Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    negócios

    Pix em processamento: o que é e como resolver? Passo a passo

    20 de julho de 2025
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

    Já tentou fazer uma transferência via Pix e foi surpreendido pela mensagem “Pix em processamento”?

    Apesar de acontecer raramente, é bem importante que as empresas saibam como agir, principalmente quando usam esse meio de pagamento em uma venda presencial.

    Como você já deve saber, o Pix é o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central e, como a própria definição sugere, permite que pagamentos e transferências de valores aconteçam instantaneamente — geralmente em até 10 segundos — a qualquer hora ou dia da semana.

    Porém, já houve situações em que esse prazo foi mais longo, ou ainda, que a transação não foi efetivada, a exemplo do ocorrido em 14 de outubro de 2024 em várias regiões do país.

    Uma publicação no portal UOL destacou que, nesta data, o Pix apresentou instabilidade durante o período da manhã. Por conta disso, aumentou o número de reclamações dos clientes com as instituições financeiras sobre o uso da solução.

    Na ocasião, o Banco Central se pronunciou e confirmou a parada do sistema, causada por um possível problema técnico, mas que já estava em processo de resolução pela equipe responsável.

    A questão que fica é: o que fazer quando acontece erro no Pix no momento em que os clientes usam esse método de pagamento para concluir a compra?

    Continue a leitura deste artigo e entenda o que significa Pix em processamento e como resolver esse problema!

    O que significa Pix em processamento?

    Pix em processamento significa que o sistema ainda não concluiu a transação financeira e que, possivelmente, está em análise.

    Nessa situação, é possível ocorrer o envio do valor de uma conta bancária para outra. Para confirmar, é preciso esperar a operação voltar ao normal e consultar o extrato do banco.

    Porém, por que um Pix enviado pode ficar em processamento? Como dissemos, uma das ocasiões em que o serviço de pagamento instantâneo apresentou esse tipo de problema foi decorrente de uma falha no próprio Banco Central.

    Contudo, a mensagem de “Pix em processamento” também pode se relacionar a uma inconsistência do banco ou fintech intermediária da operação, inclusive os erros de comunicação entre a instituição e o órgão regulador, ou diretamente com seu aplicativo.

    Para entender melhor, confira a seguir as possíveis causas do Pix em processamento.

    O que causa o Pix em processamento?

    O Pix cai na hora, caso contrário, é possível existirem problemas desde a má conexão com a internet ou erros no funcionamento do próprio sistema.

    Veja abaixo o que pode gerar esse pagamento em processamento.

    Má conexão com a internet

    Se o erro estiver no envio das informações para o aplicativo do banco ou na abertura do app, é sinal de que a internet está instável.

    A solução é orientar o cliente a se conectar com o wi-fi da empresa ou testar a conexão do seu smartphone no lado de fora da loja.

    Sistema bancário fora do ar

    Outra possibilidade são erros no próprio sistema bancário, que impacta todos os aplicativos do banco. Os motivos incluem, por exemplo, falha no servidor, instabilidade de conexão ou até mesmo manutenção.

    A dica é: espere. Afinal, não tem o que fazer a não ser aguardar o banco resolver o problema. Se desejar, pode usar outra forma de pagamento durante o período fora do ar.

    Erros no preenchimento da chave Pix

    Preencher errado a chave Pix ou incluir o formato inadequado, como digitar o CPF no espaço para número de celular, também gera erros durante o pagamento.

    Logo, para resolver, basta inserir os dados corretamente. Lembramos que o uso de QR code no Pix facilita, e muito, evitar erros de digitação.

    Aplicativo instável ou erro no Banco Central

    A maioria das vezes em que o “Pix caiu” foi devido a uma instabilidade no sistema do Banco Central ou nos protocolos e/ou servidores que conectam o aplicativo bancário à estrutura do BC.

    Assim como os erros no sistema bancário, o ideal é esperar até que as instituições resolvam o problema. 

    Aprenda mais e evolua seu negócio: Futuro dos meios de pagamento: como preparar o seu negócio?

    Por que o Pix fica em análise?

    Cabe destacar que o Pix em análise é diferente do Pix em processamento. Porque, no primeiro caso, a análise acontece para garantir a segurança e evitar fraudes, enquanto no segundo é por erros em sistemas ou servidores.

    O Pix em análise acontece em situações, como:

    • suspeita de fraude;
    • transação duplicada ou não autorizada;
    • erro de digitação da chave Pix;
    • conexão instável com a internet;
    • erros no app do banco ou no sistema bancário.

    Assim como no Pix em processamento, a modalidade “em análise” não tem prazo para conclusão, pois depende da instituição financeira e do horário da transação. Caso ocorra a reprovação, o banco ou a fintech responsável notificará o cliente.

    Saiba também: Como receber pelo Pix? 4 opções para oferecer aos seus clientes!

    Pix em processamento: como resolver?

    De modo geral, não há muito o que fazer quando essa situação de erro no Pix acontece. Afinal, o problema está além do controle do usuário da tecnologia e é preciso que a instituição financeira, ou mesmo o Banco Central, tome iniciativas para resolver a questão.

    Porém, se você for dono de um negócio que oferece essa opção de pagamento, há uma forma de ajudar o seu consumidor.

    Se tiver um cliente que recebeu a mensagem “Pix em processamento”, veja medidas para adotar.

    Revise todos os dados

    A ideia é conferir se a chave Pix está correta e identificar possíveis erros de digitação ou na escolha do tipo da identificação, como clicar sem querer na chave CPF enquanto seria o endereço de e-mail.

    Identifique o problema

    Verifique a conexão com a internet, teste o aplicativo bancário e confirme se o erro está no app ou na conexão com o sistema do Banco Central.

    Reinicie o smartphone

    Muitos celulares podem travar ao executar diversas tarefas ao mesmo tempo. Logo, uma dica é pedir ao cliente para reiniciar o dispositivo para elevar sua velocidade de processamento.

    Fale com o banco

    Caso o problema persista, ligue para o banco para entender se a instabilidade está no aplicativo, sistema bancário ou plataforma do Banco Central.

    De todo modo, a dica geral que podemos dar é esperar a instabilidade passar, pois dura geralmente de minutos a horas.

    Outras dicas para Pix em processamento

    • Recomende ao cliente que desligue e ligue novamente o sinal da internet do aparelho.
    • Confirme se o aplicativo do banco digital está atualizado na última versão.
    • Sugira que saia e entre novamente no app bancário.
    • Peça que aguarde alguns minutos para tentar novamente.

    Se for alguma oscilação momentânea do sistema do Pix, pode ser que, durante as tentativas, a tecnologia volte ao normal.

    No entanto, é bem importante ter outro meio de pagamento digital para oferecer e não perder a venda.

    Leia também: Saiba TUDO sobre o Pix com 13 respostas para dúvidas comuns

    Como cancelar um Pix em processamento?

    Na verdade, não dá para cancelar um Pix em processamento. Isso porque, caso conclua a transação, o envio acontece em segundos.

    Entretanto, quando aparece a mensagem de pagamento em processamento, o ideal é aguardar o sistema voltar para confirmar se o dinheiro foi ou não transferido. Se após uma hora a transação continuar com o mesmo status, ligue para o banco e pergunte o que fazer.

    Por que se preocupar com o funcionamento do Pix?

    Você deve se perguntar por que é tão importante saber como resolver o Pix em processamento. Afinal, há outras opções de pagamento que seu negócio pode oferecer ao cliente, tanto em vendas online quanto presenciais.

    Um dos motivos é que esse sistema se tornou o mais usado como meio de transação digital, e não apenas como ferramenta para transferência de valores entre pessoas físicas. A prova é o levantamento do Banco Central (BC) que revelou que 76,4% dos brasileiros usam o Pix. 

    Outros dados do BC apontam uma movimentação recorde do Pix em 2024, que atingiu R$ 26,455 trilhões em transferências, o que representa uma alta de 54% em relação ao ano anterior, de R$ 17 trilhões. Em quantidade de operações, o número chegou a 63,51 bilhões.

    Afinal, vale lembrar que o sistema de pagamento instantâneo reduz o tempo de finalização da compra e melhora a experiência do cliente. Além disso, aprimora a gestão financeira do negócio, visto que o Pix cai na hora na conta da empresa.

    Sugestão! Ouça este episódio do Papo na Nuvem, podcast de tecnologia para serviços financeiros da Zoop:

    Como o Pix ajuda a aumentar seu volume de vendas?

    A otimização das etapas de pagamento com o uso do Pix no checkout, que melhora a experiência do cliente, é uma das razões pelas quais o sistema contribui para elevar o volume de vendas da sua marca.

    Sem falar que esse crescimento ocorre quando você amplia a oferta de métodos de pagamento e deixa para o cliente escolher o seu preferido. E, como falamos, o Pix alcançou o topo do ranking e é o preferido dos brasileiros.

    Porém, não podemos deixar de citar também outras vantagens de adotar o Pix como forma de pagamento no seu negócio, como:

    • potencial aumento do poder de atração e de retenção de clientes;
    • redução de custos operacionais, como os relacionados ao transporte de dinheiro em espécie e às tarifas cobradas por operadoras de cartão;
    • fomento do processo de digitalização do dinheiro;
    • atendimento de novas camadas de consumidores;
    • geração de novas oportunidades de negócio.

    Somado a todos esses benefícios, o Banco Central segue sua agenda evolutiva e planeja o lançamento de uma série de novas funcionalidades. Entre as que também podem ajudar o seu negócio a crescer estão o Pix Cobrança, o Pix Saque no varejo e o Pix por aproximação.

    Evolua seus meios de pagamentos com a Zoop

    É fundamental oferecer outras opções de pagamento para o cliente finalizar a compra conforme suas preferências e possibilidades. Afinal, erros acontecem e nem sempre o Pix pode funcionar. 

    Com o Zoop Payments, por exemplo, sua empresa conta com uma moderna plataforma de pagamento que oferece Pix, boleto bancário e cartões de crédito e débito, além de carteiras digitais.

    Conheça mais sobre a tecnologia no vídeo abaixo:

    A solução Pix que coloca seu negócio na frente!

    O Pix já faz parte do dia a dia dos clientes, mas com a Zoop, se torna um diferencial para sua empresa! Ofereça pagamentos instantâneos, automação e flexibilidade total, tanto online quanto presencial:

    • Pix com split automático: repasse valores de forma ágil e segura;
    • checkout integrado: experiência fluida no seu e-commerce ou app;
    • boleto com QR code Pix: pagamentos confirmados em até 1 minuto.
    • conciliação automática: sem complicações manuais.

    Tudo com um meio de pagamento 100% personalizado com a sua marca, fale com nossos especialistas!

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.