Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    pagamentos

    Comissionamento em marketplace: como realizar corretamente?

    23 de julho de 2025
    Por Redação
    Compartilhe
    Imagem

    O comissionamento em marketplace é a porcentagem ou taxa que a plataforma de vendas cobra dos vendedores pelo uso do espaço digital para a comercialização de seus produtos/serviços. Comumente, o valor incide sobre as transações efetivas, e os custos variam conforme o modelo de negócio e o acordo firmado.

    A comissão é a principal fonte de receita das plataformas on-line que reúnem diferentes empresas e marcas, em um mesmo ambiente, para vendas na internet. Trata-se de um modelo de cobrança vantajoso para ambos os lados, pois a cobrança acontece quando os vendedores também ganham, o que cria um ciclo de interdependência.

    Contudo, para funcionar corretamente e não haver problemas relacionados à divisão de valores, é fundamental adotar um fluxo de comissões de marketing preciso e eficiente. Nesta hora, um split de pagamento é o melhor aliado.

    Siga a leitura deste artigo e confira o que é, como funciona e como dividir pagamentos de comissão de marketplace.

    O que é o comissionamento em marketplace?

    O comissionamento em marketplace é a taxa de uso que a plataforma de vendas cobra dos vendedores a cada venda que realizam. Trata-se de um pagamento pelo uso do espaço virtual, infraestrutura, tecnologia e alcance. Conforme o modelo de negócio, as comissões são valores fixos ou um percentual variável.

    A cobrança é necessária porque a plataforma de marketplace funciona com um shopping virtual que expõe diferentes produtos e serviços simultaneamente, em um espaço digital (site e/ou aplicativo) que reúne diversos vendedores, de variados segmentos.

    Quando o consumidor acessa o comércio eletrônico, tem a chance de escolher itens de mais de um varejista e pagá-los juntos no checkout. Com a venda concluída e o pagamento efetivado, o marketplace repassa o valor ao vendedor, já descontada a comissão.

    Como funciona o comissionamento em marketplace?

    O comissionamento em marketplace funciona como a principal fonte de receita de negócios desse modelo. Consiste na cobrança de taxa ou percentual sobre cada venda efetivada, e de valores adicionais relacionados a serviços como processamento de pagamentos e anúncios na internet.

    Imagine uma venda de R$ 100 com comissão de 10%. Significa que R$ 10 ficam no marketplace e o restante, R$ 90, é repassado para o vendedor. No caso de um valor fixo — R$ 15, por exemplo —, o vendedor receberia R$ 85 e a diferença ficaria na plataforma.

    Há ainda marketplaces que trabalham com um modelo híbrido de cobrança, por meio da combinação entre o percentual sobre a venda e o valor fixo. 

    A escolha do formato depende dos produtos/serviços comercializados e dos segmentos. Para escolher o melhor, é interessante que os gestores considerem alguns fatores, como:

    • margem de lucro para a plataforma;
    • tipo de mercado (B2C ou B2B);
    • regras fiscais e tributárias e suas alíquotas;
    • volume de vendas e ticket médio;
    • modelo de comissionamento dos concorrentes, a fim de não perder interessados em aderir à plataforma;
    • custos com checkout e processamento de valores.

    Dica de leitura: “Meios e formas de pagamento em marketplaces: como melhorar com a Zoop?

    Como dividir pagamentos de comissão em marketplace?

    Se você quer saber como dividir pagamentos de comissão em marketplace corretamente, tenha em mente estes três fatores principais:

    • modelo de divisão: percentual sobre cada venda, taxa fixa ou junção dos dois formatos;
    • sistema de cálculo, separação e envio de valores: o ideal é evitar processos manuais, pois demandam tempo, aumentam as chances de erros e comprometem a escalabilidade da plataforma de venda;
    • inclusão de custos obrigatórios: como impostos e tributos

    Lembre-se de que uma gestão financeira eficiente é essencial para o sucesso, crescimento e credibilidade de qualquer marketplace.

    Problemas nesta área tendem a gerar consequências significativas, como comprometimento da reputação do negócio e redução da receita decorrente da perda de parceiros por erros no pagamento e desconfiança quanto à transparência do fluxo de comissão.

    Por que usar o split de pagamentos para comissionamento de marketplace?

    O split de pagamentos para comissionamento em marketplace é uma solução que realiza automaticamente, e de forma personalizada para o seu modelo de negócio, a divisão de valores. Ao usá-la, você evita erros de cálculo, melhora a gestão financeira da sua empresa e o relacionamento com os vendedores.

    Estas são as principais vantagens de usar o split de pagamentos para marketplaces:

    • automatização do fluxo de divisão de valores;
    • redução de impostos para a plataforma de vendas;
    • retirada do marketplace como um intermediador de pagamentos;
    • contribuição com a gestão financeira dos vendedores;
    • aumento da transparência e da segurança na divisão de rendimentos.

    É difícil citar uma desvantagem dessa ferramenta. Um dos poucos pontos negativos seria contratar um split de pagamento que não permita você incluir as suas regras de comissionamento.

    Porém, é fácil evitar transtornos assim se usar uma solução robusta, moderna, atualizada e completa. Veja, no vídeo abaixo, como funciona o split de pagamento da Zoop.

    Como é o fluxo de comissões de marketplace? 

    O fluxo de comissões de marketplaces começa após a etapa de pagamento da venda, quando o cliente finaliza o checkout e o dinheiro fica disponível para a plataforma. A partir deste momento, é preciso calcular e enviar o valor ao vendedor.

    O tempo de repasse varia conforme as regras da plataforma de vendas e dos prazos de liberação das quantias, os quais dependem do meio de pagamento que o comprador utilizou.

    Devido a esses fatores, o fluxo de comissões de marketplace apresenta alguns desafios, como:

    • necessidade de um fundo de caixa robusto;
    • alinhamento das datas de entrada e saída de valores;
    • definição de períodos de transferência justos para os vendedores e que não afetem a gestão financeira da plataforma.

    Contudo, não desanime! Com as dicas abaixo, você cria um fluxo de comissionamento interessante tanto para o seu marketplace quanto para os parceiros. 

    7 melhores práticas para gerir o comissionamento em marketplace

    Para gerir com sucesso e precisão o comissionamento em marketplaces, considere adotar estas práticas:

    1. defina políticas de comissão claras e de fácil entendimento;
    2. garanta a conformidade fiscal e tributária de acordo com as normativas do segmento;
    3. estabeleça regras de reembolso e estorno alinhadas às diretrizes de comissionamento;
    4. use uma boa plataforma de pagamento para garantir o recolhimento correto dos valores das vendas;
    5. monitore e revise periodicamente as taxas de comissão para mantê-las competitivas e equiparáveis com as praticadas no mercado;
    6. considere a experiência do vendedor durante a definição do fluxo de comissionamento;
    7. adote um split de pagamento completo e fácil de operar.

    Com a solução da Zoop, você define regras de comissionamento fixas ou divide os valores como achar melhor para o seu negócio e seus clientes, do momento da transação de venda até a liquidação.

    Conte com divisão automática de pagamentos, melhore o relacionamento com o seu público e veja a receita da sua empresa aumentar!

    Quer entender melhor? Então, entre em contato agora!

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.