
Pagamentos mobile: prepare seu negócio para a Black Friday

Se a Black Friday é o momento mais esperado do ano pelo varejo físico e digital, saiba que dá para tornar o evento ainda mais lucrativo com a adoção dos pagamentos mobile.
Afinal, quanto mais rápido e conveniente for o seu checkout, mais facilidade você gera para os clientes não abandonarem o carrinho ou a fila da loja.
Assim, estes meios de pagamento se tornam os seus aliados para lidar com o alto volume de consumidores e transações em um curto período, que pode durar ao longo do mês ou da semana da data oficial, que será dia 28 de novembro.
O benefício é direto: menos demora no pagamento, maior a taxa de conversão.
Para ter uma ideia, este mercado atingiu US$ 57,60 bilhões em 2024 no Brasil. E a estimativa do estudo do IMARC Group é que chegue a US$ 224,32 bilhões até 2033, com uma taxa de crescimento anual de 16,3%.
Para saber como usar os pagamentos mobile na sua loja ou empresa, continue a leitura e confira como melhorar a sua experiência de checkout na Black Friday!
O que são pagamentos mobile e por que ganham força?
Também chamados de pagamentos móveis ou digitais, representam as transações financeiras feitas por meio de dispositivos mobile, como smartphones, tablets e smartwatches. Assim, a operação acontece por aproximação ou pela inserção de determinados dados, como chaves-Pix ou imagem do QR code. Dessa forma, eliminam a necessidade de dinheiro físico.
Alguns exemplos de pagamentos móveis são:
- Tap to Pay: tecnologia de pagamento por aproximação que transforma smartphones e tablets com NFC (Near Field Communication) em maquininhas de cartão de débito, crédito e Pix;
- Pix e suas funcionalidades: permite transferências instantâneas por meio de chaves-Pix e QR code. Além de oferecer Pix por Aproximação, Pix Copia e Cola e, futuramente, o Pix Parcelado;
- Links de pagamento: enviados para o cliente concluir a compra pelo navegador do celular;
- Carteiras digitais: permite o cadastro de cartões e do Pix para pagamentos por aproximação usando NFC;
- Pagamentos in-app e online: possibilita pagamentos diretamente em aplicativos ou sites, sem redirecionamentos para outras páginas.
Todas essas soluções se destacam pela praticidade, rapidez e segurança no pagamento, pois utilizam autenticação biométrica, como impressão digital e reconhecimento facial, além de criptografia. E as vantagens não param por aí!
Quais são os benefícios dos pagamentos mobile na Black Friday?
As empresas e os lojistas ganham redução de filas e de abandono de carrinho, aumento nas conversões e na satisfação do cliente e liquidação mais rápida do pagamento. Sem falar que atendem a diferentes perfis de consumidores, que usam cada vez mais os meios digitais em suas compras.
Por exemplo, em 2024, 75% das transações bancárias foram por pagamentos mobile. E, segundo a pesquisa da Deloitte com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o Pix foi o principal meio usado, com crescimento de 41%.
O estudo também abordou o varejo físico e os sistemas de ponto de venda (POS) em relação aos pagamentos móveis e apontou que continuam evoluindo para acompanhar os novos hábitos de consumo e a adoção de tecnologias financeiras. Por exemplo, as transações por aproximação superaram o crescimento do cartão.
Já as operações presenciais via Pix tiveram um aumento expressivo de 2023 para 2024, que chegou a 69% contra 15% da expansão do cartão de crédito.
Ou seja: oferecer pagamentos digitais é atender às preferências do público, especialmente na Black Friday, época de conquistar novos clientes.
Como e onde usar os pagamentos digitais? Casos práticos
Já que são pagamentos móveis, você pode usá-los em qualquer lugar, desde empresas e lojas fixas até quiosques, pop-ups e feiras temporárias. Além de oferecê-los no e-commerce, inclusive em marketplaces. Em entregas e last mile também se adaptam perfeitamente bem à agilidade e eficiência do processo.
Entenda como aplicar os pagamentos mobile no varejo físico e digital.
Varejo físico em grande escala
As lojas físicas podem adotar os pagamentos via NFC, como Pix por aproximação e carteiras digitais, para oferecer uma experiência rápida e sem contato, o que reduz filas e aumenta o fluxo de clientes e de vendas.
Quiosques, pop-ups e feiras temporárias
Nesses ambientes, em que a infraestrutura tradicional é limitada, os pagamentos móveis são ideais por dispensarem terminais fixos e permitirem usar celulares (Tap to Pay) e maquininhas móveis. Assim, reduzem custos com aluguel de equipamentos e aceleram as filas e os pedidos.
Entregas e last mile
Para entregas rápidas em e-commerces e marketplaces, especialmente na etapa last mile, os pagamentos digitais facilitam a compra pelo smartphone, com checkout ágil com variadas opções, como o Pix, as carteiras digitais e os links de pagamento.
Por exemplo, o last mile, a etapa final da operação de entrega que se inicia desde o centro de distribuição e termina na casa do cliente, é a parte mais desafiadora. E que pode até gerar custos além dos esperados. Isso porque é a fase de deslocamento em áreas urbanas e é necessário ser ágil e eficaz para evitar atrasos.
Portanto, quanto antes o produto sair do depósito em direção à casa do consumidor, melhor será a gestão da última etapa, que pode enfrentar engarrafamentos, bloqueios e até mesmo imprevistos, como perdas ou roubos de carga.
Assim, com a confirmação da venda mais rápida, a logística se beneficia e gera mais satisfação ao cliente que recebe seu produto dentro do prazo.
Porém, para modernizar a sua experiência de checkout antes da Black Friday, é fundamental ficar atento a alguns aspectos para assegurar o volume de vendas e a integração de meios de pagamentos.
Aprenda mais: Black Friday 2025: o que esperar? Tendências e como se preparar
Como preparar a experiência de checkout para a Black Friday?
O primeiro passo é garantir a infraestrutura e a integração com APIs completas. Depois, o ideal é treinar a equipe para usar tecnologias, como o Tap to Pay e o Pix por Aproximação; testar o sistema para os picos de vendas; e comunicar aos clientes a disponibilidade dos pagamentos móveis.
Confira a seguir como aplicar essas etapas na prática.
- Garanta a infraestrutura e integração com APIs: é essencial que a plataforma suporte picos de acesso e tenha integração fluida com meios de pagamento físicos e mobile para evitar falhas na finalização da compra;
- Treine a equipe para uso do Tap to Pay e suporte ao cliente: a equipe deve se preparar para manusear pagamentos via maquininhas ou smartphone, oferecer suporte ágil e resolver dúvidas em tempo real;
- Teste a carga e o fluxo de transações: realize testes de estresse para garantir que o sistema aguenta o volume elevado de transações sem travamentos ou lentidão; confira todos os meios de pagamento e se os valores caem corretamente no caixa;
- Comunique aos consumidores: informe com ações de marketing na vitrine, na loja e no próprio site que os pagamentos por Pix, NFC e carteiras digitais estão disponíveis para agilizar e facilitar o processo. Além de gerar menos custos e liquidação mais rápida para o seu negócio.
Outra dica é otimizar o checkout para ser rápido, intuitivo e seguro, com múltiplas opções de pagamento, inclusive Pix e parcelamentos, para reduzir abandono de carrinho e aumentar a conversão.
Essas ações colaboram para um checkout rápido, intuitivo e confiável. Além disso, oferecer múltiplas formas de pagamento e incentivos específicos para mobile, como descontos em compras via Pix, ajuda a capturar um público maior e deixá-lo mais satisfeito.
Qual é o papel da Zoop na integração de meios de pagamento?
A Zoop oferece soluções fintech-as-a-service (FaaS), que viabilizam pagamentos físicos e mobile para empresas de todos os segmentos e portes com agilidade e segurança. Por meio de APIs completas e flexíveis, que permitem integração ágil com sistemas, conecta diversas formas, como Pix, cartões, boletos, carteiras digitais e Tap to Pay.
Seu modelo white-label permite que o seu negócio utilize a solução com sua própria marca e garanta personalização do atendimento financeiro e mais profissionalismo e credibilidade.
A Zoop ainda cuida do compliance e da segurança e, assim, garante conformidade regulatória, proteção contra fraudes e um ambiente robusto para o processamento das transações financeiras.
Oferece ainda recursos, como split de pagamento, emissão automática de relatórios e suporte dedicado para o processo de integração e operação cotidiana.
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