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    Como montar um sistema de pagamento para food service? Entenda!

    04 de junho de 2023
    Por Redação Zoop
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    O food service (em tradução livre, “serviço de comida”) é um dos segmentos de negócio que mais sofreu modificações durante a transformação digital e reformulação da prestação de serviços por inovações tecnológicas. Nesse sentido, toda a estrutura de funcionamento das empresas que apostaram nesse tipo de negócio precisou mudar, o que inclui a implementação de um novo sistema de pagamento.

    Mas, afinal, o que é food service e qual a sua importância no mercado? Esse segmento envolve qualquer tipo de negócio voltado para o fornecimento de comidas e bebidas para um cliente final.

    Essa categoria é bem ampla, pois envolve desde vendedor ambulante de pipoca e picolé até as redes internacionais de fast food. Aqui é enquadrado bares, restaurantes, lojas de delivery e muito mais.

    Para que você entenda a importância desse setor para a economia do país, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) afirma que o setor obteve lucro de R$ 8,7 bilhões e registrou crescimento de 22,3% em relação ao ano anterior.

    Esse crescimento é motivado por novas tendências no padrão de consumo às quais as empresas vêm se adaptando a que os navegantes de primeira viagem também precisam se inspirar.

    Dentre eles, podemos destacar a importância de contar com um sistema de pagamento moderno e eficiente para lidar, principalmente, com o impulsionamento do setor de delivery pós-pandemia da Covid 19. Segundo a Abrasel, pedir comida no conforto de casa virou realidade para 60% das famílias brasileiras.

    Diante dessa nova realidade, que tal falarmos um pouco mais sobre o sistema de food service e os pontos de inovação deste segmento para além da maior eficiência no gerenciamento do fluxo de pagamento? Confira!

    Sistema de pagamento e o food service

    Quais os diferentes modelos operacionais do sistema food service?

    Como já mencionamos, são diversos os modelos operacionais de um empreendimento de food service, que englobam desde um vendedor de sorvete na praia até um restaurante sofisticado para uma experiência mais gourmet. Entretanto, existem algumas classificações que separam os negócios de acordo com o cardápio e o modo de preparo da comida.

    Por exemplo, quanto ao tipo de comida que serve, podemos classificá-los da seguinte maneira:

    • Tradicional: sem maiores refinamentos ou diferenciais, um food service tradicional é como um restaurante como qualquer outro, que preza por um atendimento de qualidade, boa comida e uma experiência agradável para família e amigos.
    • Internacional: geralmente com ticket médio mais alto, um food service internacional pode ter as mesmas características gerais de um modelo tradicional, mas com o diferencial de oferecer uma experiência gastronômica voltada a outra cultura ou país. É o caso de restaurantes italianos, portugueses, asiáticos, etc.
    • Especialidade: aqui, há uma especialidade culinária que é a marca registrada do restaurante, como comida regional, frutos-do-mar, hambúrgueres, dentre outras possibilidades.

     

    Além disso, há os food services voltados para o modo de preparo. Os fast foods, por exemplo, são empreendimentos padronizados com uma cozinha com regras rígidas, e propicia um atendimento mais rápido, como se fosse em ritmo industrial.

    Dessa modalidade, deriva também o fast casual, categoria que combina a agilidade e eficiência do fast food a uma comida mais refinada e com ingredientes mais selecionados.

    Por fim, também podemos destacar os empreendimentos voltados exclusivamente para o delivery ou take-away, que pensam na agilidade e conforto do público que deseja ter sua refeição no conforto de casa.

    Quais as características do food service atualmente? Veja tendências!

    As características do food service atualmente ainda englobam diversas possibilidades de negócio, como restaurantes tradicionais, food trucks, take-away, delivery e muito mais. Antes de se aventurar em cada uma dessas possibilidades, é importante fazer um estudo de mercado, capital inicial necessário para iniciar a operação, dentre outras possibilidades.

    Food services que funcionam especificamente em rotina de take-away e delivery têm como pontos a favor o baixo custo de investimento inicial. Já os que contam tanto com serviço na loja quanto com entrega, precisam ser ainda mais precisos e eficientes com:

    • Controle de estoque;
    • Cozinha ágil e bem planejada;
    • Um sistema de pagamentos completo e eficiente para facilitar o controle das finanças.

     

    Food services que lidam com várias frentes de atuação precisam tanto garantir diversas ofertas de pagamento de acordo com o gosto do cliente, como também um serviço automatizado de gerenciamento do fluxo de pagamentos e finanças.

    Afinal, haverá entradas e saídas de diversos modelos operacionais, como um cliente pagando em espécie no salão do restaurante, enquanto outro escolhe o PIX para pedir um delivery.

    Em tempos nos quais a experiência e o conforto do consumidor estão em primeiro lugar e com o crescimento da digitalização de serviços, principalmente com os marketplaces do food service, como no caso do Ifood, é preciso utilizar a tecnologia e as melhores técnicas estratégias e operacionais a serviço das empresas.

    Nesse caso, além de todo o planejado negócio, é importante também investir em um sistema de pagamento que otimize tanto a experiência do cliente quanto a capacidade de gerenciamento do food service.

    Conheça o case de sucesso do sistema de food service com o serviço de pagamentos do Ifood:

    Como implementar um sistema de pagamento online no food service?

    Afinal, como implementar um sistema de pagamento online eficiente para turbinar o gerenciamento financeiro do seu negócio? O Zoop Payments é a ferramenta ideal para te ajudar nesse processo.

    Além de oferecer diversos meios de pagamento (boleto, cartões, Pix e carteiras digitais), ele também conta com um Dashboard centralizado e uma conta personalizada que recebe todos os pagamentos, independente do canal de venda, em um lugar só.

    Assim, fica muito mais fácil controlar o fluxo de pagamentos do seu food service! Você pode personalizar funcionalidades de cobranças (como split de pagamento), ver relatórios de desempenho e, como cereja do bolo, otimizar a experiência de compra do seu consumidor.

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    Entendeu como funciona o sistema para food service e a importância de apostar em tecnologias para prosperar nesse segmento? Para mais artigos com dicas preciosas que nem essas, fique de olho no blog da Zoop! Até a próxima!

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