? Então, confira os artigos:

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