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    O que é um sistema de pagamento online? Saiba como implementar!

    01 de novembro de 2023
    Por Redação Zoop
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    Você sabe o que é um sistema de pagamento online? Essa é uma ferramenta pensada para processar e escalar as transações comerciais de uma empresa na internet. 

    Esse mecanismo é fundamental para o sucesso de uma loja online, por exemplo, pois é ele o responsável por propiciar os meios de pagamento para o público, assim como direcioná-lo para o lojista.

    Quando mais preciso e menos vulnerável a erros é o sistema de pagamentos online, mais eficiente ele se torna para todas as partes envolvidas na transação.

    Hoje em dia, o crescimento do e-commerce demanda ferramentas cada vez mais completas para lidar com o grande fluxo de pagamentos e com as criteriosas exigências de segurança e praticidade por parte dos consumidores.

    Para se ter uma ideia, a expectativa é de que até o final de 2023 a receita do varejo digital brasileiro será de R$186 bilhões, o que representa um crescimento de 9,5% em relação ao ano passado, segundo a ABComm.

    É neste contexto que as empresas devem se preparar de forma adequada e contar com um sistema de pagamento online capaz de lidar com toda essa demanda.

    Quer aprender como implementar esse sistema com qualidade no seu negócio? Então vem com a gente!

    Como funciona um sistema de pagamento online?

    Um sistema de pagamentos online é uma tecnologia capaz de conectar o lojista, o consumidor e todas as instituições intermediadoras, como adquirentes e bandeiras de cartão, para que a transação seja devidamente processada com segurança.

    Uma plataforma de pagamentos completa e eficiente contribui para que a equipe financeira foque em atividades mais estratégicas e importantes. 

    Enquanto isso, os processos operacionais de cobrança e gerenciamento podem ser escalados e feitos de forma automatizada com o máximo de eficiência e segurança.

    E a implementação desse mecanismo ainda é simples e prática para o lojista, principalmente quando essa integração é feita a partir de uma plataforma white label.

    Esse tipo de plataforma parte de uma API financeira principal que pode ser adaptada e facilmente inserida na estrutura operacional de um negócio. 

    Portanto, não há necessidade de investir e criar uma estrutura de pagamentos do zero, pois há empresas que oferecem plataformas já prontas para serem implementadas no seu negócio de forma rápida, simples e segura.

    E o mais legal é que o sistema de pagamentos é personalizado e leva o nome da própria marca que a contrata. Isso é, os clientes vão utilizar o serviço como se ele fosse pertencente ao seu próprio negócio. 

    Quais as vantagens de uma plataforma de pagamento online?

    A grande vantagem de contar com uma plataforma de pagamentos online é que as empresas já adquirem uma infraestrutura financeira pronta para gerenciar e customizar de acordo com as necessidades e particularidades do negócio.

    Veja, por exemplo, o caso do Ifood, o famoso marketplace de restaurantes. Quando o cliente faz um pedido, há mais de um participante no processo de recebimento, pois um valor é devido ao entregador, enquanto outra parte fica para o restaurante.

    Nesse caso, o Ifood utiliza um mecanismo chamado split de pagamentos. Quando a compra é feita, o sistema de pagamentos pode ser programado para repassar automaticamente o percentual dos valores devidos para cada um dos envolvidos.

    Isso garante uma distribuição rápida e com baixa probabilidade de erros. Afinal, imagine se todos esses repasses fossem feitos de forma manual.  A probabilidade de erro seria bem maior, não é mesmo? Sem falar na demora que levaria para que cada repasse fosse realizado um a um.

    Veja mais detalhes de como o IFood tornou-se referência no mercado de pagamentos como o banco dos restaurantes:

    Entre outras vantagens para além da customização de cobranças, um bom sistema de pagamentos deve oferecer métodos simples, intuitivos e diversificados de pagamentos. 

    Além do processo ser rápido e passar credibilidade ao consumidor, ele também deve ter um repertório de meios de transação. 

    Quais os principais meios de pagamento online?

    Imagine que um cliente tenha se encantado por determinado produto de uma loja online, mas na última etapa do checkout, ele não encontrou a opção de pagamento que desejava.

    Além do abandono do carrinho, essa situação também leva inevitavelmente a um sentimento de frustração por parte do consumidor, que agora vai buscar uma opção semelhante no principal concorrente da marca.

    Isso é uma prova de como a experiência de pagamento é fundamental para o sucesso de uma empresa na internet. 

    Sendo assim, conte com um sistema de transações como o Zoop Payments, que oferece uma grande variedade de meios de pagamento online, como:

    • Cartão de crédito e débito;
    • Boleto bancário;
    • Pix;
    • Carteiras digitais (Google Pay e Apple Pay)
    • NuPay.

    Converse com um dos consultores da Zoop e comece a oferecer uma jornada de compras inesquecível para seus clientes.

    Entendeu direitinho a importância de contar com um bom sistema de pagamento e como implementá-lo no seu negócio? Maravilha! 

    Continue acompanhando o blog da Zoop e fique por dentro de tudo que é mais relevante e inovador no mundo de pagamentos e gestão financeira digital! Até a próxima!

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