Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    pagamentos

    NFC para pagamentos: vantagens e porque aderir

    01 de setembro de 2025
    Por Redação
    Compartilhe
    Imagem

    O NFC para pagamentos é uma tecnologia que permite transações financeiras sem contato. O processo acontece por meio da troca de dados entre dois dispositivos móveis, a exemplo de máquinas de cartão e smartphones, ao aproximar um aparelho do outro. 

    O fluxo é instantâneo, rápido, prático e muito conveniente, tanto para quem paga quanto para quem recebe. Entre os motivos estão o fato de eliminar a necessidade de o cliente utilizar o cartão e, conforme o valor da compra, de digitar a senha. 

    Contudo, a dinâmica não compromete a segurança, pois o recurso conta com diversas camadas de proteção, como criptografia, autenticação de dois fatores, autorização da operação via biometria e tokenização dos dados.

    Para quem vende, o pagamento por aproximação por celular e outros dispositivos gera diversas vantagens, como diminuição das filas, redução da movimentação de dinheiro em espécie, aumento da segurança e abertura de novas oportunidades de negócio.

    Acho interessante? Então, siga a leitura e entenda o que é função NFC para pagamentos, como funciona e por quais razões vale a pena aderir.

    O que é NFC?

    NFC é a sigla para o termo em inglês Near Field Communication, que na tradução literal para o português significa “comunicação de campo próximo”. Trata-se de uma tecnologia de curto alcance para transferência de dados entre dois ou mais dispositivos.

    A aplicação do NFC é bastante ampla e vai muito além do mercado de meios de pagamento. Veja alguns exemplos:

    • cartão de transporte público, como bilhetes de metrô e ônibus;
    • envio de diferentes tipos de arquivos, como fotos, vídeos e documentos;
    • cartões de identificação de acesso para áreas restritas;
    • fechaduras eletrônicas;
    • etiquetas digitais.

    Em todos os modos de uso, basta aproximar os dispositivos a uma distância de até 10 centímetros e proceder com a transferência de dados de acordo com cada caso. Aqui, vale lembrar que ambos os equipamentos precisam ter a função NFC instalada e ativa.

    Para que serve o NFC?

    O NFC serve para facilitar o envio e o recebimento dos mais variados tipos de dados e informações. A tecnologia oferece praticidade, dinamismo, eficiência e segurança para diferentes setores econômicos.

    Dispositivos que contam com o recurso, a exemplo de um cartão NFC, têm características usuais como:

    • comunicação sem fio de curto alcance;
    • baixo consumo de energia;
    • segurança via criptografia e autenticação;
    • dispensa de emparelhamento entre equipamentos.

    Dica de leitura para você: “Contactless: por que oferecer essa tecnologia nos seus meios de pagamento?” 

    NFC para pagamentos: benefícios para os clientes e negócios!

    O NFC para pagamentos conquistou tanto quem paga quanto quem recebe por conta dos diversos benefícios que gera. Quando aplicada ao setor financeiro e bancário, a tecnologia simplifica transações monetárias e as torna mais rápidas e convenientes.

    Para os negócios, a função NFC é vantajosa, pois:

    • agiliza a etapa de cobrança das vendas: o que diminui as filas, melhora a experiência dos clientes e os deixa mais satisfeitos;
    • reduz custos operacionais: como os relacionados ao uso de máquinas de cartão para leitura de chip e segurança com transporte de dinheiro físico;
    • aumenta a competitividade: em comparação a outras empresas que não aceitam pagamentos via cartão NFC ou celular, por exemplo;
    • ajuda a aumentar as vendas: ao permitir que os clientes paguem pelas compras mesmo quando não estão com seus cartões no momento.

    Já para os consumidores, o NFC para pagamento é benéfico pelo fato de ser:

    • prático e rápido: compras até R$ 200 dispensam o uso de senha;
    • seguro: dispensa a necessidade de carregar cartões e dinheiro físico, o que diminui o risco de roubo, furto ou perda;
    • compatível com diversos dispositivos: como cartão NFC de débito e de crédito, smartphones e smartwatches (relógios inteligentes).

    Aproveite e leia também: “Meios de pagamento mais usados no Brasil” 

    Como colocar NFC no celular?

    O passo a passo de como colocar NFC no celular varia conforme o modelo do aparelho e o sistema operacional. Contudo, em linhas gerais, os smartphones modernos contam com um ícone de acesso rápido para ativação e desativação imediata da tecnologia.

    Já o processo manual de como ativar o NFC em dispositivos Android, por exemplo, requer que o usuário deslize a barra de notificação para baixo e clique no ícone correspondente à tecnologia de pagamento por aproximação para celular.

    Se preferir, também pode ir em “Configurações”, em seguida em “Conexões” e ligar ou desligar a função.

    No caso de aparelhos com sistema operacional iOS, as etapas de como ativar o NFC para pagamentos variam entre os modelos. Para você ter uma ideia, nos mais antigos é preciso ir em “Ajustes” e, após, em “Central de Controle” para acionar a tecnologia.  

    Um ponto importante para você explicar aos seus clientes que não sabem ao certo o que é função NFC, mas se mostraram interessados em fazer pagamentos por aproximação com celular, é que a tecnologia é nativa dos aparelhos. Significa, portanto, que não há como inseri-la se não vier de fábrica.

    O que é pagamento por aproximação com celular e por que a sua empresa precisa aceitar?

    O pagamento por aproximação com celular é uma modalidade na qual o cliente usa o próprio smartphone para pagar presencialmente por uma compra. Para tal, o dispositivo precisa ter a tecnologia NFC ativada e um aplicativo bancário ou carteira digital vinculados, ambos com saldo suficiente para a operação.

    Como comentamos, é extremamente vantajoso para os clientes usarem o NFC para pagamentos, tanto que a adesão à solução aumenta a cada dia.

    De acordo com o relatório da Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, os brasileiros realizaram 2,8 milhões de pagamentos por aproximação por hora no 3° trimestre de 2024. 

    No total, foram 6,1 bilhões de transações financeiras nessa modalidade, um crescimento de 33% em comparação ao mesmo período de 2023.  

    O bom do pagamento por aproximação com o celular é que o cliente não precisa portar o cartão na hora da compra, condição que estimula aquisições não programadas. Contudo, problemas de conexão com a internet são um dos obstáculos que impedem a instituição financeira de receber a informação e aprovar a transação.

    Cartão NFC

    Por motivos assim, o cartão NFC segue como uma ótima opção, e funciona da mesma forma: basta aproximá-lo da maquininha, digitar a senha, se necessário, e finalizar a operação.

    Segundo o relatório da Abecs, estima-se que, até o 1º semestre de 2025, os pagamentos por aproximação com cartão representarão 70% de todos os checkouts de compras presenciais.

    Ficou claro o que é função NFC para pagamento e por quais motivos aderir? Esperamos que sim! E para ajudar você a vender mais, separamos três artigos com dicas relacionadas à etapa de pagamento do seu negócio. 

    Aproveite que está aqui, no blog da Zoop, e confira agora mesmo!

    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.